Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019
 

Águas Andradina recebe alunos do Sesi

Estudantes conheceram de perto como funciona o tratamento de água na cidade

Andradina - A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É partindo dessa definição, que o professor de química do Sesi Andradina, Luiz Gustavo Teixeira, resolveu ir além dos livros para mostrar aos alunos de que forma acontece o tratamento da água.

Para isso, a Águas Andradina foi convidada na manhã de quarta-feira, dia 9 de outubro, e conversou com os alunos sobre o tema. O encontro começou na sala de aula com uma explicação técnica de todo processo que a água passa da captação até chegar nas torneiras de quem mora em Andradina. Em seguida, os adolescentes foram conhecer de perto um dos mais importantes sistemas de tratamento da cidade: o Jardim das Águas.

Eduardo Alves Barbosa, da área de Controle de Qualidade e Produção da concessionária, explicou que a água distribuída para os andradinenses tem qualidade comprovada e recebe um tratamento com hipoclorito de sódio (cloro) e ácido fluossílicico para fluoretação na dosagem exata recomendada pelo Ministério de Saúde.

Os alunos tiveram a oportunidade de ver como a qualidade é medida. Para se ter ideia, são realizadas cerca de 2,6 mil provas físico-químicas e 630 análises bacteriológicas por mês para monitorar aspectos como presença de cloro, flúor, pH, turbidez, cor, coliformes totais Escherichia Coli e bactérias heterotróficas. Os resultados comprovam que a concessionária atende todos os parâmetros exigidos pela Portaria 05/2017 do MS - que define os procedimentos de controle e de vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Para o diretor de Negócios da Águas Andradina, Antonio Hercules Neto, esse tipo de ação reforça o papel da empresa com a comunidade. “Receber esses jovens em nossas instalações é muito importante para que eles entendam o quanto o nosso trabalho é importante para a saúde e o meio ambiente”, explica.