Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Festival de Pipa abre festejos de Castilho sábado no estádio

Castilho – O projeto “Pipa na Escola” desenvolvido todos os anos pela EMEF Dr.Youssef Neif Kassab servirá este ano como referência para os festejos dos 64 anos de Castilho. No próximo sábado será realizado o Festival de Pipa a partir das 9h da manhã no estádio municipal Waldomiro Moreira de Aguiar.

Além de ser uma atividade alusiva ao aniversário da cidade, a rede pública municipal de Ensino vai aproveitar a ocasião para desenvolver o projeto Família na Escola, como forma de motivar a participação dos pais com seus filhos.

Mas de acordo com a secretária municipal de Educação, Tania Nascimento, algumas escolas vão desenvolver esta atividade entre pais e alunos dentro da própria unidade. Um dos principais objetivos desse projeto é promover maior interação entre escola e família, contribuindo assim com entrosamento e relação de professores e responsáveis por alunos.

Pioneiros

Esta ação de confeccionar pipas faz parte do projeto pedagógico da própria escola Youssef Neif Kassab. Os professores desenvolvem o programa em duas partes. Primeiramente trabalham em sala aulas teóricas sobre o surgimento da brincadeira infantil que ultrapassa gerações. Em seguida, os alunos desenvolvem atividades de desenhos e quadros que abordam os mais variados e estilos de pipas. A culminância do projeto se dá com a parte prática quando os pais são convidados para confeccionar junto com os filhos, sem deixar que a tradição seja esquecida.

Jogo limpo

As crianças serão motivadas a soltar pipa sem usar de recursos que possam causar acidentes como é o caso do cerol. O produto de fabricação caseira, numa mistura de cola com caco de vidro, visa tornar a linha da pipa totalmente afiada para cortar as outras linhas. Para que a brincadeira permaneça sadia, será enfatizada a campanha educativa “Solte pipa com segurança. Solte pipa sem cerol!”.