Quinta-feira, 25 abril 2024
 
Facebook

Mulheres buscam renda extra por meio de oficinas do CRAS

Castilho – Ane Michele Pereira confessa estar cada dia mais motivada em busca de uma renda extra para seu lar. Ela é uma entre dezenas de castilhenses assistidas pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), e que participam mensamente das reuniões do programa Renda Cidadã. Aliás, são justamente por meio dessas reuniões que a prefeita Fátima Nascimento tem possibilitado capacitação aos beneficiários de programas sociais.

“Eu aprendi a fazer sabão e já estou vendendo. Estou pegando até encomendas das amigas e ganhando um dinheirinho extra”, comemora Ane Michele durante uma dessas oficinas. Margarida Lopo, assistente social que acompanha de perto as oficinas do CRAS, diz que várias outras mulheres do grupo também tem se beneficiado dessas oficinas.

Além do sabão líquido, o grupo ainda aprendeu todas técnicas necessárias para produção de Danete caseiro. “Fica gostoso igual o do mercado”, disse uma outra participante. As oficinas são ministradas pelo professor Frederico Donadelli. Com uma linguem bastante didática e pedagógica, o professor ensina passo a passo cada detalhe das produções.

Para não perder nenhuma dica, as alunas estão sempre atentas com um caderno e caneta na mão. Quando surgem dúvidas, as mesmas são respondidas na hora. Como forma de interagir ainda mais com o público, o professor sempre faz questão pedir auxílio para alguma delas. “Preciso de alguém que encha o balde de água...Preciso que alguém mecha aqui....Vocês podem contar comigo quantos litros de água vamos colocar”?

Os cursos de capacitação são específicos para famílias de baixa renda. Mas nada impede que outras pessoas também possam participar. Porém, os interessados devem procurara a sede do Fundo Social de Solidariedade e manifestar o desejo em um dos cursos.