Sábado, 23 de Junho de 2018
 

Descarte irregular de lixo é crime e gera multas

Em Andradina a multa por jogar lixo em locais impróprios é de 10 a 50 UFMs, mais 50 UFMs por m³ de material depositado

Andradina - Preocupação constante de uma sociedade saudável e pujante como a andradinense, a manutenção e a sustentabilidade do ecossistema e meio ambiente, tem sido pauta prioritária do Governo Municipal.

Tanto que tem mantido, criado e efetivado ações e políticas especialmente desenvolvidas para proteger e garantir direitos fundamentais para a presente e futuras gerações. Entre elas a implantação do Ecoponto, a educação e a conscientização ambiental nas escolas e também o sucesso da coleta seletiva de lixo.

Também está em vigor a Lei Municipal N° 3.301/2016, que proíbe qualquer pessoa jogar, deixar, colocar ou praticar qualquer ato que implique depósito de lixo, materiais inservíveis e recicláveis em áreas públicas e terrenos particulares.

Como ressalta o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Gotardo, a multa prevista na Lei é de 10 a 50 UFMs (Unidade Fiscal do Município), mais 50 UFMs por m³ de material depositado (O valor de cada UFM é de R$ 25,63). “Alertamos aos munícipes para que não joguem lixo em locais impróprios”.

Vale lembrar que é considera lixo, para os fins desta Lei, qualquer espécie de papel, plástico, resíduo de construção civil, resíduo de poda de árvores ou material capaz de gerar poluição ou degradação do meio ambiente, ainda que em grau mínimo. Denuncias podem ser feitas pelo telefone (18) 3723 6292.

O Ecoponto do Governo de Andradina é um local de entrega voluntária de resíduos de construção e demolição (ex: entulho, cimento e azulejos), volumosos (ex: madeira, móveis velhos, sobra de podas) e recicláveis (ex: metal, papel, plástico, vidro). No Ecoponto não podem ser entregues lixo orgânico, hospitalar, industrial, cargas predominantes de gesso, espelhos, lâmpadas, pilhas, baterias e telhas de amianto.

Existe um limite diário de um metro cúbico por pessoa (equivalente a uma caixa d’água de 1000 litros ou a 25% de uma caçamba). Para maiores quantidades e para profissionais e empresa do ramo de transporte e coleta de materiais inservíveis deverão ter cadastro prévio da Secretaria.

O Ecoponto está instalado ao lado da Usina de Reciclagem, na estrada Maravilha, e os materiais podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h das 18h e aos sábados até o meio-dia.

Lixo eletrônico

São considerados lixos eletrônicos o descarte de aparelhos de telefones, computadores, televisores, máquinas e todos os produtos que utilizam algum sistema de energia. O agendamento para a coleta pode ser feito pelo telefone (18) 3723 6292.

O cidadão também pode fazer a entrega diretamente na sede da Secretaria, a rua Guiomar Soares de Andrade, ao lado do Horto Educacional.