Governo do Estado inicia campanha obrigatória de atualização de rebanhos
Produtores devem
informar não apenas as espécies bovinas de sua propriedade. Criações de
abelhas, peixes e ovelhas, por exemplo, também devem ser atualizadas
Castilho - A vacinação contra a Febre Aftosa não é mais obrigatória no Estado de São Paulo. Porém, desde quarta-feira, 1º de maio todos os produtores rurais estão obrigados a atualizar seus rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE).
A Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Governo de SP informou que os proprietários devem declarar todas as espécies, além dos bovídeos, presentes em suas propriedades. O prazo de atualização iniciado ontem, termina no dia 07 de junho.
“O que o produtor precisa entender é que essa campanha de atualização não é apenas para os rebanhos. Também é obrigatória para todas as espécies existentes na propriedade, ou seja: bovinos, equinos, bubalinos, ovinos, suínos, galináceos, e até mesmo, peixes e abelhas”, explica a secretária municipal de Agricultura, Rejane Flor.
Como atualizar
A declaração pode ser feita diretamente no sistema GEDAVE, acessando o link: https://gedave2.agricultura.sp.gov.br/. Outras formas de efetuar a declaração são:
Pessoalmente, na Unidade de Defesa Agropecuária de Castilho, localizada na Av. Samira Zhar, 418 – Centro (Casa da Agricultura). Telefone: (18) 3741-1194;
Por e-mail do formulário que está disponível em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/atualizacao_rebanho.pdf.
Como utilizar o
Gedave
Para orientar o produtor nesta nova etapa, a Defesa Agropecuária está disponibilizando tutoriais sobre a Declaração de Rebanho no GEDAVE 2.0, que você pode assistir acessando o link: https://youtu.be/cx0uGGhmrgE.