Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Inscrições para concessão de bolsas do Pró-Residência médica terminam no sábado (31)

(Foto: Giro MT)

São quase mil bolsas disponíveis. Resultado será publicado no Diário Oficial da União até o dia 16 de novembro

Encerram no próximo sábado (31) as inscrições para quase mil bolsas do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica). As instituições interessadas têm até às 23h59 para manifestar interesse. As inscrições são feitas exclusivamente através do Sistema de Informações Gerenciais das Residências em Saúde (SIGRESIDÊNCIAS), que foi reformulado e modernizado.

O programa tem o objetivo de incentivar a formação de especialistas em campos de atuação estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente nas áreas e redes prioritárias de atenção à saúde, definidas em comum acordo com os gestores do SUS a partir das necessidades e realidades locais e regionais identificadas. As bolsas são válidas durante todo o período de vigência do programa na localidade designada, com duração entre 1 e 5 anos.

O novo edital reforça critérios de prioridade territorial para orientar uma melhor distribuição das bolsas. O resultado será publicado no Diário Oficial da União até o dia 16 de novembro de 2020. Para participar, as instituições devem fazer a adesão ao edital, podendo requerer bolsas para mais de uma especialidade ou área de atuação.

Podem concorrer as instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), as instituições privadas sem fins lucrativos e os órgãos e as instituições públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal.

Mesmo os gestores das instituições que já possuíam cadastro no sistema antigo devem realizar o cadastro no novo SIGRESIDÊNCIAS. A nova versão está sendo modernizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) para facilitar a adesão aos editais, garantir agilidade na atualização das informações dos programas e dos residentes, além de trazer novas funcionalidades de gerenciamento, monitoramento e avaliação dos programas.