Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020
 

Prefeita Fátima envia cia de reis “Herdeiros de Belém” para Ribeirão

Castilho – A pedido da Prefeita Fátima Nascimento, a Cia de Reis Herdeiros de Belém representará a cidade no encontro nacional de Folias de Reis em Ribeirão. O evento será neste domingo, 26, e o grupo castilhense - liderado por Matita Rodrigues, levará duas bandeiras.

Uma da própria folia que acompanhou os membros em todas visitas casa a casa e uma outra de Castilho cedida pelo Departamento de Cultura que tem dado total apoio aos “Herdeiros de Belém”.

Para a Prefeita Fátima, é muito significante ter na cidade grupos como esse que mantenham a tradição. “Se a gente não apoiar ações como esta, daqui uns anos a tradição acaba e muitas crianças, jovens e até mesmo adultos nunca mais terão o privilégio de verem de perto uma folia de reis e toda sua representação simbólica”, comentou a Chefe do Executivo.

Nesta semana os responsáveis pelos “Herdeiros de Belém”, Matita e Clayton, estiveram pessoalmente no gabinete da Prefeita Fátima para agradecê-la por esta oportunidade de representarem Castilho no encontro nacional.

“Ficamos muito felizes com o convite vindo de Ribeirão e seremos aguardados com muita expectativas, pois a maioria das folias tem um estilo musical muito parecido que é o mineiro com uso de sanfona e violão. Já o nosso estilo é mais baiano com instrumentos de percussão e flautas, bem diferenciado.”, explicou Matita.

Origem

De origem europeia, festa também é tradicional no Brasil. O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.