Araçatuba discute liberdade econômica e desenvolvimento no 1º Fórum Econômico Municipal
Araçatuba - Na manhã de segunda-feira (19), o auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) foi palco do 1º Fórum Econômico Municipal de Araçatuba, evento que reuniu empresários, lideranças políticas e representantes de entidades para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da economia local.
A programação contou com palestras do ex-ministro da Agricultura Antônio Cabrera Filho, do professor e historiador Alex Catharino e do advogado Rogério Torres, com enfoque em livre mercado, inovação, desburocratização e marcos legais.
Transformação
Na abertura do evento, o prefeito Lucas Zanatta destacou o momento especial de transformação em Araçatuba. “A cidade está crescendo, se desenvolvendo. Nós somos parte desse processo por meio de muito trabalho, planejamento, responsabilidade e comprometimento. Tudo o que está sendo feito aqui é pensando na qualidade de vida das pessoas e no futuro de Araçatuba”, afirmou.
A vice-prefeita Nice Zucon e os vereadores João Pedro Pugina e Hideto Honda participaram do evento junto com representantes do Ciesp, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Projeção nacional
Por videoconferência, o ex-ministro da Agricultura Antônio Cabrera Mano Filho abordou o papel do livre mercado como motor do desenvolvimento econômico nacional e local. Cabrera defendeu a redução da carga tributária, a valorização do agronegócio e a ampliação da liberdade econômica como caminhos para ampliar investimentos e melhorar a vida da população.
Na sequência, o historiador Alex Catharino destacou o papel das instituições e da legislação adequada para estimular a inovação. A grande importância do 1º Fórum Econômico Municipal, segundo ele, foi possibilitar um amplo diálogo entre lideranças empresariais e autoridades políticas com especialistas na temática.
“Apresentamos, com dados e fundamentos teóricos, como a ampliação da liberdade econômica e a implementação de leis apropriadas são fundamentais para o desenvolvimento de Araçatuba”, afirmou.
Ambiente regulatório
Por sua vez, o advogado Rogério Torres expôs os fundamentos do anteprojeto da lei municipal de liberdade econômica. Para ele, se aprovada, a norma sinalizará aos investidores que Araçatuba oferece segurança jurídica, menos burocracia e ambiente regulatório moderno. “Os novos tempos em Araçatuba indicam a possibilidade de muitos investimentos dentro de um novo ambiente de livre mercado”, avaliou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, Alencar Sader, afirmou que o fórum é o fortalecimento da relação entre o poder público e o setor produtivo.
“Buscamos a aproximação entre quem investe e quem planeja a cidade. Não basta apenas investir em tecnologia e maquinário, é essencial investir também em pessoas”, ressaltou. Para o secretário, essa é a base para um crescimento sustentável e para tornar Araçatuba cada vez mais atrativa aos investidores.
Confira outras informações em https://aracatuba.sp.gov.br/noticias.