Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Saúde de Castilho inicia mutirão da limpeza contra dengue

Castilho - A Secretaria Municipal de Saúde de Castilho inicia a partir de segunda-feira, 12, uma ação contra a dengue. A mobilização consiste em eliminar os depósitos propícios para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito também transmissor da chikungunya e zika vírus. O mutirão será feito em toda a cidade entre os dias 12 e 16 de março. A cidade foi dividia em cinco áreas e os trabalhos ocorrerão um dia em cada local.

A Prefeita Fátima Nascimento ressalta a importância da ação de limpeza,solicitando à população castilhense a facilitação na entrada dos profissionais nas residências. “Se cada um colaborar um pouquinho é certeza que teremos grande sucesso nesse combate a Dengue”, estimulou a Prefeita.

O mutirão será realizado pelas equipes da saúde (Agentes de Vetores e Comunitários), bem como pela equipe da Secretaria Municipal de Obras. Serão feitas visita nas casas e terrenos baldios para retirada de tudo o que pode acumular água, como: plástico, latas, sacolas, garrafas, papel, lonas. “Vamos aproveitar para também orientar os moradores da importância de manter sempre o quintal limpo”, disse a secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento.

Os trabalhos serão coordenados pela Vigilância Epidemiológica, na pessoa da enfermeira Naira Janaina de Deus e também pelas enfermeiras Samantha Del Negro e Sandra Marques.

A população deve se mobilizar e colocar para fora de casa todo material que não tem utilidade e que possa acumular água. “Mas não vamos recolher materiais de podas de árvores e construção”, alerta Samantha.

Datas e locais:

Dia 12 (Segunda-feira): Bairro Laranjeiras, José Augusto e Houssume;
Dia 13 (Terça-feira): Parte do Centro – Compreende da avenida Samira Zhar até a rua Olavo Bilac;
Dia 14 (Quarta-feira): Outra parte do centro – Compreende da rua Olavo Bilac até a avenida José Luciano, além dos bairros Paulo Sérgio e Musa Telles;
Dia 15 (Quinta-feira): Bairros Leão I e II, Conjunto Alípio, Chequir Abud, Alvorada e novo Alvorada;
Dia 16 (Sexta-feira): Bairros Nova Iorque, Olga Benário e Nelson Borges (220 casas).

Estamos eliminando todo e qualquer objeto que poderá favorecer para o foco de proliferação do mosquito. "Atuamos na luta contra o mosquito, mas é de suma importância a participação ativa da população para que não deixem água parada nem locais propícios para acúmulo" diz o coordenador.

A Secretária de Saúde Cileide Cabral fez questão de reforça que as ações não param por ai, pois com frequência as equipes responsáveis estarão atentas com as visitas domiciliares, informativos de conscientização e prevenção que alertam a população.