Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019
 

Cine Paiaguás exibe documentário “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”

Ilha Solteira - Neste sábado, 12, a partir das 20 horas, no Cine Paiaguás, será exibido o documentário “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”, com entrada gratuita e classificação 12 anos. O longa dá sequência à Mostra Personalidades Brasileiras, promovida pelo Ponto MIS de Ilha Solteira no mês de outubro.

O Ponto MIS é uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, a Fundação Cultural de Ilha Solteira e o Museu da Imagem e do Som de SP (MIS).

Torquato Neto (1944-1972) vivia apaixonadamente as rupturas. Atuando em múltiplas frentes – no cinema, na música, no jornalismo –, o poeta piauiense engajou-se ativamente na revolução que mudou os rumos da cultura brasileira nos anos 60 e 70. Foi um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália, parceiro de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé. Junto à arte marginal, radicalizou sua atuação e crítica cultural, com Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica. Por fim, rompe com sua própria vida. Suicida-se no dia de seu aniversário de 28 anos.

A Mostra Personalidades Brasileiras continua ao longo do mês de outubro, com sessões sempre aos sábados, no Cine Paiaguás. No dia 19, o cartaz é “Orides, Onde Ninguém Mais”, sobre a escritora Orides Fontela”; e no dia 26, será exibido “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, sobre o artista Raul Seixas.

Sobre o programa – O programa Ponto MIS é realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de oficinas realizadas pelo Núcleo Educativo do museu.

As sessões gratuitas de cinema acontecem todos os sábados, no Cine Paiaguás, e as oficinas são oferecidas bimestralmente, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.