Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Caminhada pela vida e palestras trazem conscientização no Setembro Amarelo

Eventos estão sendo realizados pela Secretaria de Saúde

Andradina - A Secretaria de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina realizou a 3ª Caminhada pela Vida em alusão a campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, na manhã desta quarta-feira (18). A saída aconteceu da Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade se seguiu até a Igreja Nossa Senhora das Graças.

O evento contou com a presença dos secretários de Saúde, Farid Haddad, de Esporte, Lazer e Juventude, Manoel Messias de Almeida (representando a prefeita Tamiko Inoue), de Cultura, Marinalva Pereira, de Promoção e Assistência Social, Sandra Pereira, da presidente do Fundo Social, Mirtes Kobayashi, e da educadora de Saúde, Eloá Pessoa.

E ainda do governador do Rotary Internacional, Antonio Caballera e representantes da entidade, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de alunos da Emef “Anna Maria Marinho Nunes”, e 50 atiradores do Tiro de Guerra 02/007, entre outras autoridades. “Esta caminhada é uma das atividades de prevenção e conscientização deste mês que é a favor da vida, lembrando que nossa Secretaria trabalha o tema o ano todo em nossas Unidades”, comentou Farid ao agradecer a presença de todos.

As atividades foram iniciadas com dois bate-papos, na segunda e terça-feira, com a temática “O que é suicídio? E qual a relação do suicídio com a saúde mental? Explorando todas as questões referentes aos mesmos”, direcionado pela Dra. Fernanda Ramos Serizawa.

As palestras foram realizadas no CAPS I. O tema abordado esclareceu sobre o que é suicídio, quais as causas do problema e a importância de estar atento ao sofrimento do outro. Além disso, foi debatido sobre a relevância de trabalhar a saúde mental, não só nessa época, mas sim durante o ano todo.

A semana encerra com mais duas palestras. Com o tema “Todos Pela Vida”, na quinta-feira (19), os convidados são Dr. Marcelo Zampelo, Dr. Júlio Galbes e Pr. Jetro Paiva. Já na sexta-feira (20), os palestrantes serão Dr. Thallew Caldato, Bianca Gomes e Caroline Esteves. Ambas serão realizadas na Praça CEU das Artes, às 13h30.

O Setembro Amarelo foi instituído com o propósito de prevenir e reduzir o número de suicídios no país, além de alertar a população sobre esse problema. O dia 10 desse mês é celebrado oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, intensificando-se durante setembro.