Sábado, 31 de Outubro de 2020
 

Pontos MIS Online exibe “A Guerra dos Paulistas” e promove bate-papo virtual

Ilha Solteira - Neste sábado, 11, o Pontos MIS Online promove uma nova exibição doméstica de um filme, seguido de um bate-papo. A atração desta semana será o documentário “A Guerra dos Paulistas”, com sessão online a partir das 16h.

Em seguida, às 18h, acontece um bate-papo sobre a obra. O Pontos MIS é um programa de difusão do Museu da Imagem e Som de São Paulo, que promove o Ponto MIS de Ilha Solteira, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Ilha Solteira.

O documentário “A Guerra dos Paulistas” retrata, de forma didática e acessível, o momento histórico da Revolução Constitucionalista de 1932. A partir de uma narrativa consistente e ilustrada com cenas ficcionais, o filme tenta responder a perguntas como quais foram as motivações para o início guerra; quem estava envolvido; quais os detalhes mais simbólicos do acontecimento e como a guerra se encerrou.

A sessão, realizada em parceria com a TV Cultura e a Buriti Filmes, acontece gratuitamente às 16h. Para assistir ao filme é necessária inscrição prévia no site do MIS (mis-sp.org.br), a partir de quinta-feira, 09.

Logo após a sessão, às 18h, acontece um bate-papo ao vivo sobre a obra. A ação acontece no canal do MIS no YouTube. Participam do debate Luiz Bolognesi (cineasta, roteirista, dirigiu o documentário “A Guerra dos Paulistas” e produziu a série documental “Guerras do Brasil.doc”) e Cláudia Viscardi (doutora em História Social, autora entre outros de “A República Revisitada: Construção e Consolidação do Projeto Republicano Brasileiro”), Chico Santos (cineasta, roteirista, especialista em gênero documentário, diretor de “Estamos todos aqui”) e mediação de Matias Pinto (historiador, apresentador do podcast “Xadrez Verbal”).

Pontos MIS Online – Em razão da pandemia do coronavírus, o Pontos MIS lançou o Pontos MIS Online, com uma programação online para o público acompanhar de suas casas. Todo sábado, o programa promove uma sessão de cinema online, seguida de um bate-papo sobre a obra. As inscrições são abertas toda quinta-feira, no site do MIS.