Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019
 

Professor de Etecs participa de competição nos Emirados Árabes

(Foto: Divulgação)

Ivan Santos, primeiro a partir da esquerda, com a equipe brasileira de futsal unificado nas Olimpíadas Especiais do Brasil

Ivan Santos será auxiliar técnico do time de futsal unificado nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, que vai reunir mais de 7 mil atletas em março

Ivan Santos, professor das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Parque da Juventude e de Esportes, ambas localizadas na zona norte da Capital, fará parte da delegação brasileira que vai participar dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, que ocorrem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre 14 e 21 de março.

Realizada pela Special Olympics International, instituição norte-americana sem fins lucrativos fundada em 1968, a competição promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual em todo o mundo – a última edição aconteceu em Los Angeles (EUA) em 2015.

Santos, que leciona as disciplinas de educação física e práticas de inclusão no esporte, foi convocado como auxiliar técnico da equipe de futsal unificado. A delegação brasileira é formada por 100 integrantes, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio. Ao todo, os jogos reúnem mais de 7 mil participantes de 192 países. Aproximadamente 20 mil voluntários participam da organização do evento.

“É muito gratificante participar de uma competição dessa magnitude, que reconhece a importância do esporte como ferramenta de inclusão”, comemora Santos. “A atividade esportiva é fundamental para melhorar o convívio social, além de tornar essas pessoas mais independentes e facilitar sua inserção no mercado de trabalho.”

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos e integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 83 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.