Destinos para dizer sim: conheça 15 opções em SP para passar a lua de mel
Andar de trenó alpino
no Parque Capivari, em Campos do Jordão, é uma das opções para fazer a dois
Neste mês de maio,
tradicionalmente conhecido como mês das noivas, veja municípios paulistas que
oferecem experiências completas para os casais
Estado - Ao planejar o casamento, uma parte fundamental é decidir o destino da lua de mel. Para isso, fatores como atrativos turísticos do local, orçamento dos noivos e gostos pessoais contam bastante para essa decisão. Neste mês de maio, considerado o mês das noivas, os casamentos devem movimentar mais de R$ 2,9 bilhões na economia nacional, conforme pesquisa da plataforma de sites e lista de casamento Casar.com.
Dessa forma, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) indicou 15 destinos paulistas que atendem a diferentes perfis de casais. “São destinos completos, prontos para receber os casais durante o ano inteiro e que oferecem diversas experiências turísticas. É possível contemplar paisagens únicas e ter contato com a natureza, passear por vinícolas e degustar vinhos premiados, relaxar nas fontes de água termal, ou conhecer a beleza das nossas praias, que se estendem por mais de 880 km”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.
Confira os destinos:
Para os casais mais
românticos
Campos do Jordão: A cidade mais alta do Brasil já é bastante conhecida pelos apaixonados. Localizada a 180,5 km de São Paulo, Campos do Jordão tem hotelaria diversa, que vai de chalés e pousadas acolhedoras até hotéis all-inclusive de alto padrão. Com o clima ameno e a natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, é um destino muito charmoso.
Opções de entretenimento não faltam na cidade: o casal pode experimentar a gastronomia e conhecer as fábricas de cerveja e chocolate; encantar-se com a beleza de lugares como o Bosque do Silêncio e Parque Amantikir Garden; visitar o Alpen Park e se aventurar no trenó alpino ou na pista de patinação no gelo; pegar o teleférico e ver toda a cidade do Morro do Elefante; pegar o trem na Estrada de Ferro Campos do Jordão, entre outras. Dica extra: em julho, acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica da América Latina.
Cunha: Outro destino que merece a atenção dos casais é Cunha, a 230 km de São Paulo. Com pousadas e chalés que oferecem vista panorâmica da serra e da cidade, é ideal para quem procura tranquilidade e contato com a natureza. Em Cunha, o principal atrativo é o lavandário e o contemplário, com plantações de lavanda que são um deleite para os olhos e perfumam o ambiente. Lá, os turistas têm uma experiência única em meio à natureza e podem fazer diversas fotos.
Além disso, também podem visitar a loja da propriedade e adquirir produtos à base de lavanda, que vão de essências até sorvete. Se o casal estiver disposto(a), vale a pena ir próximo do fim da tarde para assistir ao pôr do sol no deck do lavandário. Mas leve o casaco, pois costuma ventar. No destino, os viajantes também podem visitar lojas de cerâmica e conhecer construções históricas como a Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Holambra: É a famosa “Cidade das Flores”, conhecida nacional e internacionalmente e localizada a 134 km da capital paulista. Holambra é charmosa e multicolorida, e ao mesmo tempo, traz a tranquilidade do interior. Inclusive, é um destino que ganhou muito destaque nas redes sociais. Em Holambra, é possível degustar a culinária holandesa, dos salgados aos doces; fazer tours; tirar fotos nas casas coloridas; assistir às danças típicas e visitar atrativos como o Moinho Povos Unidos e o Deck do Amor, onde os pombinhos podem colocar cadeados, que recorda a Pont des Artes, em Paris.
Para os que apreciam
bom vinho
São Roque: Se o casal aprecia bons vinhos, mas quer ficar próximo do perímetro urbano, uma boa pedida é São Roque, a 65 km de São Paulo. Com fácil acesso por rodovias e diversidade hoteleira, que vai de chalés românticos até casas de vidro em meio à natureza, é um destino versátil. Nas proximidades, também há centro de compras, como o Catarina Fashion Outlet.
Em São Roque, existem vinícolas que oferecem experiências de enoturismo, como visitas guiadas, pisas da uva, vindima (período de colheita da uva), degustação de vinhos e até hospedagem em antigos barris de carvalho que um dia foram tonéis de vinho. Essa experiência está disponível na Quinta do Olivardo, uma das 66 vinícolas que fazem parte das Rotas do Vinho de SP (https://rotasdovinho.sp.gov.br/rotas).
Jundiaí: Um dos principais atrativos de Jundiaí, a 50 km de São Paulo, é a Festa da Uva, que acontece entre os meses de janeiro e fevereiro. Inclusive, a entrada no Parque da Uva, local onde acontece o evento, e as atrações culturais da festa são gratuitas. Além da Festa, a cidade se destaca pela produção da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, variedade que surgiu em 1933 a partir de uma mutação genética somática espontânea na região do Traviú.
A variedade conquistou os paladares brasileiros e a safra 2023/2024 da Uva Niagara Rosada Jundiahy foi a primeira depois de receber a Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na categoria Indicação de Procedência. Este é o primeiro registro brasileiro para uma uva paulista. Além das uvas e das vinícolas, Jundiaí também oferece atrativos como o Espaço Cultural Museu dos Vinhos, o Museu do Café Barão da Serra Negra – Fazenda Nossa Senhora da Conceição, o Jardim Botânico de Jundiaí, o Museu dos Ferroviários e o Expresso Turístico CPTM Jundiaí, entre outros.
Espírito Santo do Pinhal: Um lugar que oferece contato com a natureza, paisagens serranas exuberantes e diversas vinícolas. Esse é Espírito Santo do Pinhal, município a cerca de 193 km de São Paulo. Os casais entusiastas do vinho podem visitar propriedades como a Vinícola Guaspari e ter experiências como visitas guiadas pelo vinhedo e degustação de vinhos e café especial. Ou conhecer a Vinícola InnVernia, por exemplo, e escolher uma das três degustações disponíveis.
Além disso, o município oferece hospedagens românticas, que vão de pousadas e ranchos aconchegantes até hotéis boutique. Outros atrativos do município que valem a visita são a Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal, o Teatro Avenida Pinhal e a Praça da Independência.
Para os que amam
contato com a natureza:
Atibaia: Com o título de “Capital do Morango”, Atibaia, a apenas 65 km da capital paulista, oferece aos casais uma verdadeira imersão na natureza. O município também faz parte do Circuito das Frutas, além de ser sede da Festa Anual de Flores e Morangos. O município tem pousadas, hotéis e até resorts. Como recebeu imigrantes japoneses, Atibaia conta com atrativos turísticos temáticos como o Parque das Águas e Jardim Japonês, que possui portal oriental, lago, ponte, ilha, bonsai, escadarias e passagens de pedras. Além disso, há áreas sombreadas para descanso, contemplação entre outros lugarejos e recantos.
Outros pontos turísticos bastante procurados são o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e a área do Pouso de Asa Delta. Juntos, eles formam um conjunto de atrações com trilhas, cachoeiras, paisagens magníficas. No local, é possível praticar esportes radicais como paraglider, paramotor, asa delta, rapel, entre outros. Ainda em Atibaia, os casais podem visitar o Santuário de Schoenstatt, um lugar em que é possível vivenciar a fé católica, com tranquilidade e rodeado pela natureza.
São Francisco Xavier (SJC): O distrito de São José dos Campos, a 118 km de São Paulo, tem ganhado espaço nas redes sociais e nos corações dos casais que o visitam. Isso porque o destino é versátil e ideal para passar a lua de mel seja no inverno, quando “São Xico” (como é carinhosamente chamado) fica ainda mais charmoso, seja no verão, quando os banhos de cachoeiras e os passeios de trilha ficam mais agradáveis.
Cercado pela natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, atividades ao ar livre e em contato com a natureza não faltam. Um dos atrativos mais procurados é o Mirante Pedra de São Francisco, onde visitantes sobem uma escada para alcançar o topo de uma pedra e ver toda a Serra da Mantiqueira.
Além disso, uma das cachoeiras mais conhecidas de São Xico é a Cachoeira Pedro David. Tem15 metros de altura e várias quedas. O atrativo é gratuito e conta com infraestrutura completa, que oferece banheiros, trilha com corrimões, local para piquenique e piscina natural. Nas trilhas, há opções tantos para os iniciantes, como a que leva à Toca do Muriqui; até para os casais mais experientes, como o Pico Focinho d’Anta ou Pedra Queixo d’Anta (1.712m), com subidas íngremes.
Ilhabela: Um destino paradisíaco, com praias de águas cristalinas, cachoeiras, contato com a natureza e experiências únicas. Essa é Ilhabela, destino do Litoral Norte, localizado a 207 km da capital paulista. No destino, os casais contam com boa infraestrutura hoteleira e podem optar por se hospedarem em pousadas aconchegantes ou hotéis boutique de alto padrão. Outro ponto alto é a gastronomia caiçara, diversa e saborosa, feita com ingredientes locais.
Além disso, em Ilhabela, os recém-casados têm a oportunidade de conhecer o Parque Estadual de Ilhabela, que conta com 12 ilhas. No Parque, vivenciam uma verdadeira experiência na natureza, fazendo trilhas e/ou nadando nas cachoeiras do local. Outra opção é visitar as praias “urbanas” de Ilhabela, ou seja, aquelas que não precisam de um transporte extra para acessar, como a Praia do Perequê e a Praia do Engenho D’Água; ou fazer um passeio de barco para visitar praias mais afastadas, mas belíssimas, como a Praia do Jabaquara, a Praia da Feiticeira e Ilha das Cabras, entre outras.
Para os mais
aventureiros:
Brotas: Se o casal deseja aproveitar a lua de mel com adrenalina, fazendo passeios de rapel, rafting e boia cross, por exemplo, a dica é escolher Brotas, a 246 km de São Paulo. Com diversidade hoteleira, que vai de pousadas com decoração romântica até hotéis fazenda e resorts, os pombinhos estarão bem instalados no município paulista. Em Brotas, opções de turismo de aventura e ecoturismo não faltam. O casal pode ir até o Parque dos Saltos e nadar nas águas limpas do rio Jacaré Pepira, relaxar nas pedras ou bancos à margem do rio ou caminhar pela ponte pênsil.
Quando o assunto é cachoeira, um dos lugares mais procurados pelos turistas é o Cassorova Ecoparque, complexo turístico que abriga as cachoeiras Quatis e Cassorova. Inclusive, a Cassorova investe constantemente em melhorias de estrutura e serviços aos visitantes. O complexo também oferece passeios e atividades que podem ser adquiridos à parte e conta com restaurante self service, lanchonete e área de lazer, tudo em contato com a natureza e boa infraestrutura.
Socorro: Localizada a apenas 135 km da capital paulista, Socorro é conhecida pelo “a cidade aventura”, por suas diversas atrações voltadas ao segmento e pelo turismo acessível, por adaptar os atrativos para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e garantir que todos aproveitem. No município de Socorro, passa o Rio do Peixe, cuja nascente fica em Senador Amaral (MG). No trecho socorrense, há diversas cachoeiras, como a do Monjolinho, Saltinho, a Cachoeira dos Sonhos, a Cachoeira do Rio do Peixe, a Cachoeira Véu de Noiva, a Cachoeira Rancho Alegre, Cachoeira Santos Dummont e Cachoeira do Pinhal.
Para praticar o turismo de aventura, outra dica é visitar o Parque dos Sonhos, que conta com infraestrutura para hospedagem e alimentação, além de atividades como voo duplo na Tirolesa do Pânico (com 1 km de extensão e 140 metros de altura), pescaria, trilha ecológica, passeio de trator, boia cross, passeio de pônei, cavalgada da fazenda e várias opções de rapel, arvorismo e tirolesa. Inclusive, em 2025, deve ser inaugurada a maior tirolesa do mundo, que terá 3.400 metros de extensão.
Iporanga: Conhecida como a Capital das Cavernas, com cerca de 360 cavernas catalogadas, o município de Iporanga, a 312 km de São Paulo, é um dos destaques para os casais aventureiros. Localizada no Vale do Ribeira, que possui a maior porção (90%) de Mata Atlântica preservada do Estado de São Paulo, Iporanga conta com o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Petar e o Parque Estadual Caverna do Diabo.
Com cerca de 36 mil hectares, o Petar abriga um valioso patrimônio natural, composto por sítios espeleológicos, paleontológicos, arqueológicos e históricos, além da grande diversidade biológica. No Petar, há cavernas, cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas. No parque, é possível praticar esportes como rapel, boia cross, cascading, bicicleta, além de atividades como educação ambiental, fotografia e observação da natureza.
Entre as cavernas mais visitadas e prontas para receber turistas, estão a do Couto, que abriga uma queda-d'água de quatro metros; a da Água Suja, com salões e um rio com cachoeira; e a que dá nome ao núcleo, e a Caverna do Diabo, com iluminação, boa infraestrutura e sinalização, ideal para todos os viajantes. Dica extra: em Iporanga, próximo ao PETAR, há um glamping (hospedagem de luxo que une a praticidade de camping com comodidades como ar-condicionado, spa e piscina natural), pronta para receber casais.
Para os que querem
relaxar:
Olímpia: Se a ideia é relaxar nas águas termais, contar com boa infraestrutura hoteleira e se divertir em parques aquáticos, a dica para os casais é escolher Olímpia, a 430 km da capital paulista, para a lua de mel. É nesta cidade que está o parque aquático mais visitado da América Latina, o Thermas dos Laranjais. Com 55 atrações, entre elas, um local inspirado nos antigos banhos gregos, com 1.000 m² dedicados ao relaxamento, repletos de jatos d’água, cachoeiras, piscina de hidroterapia e poltronas para hidromassagem, é um excelente atrativo para os recém-casados relaxarem.
Além disso, é possível visitar outro parque aquático do município: o Hot Beach. Com piscinas aquecidas e praias de areia branca dentro do complexo, os viajantes podem recarregar as baterias e descansar. Ainda, há o Rio Eba, réplica do rio São Francisco, com águas quentes e percurso tranquilo para fazer de boia, com diversão e segurança.
Águas de Lindóia: Um destino tranquilo, com águas quentes a 161 km de São Paulo. Essa é Águas de Lindóia, conhecida como a “Capital Termal do Brasil” que também é famosa pelo turismo de compras e pelo turismo religioso. Conta com boa infraestrutura hoteleira, que vai de pousadas até resorts temáticos.
Quanto aos atrativos termais, os recém-casados podem visitar o Balneário Municipal, que oferece desde banhos especiais e massagens até piscinas com águas que nascem do solo a uma temperatura de 28ºC. A entrada no Balneário é gratuita. Porém, com pagamento à parte, o local também oferece tratamentos alternativos como o Banho de Imersão, o Banho Stangerbad, que age como uma acupuntura sem dor, a Hidromassagem, a Ducha Escocesa, o Banho de Espuma e a Massoterapia. São opções para tratar cálculos renais, excesso de ácido úrico, artrites, entre outros.
Ainda existe o Thermas Hot World, parque aquático que oferece atrações com águas quentes, como o bar molhado, o ofurô gigante, o Espaço Malibu, local onde é possível fazer hidro-dança e outras atividades na piscina aquecida. Outras opções para relaxar e se sentir em paz é conhecer os belos jardins criados por Roberto Burle Marx ou ir até a Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada ao pé do Morro do Cruzeiro e considerada o marco zero do município, e admirar a bela arquitetura, além de poder vivenciar a fé.
Santos: Se o casal deseja relaxar, combinando visita a praias, locais históricos e passeios diferentes, a dica é escolher Santos, no Litoral Sul, a 70 km de São Paulo. A estância turística oferece boa gastronomia, com pratos que valorizam a culinária caiçara e portuguesa, por conta da influência de Portugal na construção da cidade. Inclusive, a Rua Tolentino Figueiras, no bairro do Gonzaga, é conhecida como a “Rua Gastronômica” santista, com ótimas opções de cardápios e onde estão cozinhas mexicanas, japonesas, italianas, bem como frutos do mar.
Além disso, Santos conta com o maior jardim de praia do mundo, com seus 5.445 m de comprimento. Nele, há uma imensidão de flores e árvores cuidadosamente tratadas. Com uma orla de sete quilômetros de praias e clima tropical, Santos oferece variedade de lazer e entretenimento, além de uma badalada vida noturna.
De toda a Baixada Santista, Santos é o município que tem mais atividades ao alcance de todos os bolsos e gostos. Os casais podem conhecer os teatros (o Coliseu, que é o maior de todos; o Sesc, no bairro da Aparecida; e o complexo do Teatro Municipal – as salas Brás Cubas e o Rosinha Mastrângelo), as igrejas (Nossa Senhora do Rosário, Monte Serrat, do Embaré, do Carmo e outras), o bondinho do Monte Serrat (e a vista que se tem de lá de cima), os museus (do Café, no prédio da Bolsa do Café, o Museu Pelé, no Valongo, bem como o Museu da Pesca) e ambientes como o Aquário Municipal (com os animais marinhos) e o Orquidário (onde o ar puro das plantas se mistura à brisa do mar).
Foto: Andre Rosa/ Banco de Imagens Setur-SP.