Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021
 

Portal Saberes da Floresta abre inscrições para cursos

(Foto: Governo Federal)

São ofertados cursos sobre boas práticas no cultivo da castanha e do açaí, concessão florestal e manejo florestal de madeira

Desde domingo (10), estarão abertas inscrições para os cursos disponíveis no Portal Saberes da Floresta, do Serviço Florestal Brasileiro. O prazo termina no dia 5 de fevereiro.

No total, são ofertados dez cursos, de educação a distância, relacionados ao cultivo florestal de castanha e açaí, ao manejo florestal de madeira, à técnica de exploração de impacto reduzido, à gestão de organizações comunitárias (associações e cooperativas), às concessões florestais, à silvicultura de espécies florestais nativas e à experiência de manejo florestal comunitário.

Os cursos têm duração de 20 a 40 horas. Podem participar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), lideranças socioambientais, professores e estudantes de ensino profissionalizante e superior, empresários/trabalhador

es do setor florestal, representantes de povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares, gestores e servidores públicos. Para obter o certificado, é preciso cumprir 60% das atividades propostas.

Em 2020, foram realizados quatro ciclos (período) de cursos, com a inscrição de mais de 10 mil participantes.

1 - Manejo da Castanha;
2 - Manejo do Açaí;
3 - Introdução às Concessões Florestais;
4 - Gestão de empreendimentos comunitários;
5- Introdução a cooperativas e associações;
6 - Introdução ao Manejo florestal;
7 - Introdução ao Manejo Florestal comunitário e Familiar;
8- Manejo de Impacto Reduzido com Ênfase nas Etapas e Elaboração de Planos de Manejo;
9 - Introdução à Recomposição com Ênfase nas Florestas Tropicais;
10 - Óleos e resinas brasileiras.