Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019
 

Inscrições abertas para oficina de animação do Ponto MIS

Ilha Solteira - Já estão abertas as inscrições para participar da oficina de cinema “Ligados em Animação!”, com a artista visual Marta Russo, promovida pelo Ponto MIS de Ilha Solteira. A atividade acontecerá no dia 15 de julho, a partir das 13 horas, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. A participação é gratuita e a classificação é 07 anos. O Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, a Fundação Cultural de Ilha Solteira e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

“Ligados em Animação!” é uma oficina de animação onde os participantes vão utilizar o celular para produzir filmes com a técnica do stop motion, uma antiga técnica de animação que consiste em dar vida a objetos inanimados. Depois da criação dos roteiros e storyboard, os participantes vão confeccionar os personagens em massa de modelar para então "dar vida" a esses personagens, fotografando e movimentando quadro a quadro. Para isso, serão utilizados alguns aplicativos que podem ser baixados gratuitamente pela internet. Esses aplicativos possibilitam a edição de som, das imagens e o compartilhamento dos filmes.

A oficineira é Marta Russo, que é formada em Artes Visuais e Pós-graduada em Educomunicação na ECA-USP. Produtora e Educadora da Matiz Filmes Produções, desde 2001 coordena oficinas de animação stop motion em Escolas, SESCs, Casas de Cultura e ONGs. Além disso, é produtora e Relações Públicas da Mauricio de Sousa Produções e atuou junto às escolas ensinando sobre Desenho Animado e Histórias em Quadrinhos. Como redatora, colaborou na revista Sítio do Picapau da Editora Globo. Produziu curtas-metragens, filmes publicitários e programas educativos para TV. É professora de Meios e Comunicação na Escola Bakhita (Fundamental I e II) e na ONG Projeto Criador.

Para participar da oficina “Ligados em Animação!”, é necessário se inscrever previamente. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente, na Fundação Cultural de Ilha Solteira (Cine Paiaguás) ou na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, em horário comercial. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3743-6022 ou (18) 3743-6099.