Sexta-feira, 26 abril 2024
 
Facebook

Secretaria de Saúde realiza quase 150 cirurgias de catarata em um ano

Castilho – A emoção de ter a visão restabelecida foi experimentada por 144 castilhenses só neste ano. São pacientes que se submeteram a uma intervenção cirúrgica no olho para remoção de catarata. Algumas dessas pessoas estava há anos com a visão prejudicada e que foi completamente restituída graças ao investimento da Secretaria Municipal de Saúde. Esse número ainda pode aumentar, já que há outros agendados para o mês de dezembro.

De acordo com a secretária Janini Nascimento, de janeiro a novembro de 2017 foram atendidas pelo menos 60% das pessoas que estavam na fila de espera. “As cirurgias foram feitas todas no AME em Andradina, mas pagas com nossos recursos”, explicou Janini.

O desejo da secretária é zerar a fila de espera por essa cirurgia, mas ela acredita ser um pouco difícil devido a demanda. “Temos muitos diabéticos e idosos, sem contar que também sempre aparecem novos pacientes”. Para esse ano ainda estão previstos mais 80 testes de retina em parceria com o AME. Nenhum desses procedimentos tem custos para os pacientes.

Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer.