Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020
 

Catireiros de São Paulo promovem ação virtual Catira Brasil Afora

Pereira Barreto - Mesmo neste período de isolamento social, integrantes de grupos de Catira do Estado de São Paulo estão promovendo encontros virtuais.

Iniciativa da professora e catireira Fernanda Colli, do grupo de catira Novos Araças de Araçatuba-SP, que convidou Edson Fontes, do catira Os Favoritos da Catira de Guarulhos-SP, a Jéssica e o Jefferson do Grupo de Catira da Facmol, o Júnior do Catira Espora de Prata de Barretos-SP, Fernando Basso e Camila Basso, do Catira Brasil, de Rio Claro-SP, e do Dr. Donizete do Catira Novos Araças, também de Araçatuba-SP, para executarem um passo tradicional do catira paulista, o “guarani”.

A ação é parte de um projeto-piloto que pretende unir catireiros de todo o Brasil, com o objetivo de homenagear e divulgar a tradição do catira, sua diversidade e principalmente sua abrangência e representatividade na cultura popular, que neste momento de pandemia teve seus encontros, ensaios e agenda de apresentações interrompidas.

Segundo Fernanda Colli, a ação é uma forma de dar continuidade à tradição do catira e aproximar agentes da cultura popular brasileira, que mesmo sem realização dos encontros presenciais, têm se aproximado.