Quinta-Feira, 2 de Abril de 2020
 

Centro Paula Souza abre inscrições para Ensino Médio EJA a distância

(Foto: Divulgação)

Aulas do Ensino Médio para jovens e adultos são totalmente online, apenas os exames devem ser feitos presencialmente

Voltado a maiores de 18 anos que não conseguiram concluir o Ensino Médio em idade escolar, curso é totalmente online e gratuito

Começam amanhã (14) as inscrições para o Ensino Médio a distância na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Paula Souza (CPS). As aulas são totalmente online e representam uma alternativa prática para quem não tem certificação de nível médio e pretende fazer um curso técnico ou ingressar no Ensino Superior. Não há limite de vagas e não é necessário participar de processo seletivo. A inscrição é gratuita. O prazo termina dia 28 de janeiro.

O interessado deve ter mais de 18 anos e apresentar certificado de conclusão do Ensino Fundamental. Para se inscrever, é necessário fazer um pré-cadastro online e depois encaminhar cópias autenticadas da documentação por correio.

A formação é oferecida na modalidade de Educação a Distância (EaD), no modo autoinstrucional, em que o participante estuda por conta própria, sem acompanhamento de tutores. O material didático inclui agendas de estudo com vídeos, textos e exercícios com correção comentada à disposição do estudante no ambiente virtual de aprendizagem.

Novidade

A versão 2020 do curso teve seu modelo atualizado. O conteúdo está dividido em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Também é oferecido o idioma espanhol como disciplina optativa. O aluno conclui o curso após aprovação nos exames presenciais e recebe o certificado do Ensino Médio.

As provas são aplicadas três vezes por ano em quatro Escolas Técnicas Estaduais (Etecs): Etec São Paulo (Capital, no bairro Bom Retiro), Etec Bento Quirino (Campinas), Etec Fernando Prestes (Sorocaba) e Etec Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto). Além do Ensino Médio EJA, o CPS oferece outras opções de formação a distância em diferentes níveis.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 85 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.