Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Política em Andradina promete ser quente

Em visita ao ex-prefeito Jamil Ono, o mesmo disse que “não sabe se concorrerá ao pleito a prefeito, pois vai respeitar a hierarquia caso a prefeita Tamiko Inoue ou o vice Pedrinho Bentivoglio, decidam concorrer ao cargo.”

Marquinhos do Debate

Outro que anunciou sua tentativa de concorrer a prefeito é o jornalista Marcos Aurélio dos Santos, conhecido como Marquinhos do Debate, que mantém uma live nas redes sociais duas vezes por semana. Lembrando que o jornalista nunca ocupou cargo público.

Marcelo Mariano

Já o advogado tem uma extensa ficha política, já foi vereador, suplente de Deputado Federal e concorreu diversas vezes a prefeito e a vice. Mariano sai na frente, porque como diz na gíria, tem “pólvora” para queimar do próprio bolso na campanha.

Dr. Flávio Amorim e Mauricio Carneiro

Segundo e terceiro colocados nas últimas eleições, ao que parece estão se unindo (o que deveriam ter feito em 2018), no entanto fica difícil fazer campanha sem um numerário substancial. A dupla, se deixar o ego de fora, tem grandes chances de chegar lá.

Fernando Magno

O ex-secretário de Cultura e atual coordenador do Feirão do Produtor traz consigo um sonho antigo, sempre reprimido para atuar em campanhas de parceiros. Mas o tempo está passando e Fernando sente que sua hora chegou. E vamos a luta!

Sebastião da Santa Casa

Sebastião tem um currículo invejável e já provou seu amor por Andradina e sua capacidade em administrar. Seria um nome novo na vida pública, e com apoio de alguns grupos, tem chances de vir a ser o prefeito de Andradina.

Da Câmara Municipal

Já anunciou abandonar a política o vereador Carlos Ceará, do MDB. No entanto, alguns ainda nutrem o sonho de concorrer a prefeitura.

Era uma vez

Eu sempre digo que é preciso plantar, regar, cuidar para colher os frutos. Uma vez postei nessa mesma coluna que “fulano de tal” não teria chances, pois não era época da colheita, o político virou a cara pra mim. Então, que cada um esperto, lance sua campanha. Mas não se esqueçam, a cadeira é uma só.

Ex-aliados de Bolsonaro, após traição caminham rumo ao abismo

De aliados de Jair Bolsonaro a simplesmente "só mais um". Assim está sendo a vida pública de ex-aliados do presidente que sucumbiram à traição, que por motivos esdrúxulos, mostraram suas verdadeiras faces, e perderam toda a credibilidade com a sociedade.

A lista é grande...

Deputados como Alexandre Frota (PSDB-SP), Joice Hasselman (PSL-SP), Luciano Bivar (PSL-PE), os governadores João Dória (PSDB) e Wilson Witzel (PSC), além do ex-ministro Gustavo Bebianno e etc. Todos alcançaram cargos e vitórias políticas por apoiar Bolsonaro.

Alexandre Frota, o agora deputado, antes era quem?

Um ator falido, sem dinheiro, que teve que se submeter a filmes pornográficos para poder ter um pouco de ‘fama’ e grana para sobreviver. Ao apoiar Bolsonaro, foi cabo eleitoral e conseguiu alcançar o tão desejado mandato.

Mas, desde então, mudou o discurso

Foi expulso do PSL, se absteve do segundo turno da votação para a reforma da previdência, entre outras atitudes incompreensíveis. Agora tenta de todas as maneiras denegrir a imagem do presidente com o intuito de conseguir mídia.

PSDB

Frota juntou-se ao PSDB a convite do governador João Doria. Não é necessário falar muito sobre o ator, sua trajetória fala por si só.

João Dória

O governador de São Paulo, que em 2018 aderiu a campanha midiática “BolsoDória” no segundo turno das eleições presidenciais e governamentais, referente a eleição de ambos (Bolsonaro e Ele). Atualmente vem atacando o presidente e inclusive deu uma entrevista recente dizendo que ‘nunca apoiou Bolsonaro’. Ficou ridículo mentir em público.

Wilson Witzel

O que falar do governador do Rio de Janeiro que já declarou guerra contra Bolsonaro e sua família? Witzel tentou de forma frustrada derrubar o presidente com falsas acusações, inclusive existe uma fundada suspeita de que Witzel tenha incluído Bolsonaro no caso Marielle Franco de forma covarde e sem sentido. O governador do Rio já foi desmascarado e agora continua tentando acusar e inventar problemas para o presidente.

Joice Hasselmann

A deputada mostrou sua real personalidade, de queridinha do povo e 100% a favor do conservadorismo de Bolsonaro, passou a ser uma completa ignorante. Joice perdeu o rumo e já não sabe mais o que está fazendo.

Joice, a Fake news

Vem desferindo ataques ao presidente. Ao que tudo indica, ela quer mídia e está conseguindo, porém de uma forma negativa, um exemplo disso são as redes sociais, onde perdeu a confiabilidade e teve redução drástica no número de seguidores.

Luciano Bivar

O atual presidente do PSL e deputado federal, conseguiu junto a Bolsonaro a popularização de seu partido. O PSL praticamente não existia antes de Jair Bolsonaro, porém agora é um dos maiores partidos do Brasil, e Bivar sabe disso.

Bolsonaro deu vida ao PSL

Mesmo assim Bivar afirmou que não conhecia o presidente antes das eleições, deve ser um pouco de angústia reprimida, pois o mesmo tentou uma vez ser presidente da República (em 2006) e teve votação pífia.

Gustavo Bebianno

O ex-presidente do PSL durante a campanha presidencial de Bolsonaro e ex-ministro do atual governo, foi exonerado do cargo por supostas candidaturas de ‘laranjas’ a fim de desviar verbas públicas. Bebianno era um dos principais conselheiros de Bolsonaro e inclusive chegou a ser cotado para ser seu vice, porém mudou totalmente de rumo.

Farinha do mesmo saco

Todos são 'farinhas do mesmo saco', como diz a expressão popular. As máscaras estão caindo tão rapidamente, que não há espaço para corruptos, fanfarrões, falsos e desonestos. Todos os citados tentaram de alguma forma se impor para o presidente, mas com sua experiência de 28 de Congresso Nacional, sabe exatamente onde pisa.

O jeito simples de Jair Bolsonaro incomoda a esquerda

Os petistas temem que os hábitos de "gente-como-a-gente" do presidente eleito aumentem a conexão dele com o povo brasileiro. A exemplo disso é, onde Bolsonaro chega é ovacionado pela população como “mito”.

O que ele faz: fala a linguagem do povo

Bolsonaro bebendo água de coco em um quiosque da Barra da Tijuca. Bolsonaro lambuzando o pão com leite condensado. Bolsonaro tomando café da manhã com uma autoridade americana em uma mesa com guardanapo de papel. Bolsonaro lavando a própria roupa em um tanque. Bolsonaro fazendo alusão à facada que levou em brincadeira com churrasqueiro militar.

Gente como a gente

São várias as imagens que bimbalham o jeitão de "gente-como-a-gente" do novo presidente do País. E isso tem causado enorme desconforto entre a esquerda, notadamente, nas hostes petistas, que temem uma conexão maior de Bolsonaro com o eleitor que hoje ainda é refém da figura de "pai dos pobres", forjada pelo ex-presidente Lula ao longo de anos de assistencialismo funesto e fuleiro.

A perspectiva de que Bolsonaro

Possa substituir Lula no coração e nas mentes do brasileiro mais humilde causa taquicardia entre as lideranças do PT. Elas sabem que o projeto de poder conduzido pelo partido até aqui não terá mais um segundo de sobrevida caso o ex-presidente perca a hegemonia no diálogo com as camadas mais populares da sociedade.

Linguagem popular

A classe média e os setores mais ricos da sociedade há bastante tempo, por inúmeras razões, abandonaram a canoa petista. Alguém já disse com propriedade que Jair Bolsonaro é o Lula da direita.

Semelhanças mas nem tanto

Os dois têm hábitos singelos, comuns à imensa maioria do nosso povo. Os dois, em várias ocasiões, falam uma língua parecida com o português, que, se apoquenta os mais letrados, é puro Camões para os ouvidos dos mais desfavorecidos.

Os dois lideram incontestes suas tropas

E, principalmente, são os únicos políticos capazes de arrastar multidões para vê-los e ouvi-los. Só que um não pode sair às ruas e só da entrevistas pela “porta dos fundos” e o outro está a ocupar o Palácio do Planalto completando um ano sem nenhuma denúncia de corrupção e por onde passa é abraçado pela população. Essa diferença faz toda a diferença.

Inclusive

Lula tem sido deixado de lado até mesmo pelos petistas. O político ao deixar a prisão, está pior do que quando estava preso. Aqui fora sente o desprezo e a ira do povo brasileiro que não o perdoa pelo estado em que o país está vivendo.

EUA x Irã: Monteiro Lobato já dizia

"Isso de começar não é fácil. Muito mais simples é acabar." Acho mais difícil acabar porque não sabemos até onde o assunto vai esticar.

Ano Judiciário

2020 começou e, com ele, vem a expectativa sobre como será o funcionamento do Judiciário ao longo do ano.

Juiz das garantias – Sim

Ao menos seis dos 11 ministros do STF já deram declarações favoráveis ao juiz das garantias, formando maioria em eventual julgamento. Segundo O Globo, Toffoli, Moraes, Marco Aurélio e Celso de Mello se manifestaram a favor da nova lei, e outros dois, reservadamente, fizeram coro à opinião dos colegas.

Juiz das garantias – Não

Três ADIns no STF questionam o dispositivo da lei anticrime que criou o juiz das garantias. Nas ações, AMB e Ajufe argumentam que a medida representa ofensa ao princípio da igualdade e do juiz natural; enquanto o PSL diz que não houve qualquer estudo prévio do impacto econômico, orçamentário e organizacional desse novo órgão jurisdicional em toda a Justiça brasileira.

Extra! Extra!

Em meio ao recesso, o TSE convocou sessão plenária para resolver impasse com urnas eletrônicas para o pleito municipal de outubro. A sessão administrativa foi convocada às pressas pela ministra Rosa Weber e deve analisar recurso de empresa que foi excluída de processo licitatório. A licitação busca substituir modelos de urnas considerados obsoletos, além de equipar novas seções, mas as duas únicas concorrentes foram desclassificadas pelo TSE. Em 30 de dezembro, a ministra Rosa negou provimento ao recurso. Agora, o plenário dará a palavra final.

Violência contra mulher

OAB solicita audiência à OEA para debater violência contra a mulher no Brasil. Documento apresentado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem destaca o aumento do feminicídio no país em 2019, que o tornou o 5º no mundo em que esse crime se faz mais presente.

Redes sociais

Facebook não deve excluir o perfil de usuário no Instagram que mandava directs para seguidores de uma empresa difamando-a. Como as mensagens foram direcionadas via directs e não por posts públicos, a 6ª câmara de Direito Privado do TJ/SP entendeu que o Facebook deve apenas se limitar a fornecer os dados de identificação do usuário infrator.

Falando nisso...

Qual a responsabilidade de provedor de internet, websites e gestores de aplicativos de redes sociais por danos decorrentes de atos ilícitos praticados por terceiros? A questão é debatida no RE 1.037.396, em que o STF analisará a validade do art.19 do marco civil da internet. Uma audiência pública sobre o tema está marcada para os dias 23 e 24/3.

Direitos autorais

A OAB ajuizou ação no STF questionando a validade da MP 907/19, que extinguiu o pagamento de direito autoral em quartos de hotel e cabines de embarcações aquaviárias. A Ordem requer que o dispositivo seja declarado inconstitucional por ofensa à separação dos Poderes e à proteção dos direitos autorais. A ação foi distribuída à ministra Rosa Weber.

Parquet

Ministro Toffoli suspendeu trecho de lei sergipana sobre escolha do chefe do MP local. De acordo com ministro, dispositivo invadiu a competência legislativa da União.

Despesas condominiais

Proprietário do imóvel gerador de débitos condominiais pode ter o seu bem penhorado na fase de cumprimento de sentença, mesmo não tendo figurado no polo passivo da ação de cobrança. O entendimento é da 3ª do STJ.

Prisão - Infração disciplinar militar

Justiça do PR assegura liberdade para policial militar que estava em prisão disciplinar em decorrência de punição administrativa. O juiz de Direito Fernando Bardelli Silva Fischer aplicou a lei 13.967/19, que extinguiu do ordenamento pátrio a prisão por infração disciplinar militar: "Eventual condição de eficácia da lei válida e vigente não obsta a imediata colocação em liberdade daqueles que estão submetidos à medida hoje considerada ilegal."

Plantão judicial

Migalhas divulgou que a OAB/DF impetrou MS contra ato omissivo do presidente e do vice-presidente do TRF da 1ª região. Deixamos de observar, por sua vez, que, durante o recesso neste ano, o plantão está a cargo exclusivamente da presidência da Corte, não havendo qualquer atividade na jurisdição da vice-presidência. O pleito foi decidido pelo CNJ, que determinou que as demandas sejam respondidas em tempo hábil.

Seguro

A Caixa Seguridade e a Tokio Marine firmaram acordo para a formação de uma nova sociedade para vender seguro habitacional e residencial por meio da CEF pelo prazo de 20 anos.

Agronegócios

A americana ADM adquiriu a Yerbalatina, fabricante de extratos e ingredientes à base de plantas com sede em Colombo/PR.

Fertilizantes

A empresa canadense de fertilizantes Nutrien anunciou a compra da Agrosema Comercial Agrícola, rede de distribuição de insumos com sede em Elias Fausto/SP.

Mourão reinaugura base na Antártica iniciada por Dilma

Tanto o vice-presidente quanto o ministro da Ciência, Marcos Pontes, comparecerão à base que custou US$ 99,6 milhões e começou a ser reconstruída em 2015.

Sai o Irã, entra a China: otimismo renovado nas bolsas

Dados positivos de exportação chinesa e possibilidade de assinatura de acordo comercial devem pesar nas mesas de negociação nesta terça-feira.

Governo está perto de anunciar novo Bolsa-Família

O custo extra de 7 bilhões de reais tem causado resistência da equipe econômica do governo, que não vê espaço no Orçamento.

Com seis candidatos, Partido Democrata tem debate decisivo

No dia 3 de fevereiro, os eleitores do estado de Iowa serão os primeiros a votar no seu candidato democrata favorito para a disputa.

Menos juros, mais crédito? Os balanços dos bancos nos EUA

JPMorgan, Citi e Wells Fargo divulgam resultados nesta terça; números devem ajudar a balizar as expectativas sobre o desempenho da economia americana.

Roupas da Zara no Brasil custam o dobro do que nos EUA, mostra índice

Edição 2020 do Zara Index, índice que compara os preços da varejista em mais de 40 países, mostra que Brasil continua sendo um dos mais caros no varejo.

Trump teria autorizado assassinato de Soleimani há 7 meses, diz emissora

Soleimani foi assassinado no último dia 3 de janeiro em uma operação militar do Pentágono com um drone nos arredores do aeroporto de Bagdá.

Brasil encerra pior década em crescimento desde 1900 — o que esperar agora

Cálculo feito pelo economista Roberto Macedo, da USP, mostra que performance da economia brasileira foi a pior em mais de um século.

Imposto de Renda:

Patrões não poderão mais deduzir gastos com domésticos. Em vigor desde 2006, lei que criou o benefício para aumentar formalização de domésticas estabelecia que a dedução valeria o Imposto de Renda de 2019.

Carlos Campani, da UFRJ: 50 dias de carnaval não vão salvar o Rio

Para o professor de finanças da UFRJ, a extensão do carnaval é positiva como forma de aquecer a economia, mas não irá salvar as finanças da cidade.

B2W anuncia compra de portal Supermercado Now

Criado em 2016, o Now permite que pessoas comprem pela internet na loja de sua preferência e optem por retirar os itens no mercado.

Caoa desiste de fábrica da Ford, mas deve manter investimentos em SP

Segundo o governador João Doria, a compra da fábrica está sendo estudada por outros dois grupos de investidores chineses.

E vamos seguir em frente

Muitas novidades positivas para 2020, o governo Bolsonaro deu uma ordem para que nenhuma, absolutamente nenhuma obra no país fique parada e isso gera boas expectativas e o país começa a andar sem a sombra da corrupção.

Bom dia, leitor!