Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019
 

Cine Paiaguás exibe documentário “Todos os Paulos do Mundo”

Ilha Solteira - No mês de outubro, o Ponto MIS de Ilha Solteira inicia a Mostra Personalidades Brasileiras, com uma seleção de documentários sobre importantes nomes do cenário cultural nacional. Na abertura, será exibido o longa “Todos os Paulos do Mundo”, excepcionalmente neste domingo, 06, a partir das 20 horas, com entrada gratuita e classificação 14 anos. O Ponto MIS é uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, a Fundação Cultural de Ilha Solteira e o Museu da Imagem e do Som de SP (MIS).

Paulo José é um ícone brasileiro. O talento sem igual, a voz inconfundível, o carisma e a versatilidade acompanham as seis décadas de sua trajetória como ator, diretor e pensador do país. “Todos os Paulos do Mundo” narra a vida e a obra do maior ator do cinema brasileiro através do que viveu e das reflexões que Paulo José, há 25 anos convivendo com o Mal de Parkinson, consegue articular ainda hoje, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Diante da perda da voz, um artista que insiste em falar e que encontra em “Todos os Paulos do Mundo” a caixa amplificadora de seu verbo para o mundo.

A Mostra Personalidades Brasileiras continua ao longo do mês de outubro. Com exceção de “Todos os Paulos do Mundo”, que será exibido num domingo, as demais sessões serão sempre aos sábados, no Cine Paiaguás. No dia 12, a atração será “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”, sobre o poeta Torquato Neto; no dia 19, o cartaz é “Orides, Onde Ninguém Mais”, sobre a escritora Orides Fontela”; e no dia 26, será exibido “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, sobre o artista Raul Seixas.

Sobre o programa – O programa Ponto MIS é realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de oficinas realizadas pelo Núcleo Educativo do museu. As sessões gratuitas de cinema acontecem todos os sábados, no Cine Paiaguás, e as oficinas são oferecidas bimestralmente, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.