Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Tribunal de Contas confirma 8 anos de aprovação da gestão Jamil Ono

Andradina - O ex-prefeito de Andradina, Jamil Ono, demonstrou porque mereceu a confiança da população em torná-lo até o momento o único gestor municipal da história a ser reeleito ao ter todas as contas aprovadas pelo TCE/SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

Faltava apenas o ano de 2016 para a confirmação que saiu nesta semana sobre a aprovação de todas as contas de Jamil que havia assumido a prefeitura de Andradina em 2009. São oito anos de contas aprovadas pelo TCE/SP que tem em sua principal missão “fiscalizar e orientar para o bom e transparente uso dos recursos públicos em benefício da sociedade.”

Em outubro de 2017, o Tribunal de Contas já havia divulgado o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), criado para avaliar a eficiência dos gastos públicos das cidades, em 2016, último ano da gestão Jamil.

Andradina foi avaliada como Gestão "Muito Efetiva", ou seja, soube fazer os investimentos necessários com o melhor uso possível dos recursos da cidade. Para a composição desse índice, o Tribunal avalia quesitos como Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Defesa Civil e Tecnologia da Informação.

Na média geral, Andradina obteve a nota final "B+", que foi a maior nota que o Tribunal de Contas conferiu entre todas as cidades do Estado avaliadas. Dos 644 municípios paulistas avaliados, apenas 74, ou seja, 12% deles conseguiram obter a nota “B+” de Gestão "Muito Efetiva".

Entre os itens avaliados, as ações relacionadas ao meio ambiente, onde é levado em conta à qualidade dos serviços e da vida das pessoas, Andradina conseguiu nota A, de Altamente Eficiente. Outros pontos que se destacaram foram os investimentos e melhorias nas áreas da Saúde, da Educação, a Gestão Fiscal e o Planejamento.

Os dados mostram que o ponto forte da gestão de Jamil é fazer cada centavo do dinheiro público ser revertido a favor da população de forma eficiente. Jamil, por exemplo, dobrou o número de creches de cinco para 10, implantou material didático, tornou a merenda das crianças uma referência no Estado, revolucionando o setor de Educação.

A Saúde, com ênfase nos processos realizados relacionados à Atenção Básica, Equipe Saúde da Família, Conselho Municipal da Saúde, atendimento à população para tratamento de doenças, na sua administração expandiu o os serviços ofertados abrindo novas UBSs nos bairros e zona rural.

O desenvolvimento veio também do investimento em praças esportivas e academias a céu aberto, abertura de parques empresariais e incentivou o comércio com gestão que mereceu dois prêmios de prefeito empreendedor oferecidos pelo Sebrae.

A infraestrutura também foi destaque, já que asfaltou bairros completos e em sua gestão. Andradina cresceu mais de 60 alqueires paulista, em área urbana com infraestrutura completa, parques empresariais e loteamentos, tudo através de uma gestão completa, transparente e descentralizada.

Durante os oito anos de Jamil como prefeito, Andradina avançou em vários índices como o do instituto IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), onde o município avançou 500 posições em sua gestão.

Com Jamil, Andradina também foi apontada pela revista Exame como uma das melhores cidades para se viver com Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (Instituto de Longevidade Mongeral Aegon / Fundação Getúlio Vargas), onde o município figura entre as 40 melhores cidades do país (De 50 mil e 100 mil habitantes), para se envelhecer.