Terça-feira, 23 abril 2024
 
Facebook

Castilho terá barreira sanitária e uso obrigatório de máscara facial

Castilho – A partir da próxima semana o decreto de isolamento social será mais rigoroso em Castilho. A Prefeitura prorrogou a quarentena até 10 de maio, a exemplo do que fez o governador João Dória. Porém, dessa vez o município exigirá uso de máscara facial obrigatório em locais públicos e também terá barreira sanitária no Portal de entrada.

A proposta foi debatida e aprovada em reunião de avaliação pelo Comitê de combate e enfrentamento a COVID-19 de Castilho, quando também participaram membros da Vigilância Sanitária e do Código de Postura. “Pelo período que estamos em isolamento, graças a Deus não temos nenhum caso confirmado da doença aqui. Então vamos aumentar nossa prevenção e proteger nossa cidade de quem vem de fora”, explicou o presidente do Comitê, Sidnei Ferreira.

Na tarde da última quarta-feira, 22, membros do comitê castilhense foram até Três Lagoas-MS acompanhar de perto o trabalho realizado na barreira sanitária daquele Estado. Além do presidente do Comitê, fez parte do grupo de observação Júnior Ferraz (Código de Postura), Fabiano Augusto Castilho Teno (Brigada de Incêndio) e Roni Willer (presidente Associação Comercial de Castilho).

Todos os veículos eram parados na blitz para receber orientações preventivas. Além de policiais, havia representantes da saúde questionando se os motoristas ou ocupantes dos veículos tiveram algum sintomas recentemente parecido a COVID-19, ou se tiveram contato com alguma pessoa do referente caso. Enquanto isso, outro membro da equipe anotava a placa do carro para o banco de dados. A média de tempo em cada abordagem era em torno de 30 a 40 segundos.

Em Castilho esta ação será desenvolvida por membros da Secretaria Municipal de Saúde, Brigadistas e Comitê, das 7h da manhã até às 19h. A Prefeita Fátima Nascimento encaminhou ofício a Via Rondon, bem como à Polícia Rodoviária e Polícia Militar da Infantaria solicitando apoio na barreira.

Máscaras

Aos comércios liberados para funcionamento o Comitê exigiu em decreto o uso obrigatório de máscara facial não apenas para o comerciante e funcionários, mas também pelos clientes. Sendo assim, após reunião com alguns representantes do comércio castilhense ficou acordado que a medida passaria a ser obrigatória a partir da próxima segunda-feira, 27. A medida é vista como prevenção e diminuição dos riscos de contágios entre as pessoas.

O comerciante que for flagrado atendendo cliente sem uso de proteção facial será penalizado com o fechamento do prédio e só poderá reabrir após fim do decreto. O comunicado está sendo divulgado massivamente em carros de som volante e pelas redes sociais.

Eficácia

Saiu um novo estudo do Jeremy Howard do movimento #mask4all. Este é o gráfico mais importante. Ele diz o seguinte: Se 100% das pessoas usarem máscaras, mesmo que cada máscara tenha uma efetividade baixa (ex. 50%), o valor de RO da epidemia pode ficar abaixo de 1, ou seja, a epidemia morre.

É o chamado efeito de rede. A minha máscara te protege e a sua máscara me protege. Por exemplo, dada uma efetividade de 60%, se ao invés de 20% das pessoas usarem máscaras, 60% das pessoas usarem, o R0 da epidemia cai de 2 para 1. Em se tratando de exponenciais, essa redução tem um efeito monstruoso.