Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020
 

Governo de Andradina começa a desinfectar ruas e locais públicos em prevenção ao coronavírus

A Secretaria do Meio Ambiente do Governo de Andradina iniciou um trabalho ainda inédito no Estado com a desinfecção das ruas e calçadas

Andradina - Enquanto espera que a população faça a sua parte permanecendo em casa depois do decreto municipal e estadual determinando que apenas os comércios de serviços essenciais fiquem abertos o Governo de Andradina está se movimentando em mais uma ação em combate a expansão do coronavírus na cidade.

Através do trabalho da Secretaria do Meio Ambiente o município começou na madrugada desta quarta-feira (25) a desinfectar as ruas e calçadas de maior fluxo de pessoas. No trabalho que se iniciou as 2h e se estendeu até o amanhecer, por volta das 6h, a equipe percorreu 13 quilômetros entre a Avenida Guanabara, Paes Leme, o centro comercial, e avenidas e ruas de acessos a unidades de Saúde, UPA24h e supermercados.

Segundo o secretário da pasta, Claudio Gotardo, o correto é que as pessoas saiam de casa o menos possível, porém como ainda há o movimento dos que trabalham nos locais de serviços essenciais e também de quem busca alimento, remédio ou atendimento médico o Governo de Andradina iniciou mais esta ação a exemplo de cidades europeias e ainda inédito no Estado de São Paulo. Apenas algumas cidades do sul do País adoraram medida semelhante. O trabalho está tendo parceria da concessionária Águas Andradina.

“Trabalharemos durante a madrugada para não ter nenhum tipo de incomodo aos andradinenses. Estamos utilizando o Hipoclorito de Sódio (cloro ativo) que tem a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para este tipo de desinfecção”, comentou. “Será um trabalho contínuo e estendido para as vias que ligam os bairros às unidades de saúde e ao centro comercial como determinou a prefeita Tamiko Inoue”, completou.

Gotardo ressalta que esta ação é apenas um reforço dos que já vem sendo executado e não elimina nenhum dos outros cuidados elencados pela Secretaria de Saúde e que cada pessoa precisa seguir para prevenir o contágio do coronavírus.

Cuidados pessoais

Evitar sair de casa e estar em meio a aglomerações de pessoas é o primeiro passo. Higienizar as mãos com álcool e sabão ou álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Chegar em casa

O protocolo recomenda a não tocar em nada antes de se higienizar. Tirar os sapatos do lado de fora. Ao tirar a roupa colocar em uma sacola plástica para não misturar com as demais do cesto, deixar bolsa, carteira e chaves também em uma caixa isolada e tomar banho. Limpar óculos e celular com álcool e desinfectar também embalagens que trouxe de fora. Ao passear com seu animal de estimação recomenda-se desinfectar as patas do animal.

Sintomas

A busca por ajuda vai depender dos sintomas. A dica é que em caso de coriza fique em casa e se estiver com febre ficar em alerta. Caso a coriza e a febre venham acompanhadas por tosse a indicação é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa. O serviço de emergência como a UPA24h, em Andradina, só deve ser procurado se junto com todos os outros sintomas a pessoa estiver com dificuldade para respirar.