Quarta-feira, 24 abril 2024
 
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Especialistas apontam Covid-19 e Inovação como a seleção natural prestes a acontecer no mundo corporativo

André Scher - CEO da Auctus.ai

Transformação tecnológica deve estar no topo das prioridades para aqueles que querem sobreviver

No século XIX, o naturalista Charles Darwin depois de uma expedição de mais de 4 anos pelo hemisfério sul desafiou o pensamento corrente com sua teoria da seleção natural. A seleção Natural, segundo a teoria de Darwin, seria a responsável pela capacidade de adaptação dos seres vivos.

No cenário altamente improvável da pandemia atual, podemos observar claramente a seleção natural agindo no mundo corporativo. Nenhuma empresa estava minimamente preparada para o impacto desta crise, e mesmo assim tiveram que mandar a maioria de seus colaboradores trabalharem de casa, começaram a vender por canais digitais e estão lutando pela sobrevivência.

Passado o terror apocalíptico inicial, a transformação digital e políticas de home-office nas empresas serão permanentes, mesmo nas empresas onde tradicionalmente esses elementos não eram bem aceitos. Uma pesquisa da ISE Business School, afirma que 80% dos gestores disseram gostar da nova maneira de trabalhar.

O “novo normal” da sociedade e suas mudanças de tendências, padrões de consumo vieram para ficar. Paradoxalmente o uso intenso de compras por canais digitais está acompanhada com a valorização do comércio local, do bairro.

Para Andre Scher, CEO da Auctus.ai, empresa especializada em inteligência aumentada, o cenário do ‘novo normal’ deve estar no topo da lista das prioridades estratégicas de todas as empresas e a questão-chave é como se preparar para o esse novo normal.

“O primeiro efeito nas empresas foi a redução de recursos sejam estes recursos financeiros, matérias primas e recursos produtivos com funcionários desligados e aderindo aos programas de redução de jornada. Apesar de recursos reduzidos, mas 75% dos CEO’s responderam que vão acelerar a transformação tecnológica em suas empresas de acordo com Fortune 500. O ponto crucial aqui é a precisão de como usá-los. Ser data-driven e analítico é a melhor forma de tomar decisão baseada em fatos e cenários realistas”, aponta.

Ainda de acordo com o executivo, “recuperar a eficiência perdida introduzindo uma força de trabalho digital com RPA (robotic process automation) tem se mostrado o melhor caminho para alcançar e superar a produtividade anterior à crise”. A implementação de RPA poderia começar por processos mais simples e com baixo custo e crescer de forma conforme o retorno de investimento for comprovado.

Para entender onde investir e como controlar o resultado das ações que foram priorizadas é importante definir os indicadores estratégicos (KPI), manter uma única base de dados para toda a empresa e criar um painel de acompanhamento que seja atualizado frequentemente. “Um BI (Business Intelligence) bem estruturado é capaz de destacar riscos, tendência de melhora e acompanhar o atingimento das metas estabelecidas”, orienta Scher.

Para criar novos produtos e serviços para o “novo normal” é importante entender o mercado, competidores e novas tecnologias para criar um caso de negócio com o nível de confiança mais alto. O monitoramento de múltiplas fontes de dados, redes sociais com uma curadoria cuidadosa é que torna a inteligência de mercado tão eficiente.

Sobre a auctus.ai – Inteligência Aumentada

É uma empresa de tecnologia que oferece serviços de consultoria e desenvolvimento de soluções baseadas em ciência de dados, inteligência artificial e automação de processos de negócios (RPA). A proposta da auctus.ai é desenvolver soluções inovadoras, capazes de gerar aumento de eficiência, diminuição de custos e melhoria da experiência dos clientes de nossos clientes a partir de aplicação de ciência de dados e automação inteligentes de processos, onde automatizamos não apenas tarefas repetitivas, mas também integração entre sistemas, utilização de dados não-estruturados e geração de insights e predições para tomada de decisões de negócios. As soluções da auctus.ai podem ser aplicadas desde pequenas até grandes empresas, em processos de negócios comuns a todas as empresas financeiro e administrativos, atendimento ao cliente, recursos humanos, TI, entre outros.