Terça-Feira, 18 de Junho de 2019
 

Ponto MIS promove palestra “Telenovela Brasileira e Pesquisa Histórica”

Ilha Solteira - Neste final de ano, o Ponto MIS de Ilha Solteira realiza o ciclo de palestras “Narrativas da TV: Séries, Novelas e Seriados”. A segunda atividade deste ciclo é a palestra “Telenovela Brasileira e Pesquisa Histórica: a Investigação em Acervos Audiovisuais”, com o pesquisador Lucas Martins Néia.

A palestra acontece no sábado, 1º de dezembro, a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. O Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura de Ilha Solteira, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de SP (MIS).

Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? E como séries contemporâneas internacionais dialogam com telenovelas brasileiras das décadas de 1970 e 1980? A palestra se desenvolve a partir destes dois eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – e promovendo uma reflexão referente à conservação do audiovisual televisivo no País.

O palestrante é Lucas Martins Néia, que é roteirista, dramaturgo e diretor teatral, além de pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (Obitel).

Para participar da palestra é necessário ter 14 anos ou mais, e realizar a inscrição previamente. As inscrições podem ser feitas na Fundação Cultural de Ilha Solteira (Cine Paiaguás) ou na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, em horário comercial. As inscrições são gratuitas. São 30 vagas. Informações pelo telefone (18) 3743-6022.