Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019
 

Poupatempo: 22 anos de inovação com respeito e foco no cidadão

Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp

Sinônimo de qualidade pelos atendimentos prestados, o Poupatempo completa 22 anos e é hoje, indiscutivelmente, um dos mais bem-sucedidos e premiados programas do Governo de São Paulo.

Desde as primeiras discussões sobre a criação do programa, inovação, eficiência e agilidade sempre estiveram entre as premissas para garantir o excelente serviço ao cidadão.

Não é exagero afirmar que a história do atendimento à população está marcada por dois momentos: “antes” e “depois” do Poupatempo.

Há duas décadas o objetivo era reduzir a burocracia, entregar facilidade para todos em um único local. Hoje, após a missão 100% concluída, o grande desafio é corresponder aos desejos de uma sociedade moderna, em transformação, que busca a facilidade do digital.

O futuro, que já foi startado, é ampliar a oferta de serviços digitais e levar o padrão Poupatempo para todas as regiões, sem perder a eficiência. Aumentar a presença nos 645 municípios de São Paulo é a grande missão da Prodesp, Empresa de Tecnologia do Governo, que gerencia o programa.

O novo conceito de atendimento permitirá que o usuário tenha mais autonomia. Simples, moderno e cômodo, o novo modelo do Poupatempo dará ênfase aos serviços eletrônicos, por meio de totens de autoatendimento com navegação intuitiva ou até mesmo a distância, pelo celular. Em dois anos serão oferecidos 180 serviços digitais diferentes, atualmente são sete. Um belo salto de facilidade.

Desde a sua implantação, em 1997, já foram cerca de 600 milhões de atendimentos. São quase 13 mil colaboradores. O atendente virtual, o Poupinha, troca em média 16 milhões de mensagens e agenda 700 mil atendimentos por mês. Sem dúvida a tecnologia só soma.

A marca está bem posicionada e é considerada modelo de excelência. Até 2022 serão mais de 100 unidades fixas no Estado, hoje são 72 postos espalhadas em 67 cidades. O Poupatempo segue em evolução, sempre com foco no cidadão.

Assessoria de Comunicação – Prodesp/Poupatempo.