Segunda-Feira, 9 de Dezembro de 2019
 

Aula inaugural do Turismo Receptivo é um novo marco em Castilho

Castilho – Noite solene marca a primeira aula do curso técnico em Turismo Receptivo na cidade de Castilho. O evento ocorreu no CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura), e contou com a presença dos alunos e autoridades. Este curso tem duração de um ano e meio e será ministrado na escola Yussef Neif Kassab, como sala descentralizada da ETEC ETEC “Sebastiana Augusta de Morais”, sediada em Andradina.

Durante aula inaugural, o diretor da unidade, Márcio Torrente, deu boas vindas aos alunos e falou da importância dessa parceria com a Prefeitura de Castilho. “Nós não tínhamos esse eixo em Andradina porque nossa escola era mais voltada para o técnico agrícola. Porém, a Prefeita Fátima nos procurou e foi até São Paulo reivindicar para que esse curso fosse montado em Castilho e nós aceitamos o desafio”, explicou Torrente.

De acordo com o diretor, Castilho é uma cidade totalmente preparada para o turismo e este curso será um grande diferencial para a cidade. O vereador Itamar Vieira também prestigiou o evento e incentivou os alunos para que pudessem absorver ao máximo as aulas. Quem também trouxe palavras de incentivo a turma foi Fernando Yabuti, interlocutor da região turística Pantanal Paulista.

Fernando – que é servidor público em Pereira Barreto, falou sobre o potencial turístico da região e das cidades que hoje compõe o “Pantanal Paulista”. Segundo ele, no início eram sete cidades - incluindo Castilho, e hoje já são 10 os municípios que integram o grupo: Andradina, Castilho, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Sud Menucci, Suzanápolis, Lavínia, Mirandópolis e Valparaíso.

O presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo em Castilho), Sidnei Ferreira agradeceu ao Governo Municipal por ter atendido a solicitação do Conselho em trazer para o município o curso Turismo Receptivo, bem como por ter patrocinado a taxa de inscrição dos alunos. Ao término de sua fala, o presidente apresentou os membros do COMTUR que se reúnem mensalmente para debater as melhorias para o turismo da cidade.

A professora Gisele Rocha representou a Prefeita Fátima Nascimento que teve um imprevisto momentos antes da solenidade. “Com certeza ela está triste por não estar aqui, pois este era um sonho dela que agora começa a ser realizado. Porém ela enviou algumas palavras que vou retransmiti-las a vocês”, disse Gisele.

“ Desejo a todos um ótimo curso e tenho certeza que daqui sairão grandes profissionais da área técnica do turismo e o mercado de trabalho só tem a ganhar com vocês”, dizia parte da mensagem enviada pela Prefeita. Após a fala das autoridades, o professor Anselmo Oliveira Lima ministrou a Aula Mágna de recepção aos calouros.