Domingo, 25 de Agosto de 2019
 

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Lava Jato

Procuradores desconfiaram de empreiteiro pivô da prisão de Lula, indicam mensagens. Ex-presidente da OAS que incriminou líder petista no caso do tríplex foi tratado com descrédito ao negociar delação premiada.

Opinião dos internautas

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Biozzibr Elisabeth

O povo brasileiro não ficou milionário nos últimos anos porque o PT roubou tudo. Agora a vida vai melhorar. Com o fim da corrupção, todos poderão circular sem medo em seus carrões com janelas abertas. O salário mínimo será de 1000 dólares. Imóveis não precisarão mais de título de propriedade, somente comprovação de frequência ou ocupação. E a justiça será imparcial mesmo que os réus sejam pobres.

Alexandre Matone

O Gleen Greenwald parece um novelista da Globo em ação! A cada vez, ele muda as mensagens, que saem com personagens e datas diferentes. Parece aquele episódio de Game of Thrones que saiu com uma caneca de café do Starbucks. O cara é um barato! Vai se dar mal; muito mal!

Stefano Domingues Stival

Sim, ele e os já mais de 40 repórteres que atestaram a veracidade das mensagens...de onde você veio, da lua?

Claudio L Rocha

Estas apoiando algo que um dia poderá se virar contra o sr., tudo porque condenou o PT/Lula. O que ontem ocorreu é o mesmo que aplaudir médico que assassina pessoas. Que isso sr., isso é loucura, apoiar um juiz porque demonstrou ter lado, e condenou quem não gostava, olhe os fatos. Se imagine em um litígio o sr. perde e vem a saber que o juiz traçou estratégias com o outro lado contra o sr., e já tinha a sentença antes mesmo das audiências porque não gostava do seu jeito.

Alexandre Matone

É curioso que a Folha não comentou nada sobre esse assunto, que saiu detalhado na revista O Antagonista. Esse silêncio é sintomático...

Antônio João da Silva

O MPF tornou-se um partido político de ideologia de direita dentro do Estado brasileiro, é o uso inescrupuloso do aparelho de estado para fins de implantação de uma ideologia. Justiça e verdade, só as que lhe são convenientes.

Rafael Bluhm

É importante, visando transparência e honestidade intelectual para com o leitor, que a FSP publique quais provas pesam contra Lula no caso em pauta. Seria apenas a palavra de Léo Pinheiro? Não há qualquer materialidade (documentos físicos ou digitais, mídia, etc.) que corrobore as declarações que Léo proferiu em troca de leniência?

Biozzibr Elisabeth

Claro que não há provas. O Jornal Nacional criou um factóide acho que em 2010 citando um "comprador ilustre" de um apartamento no Guarujá. Essa foi a "deixa" para toda essa farsa. Que eu saiba, para ser considerado dono de um imóvel é preciso registrá-lo em Cartório, além de frequentá-lo, é claro.

Alexandre Matone

"Após o site 'The Intercept Brasil' divulgar novos vazamentos na madrugada de hoje, o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) afirmou, pela primeira vez, que informações foram manipuladas e que as mensagens 'não são autênticas'. O ex-juiz baseou suas declarações em um texto do site 'O Antagonista' que apontou erros na reportagem do Intercept." - Uol notícias - 29/6/19.

Stefano Domingues Stival

Faz comentários dos seus próprios posts, imagino que os dois likes que estão aí devem ser de sua autoria, deve ter duas contas para fazer likes diferentes para si mesmo. Sugestão: faça duas ids, uma Bozó e outra Lulista, daí faça uma discussão acirrada entre as duas, vai ser um sucesso!

Alexandre Matone

A batata de Gleen Greenwald está assando!

Alexandre Matone

"Em seu Twitter, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no MPF em Curitiba, disse que as mensagens vazadas "já acumulam diversas evidências de adulteração, além de serem produto de um crime cibernético" - Uol notícias - 29/6/19.

Alexandre Matone

A "baked potato" do Gleen Greenwald está assando!

Alexandre Matone

Correção do título: "Lava Jato pode ter desconfiado de empreiteiro pivô da prisão de Lula, indicam supostas mensagens".

Plinio Góes Filho

Folha, cadê o meu comentário? A turma da 'moderação' não trabalha no domingo? Solta aí esse trem! Obrigado!

Rômulo Menezes Ferreira de Lima

Respeito aos que não concordam com as políticas do PT e Lula, mas será que é tão difícil enxergar o óbvio? Aceitem que um Grupo pertencente à Operação Lava Jato cometeram ilegalidades para condenar uma pessoa e ainda tiveram a capacidade de condenar sem provas, isso é simplesmente um absurdo.. Saiam do senso comum e vamos para o lado mais crítico, mesmo que esse lado fira sua convicções! STF tenha coragem de honrar a CF e anule esses vergonhosos processos!!

Tersio Gorrasi

Já está circulando no twitter um vazamento do intercept onde afirmam que estava tudo errado e foi adulterado. Então, não existe liberdade de expressão e informação do outro lado também? Demorou um pouco, mas o vaza a jato já está começando a desmoronar. O tiro acaba saindo pela culatra.

Maria Edna de Abrantes Fernandes

Esse Jornal está prestando um desserviço à Nação. Não se trata de réu indefeso, sem recursos para patrocinar defesa. Em favor do réu foi exercida a defesa em exaustão, igualmente o devido processo legal respeitado. Foram incapazes de refutarem as provas. Agora, tentam impunidade dos réus do colarinho branco através de teorias conspiratórias? Vergonhoso.

Rafael Bluhm

Maria, não defendo (nem condeno) ninguém a priori. Mas me causa espanto nas reportagens que, em nenhum momento, seja apresentada alguma prova concreta que tenha embasado a condenação. Somente se lê sobre delações, nunca sobre a existência de documentos, áudios, etc. que corroborem as delações. Lembrando que vieram de réus que as barganharam por redução das próprias penas, a ausência de materialidade seria gravíssima, e inaceitável sua validação pela segunda instância.

Wilson Oliveira

Reservar um apartamento por prazo indeterminado só na Bancoop e Oas, vantagem p/poucos. As mensagens divulgadas atestam a lisura do trabalho investigativo da PF, do MPF, da PGR e da Receita. Seu resultado está previsto no Código Penal, em seu artigo 317, que define o crime de corrupção passiva como o de "solicitar ou receber, para si ou para outros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem."

Hildebrando Teixeira

A Petezada e o Verdevaldo armaram e se deram mal, kkkkkk! E vida longa à Lava Jato, que cortou o barato da bandidagem!

Stefano Domingues Stival

É chá de cogumelo? Não é possível que acabamos de ler a mesma matéria.

Paulo Aguiar

A partir do momento que simpatizantes de Sergio Moro admitem que ele é parcial mas que isso foi necessário para prender o Presidente Lula, sepulta-se de vez o Estado de Direito no País.

Claudio L Rocha

É preciso entender que estamos nas mãos dessa gente que hoje esta nas ruas apoiando esse grupo que manda no Pais, defendem que a lei seja desrespeitada de acordo com ator político e as conveniências, isso acaba com qualquer Pais. O desempregado, estudante, povão precisa sair de frente ao computador, e fazer como eles, formar grupos nas redes sociais, convocar e encher as ruas a cada 30 dias, senão estamos fritos. Destruíram lei trabalhista, congelaram verba educação/saúde, querem agora previdência.

Paulo Costa

Farsa do intercept revelada. Cadeia para Gleen e David.

Claudio L Rocha

Veja estadão, folha, Reinaldo Azevedo o criador do termo petralha, Raquel Sherazade, e o próprio jornalista que ganhou vários prêmios no mundo (pullizer) estão todos enganados e contra o status de poder que tomou conta do PAI com a lava jato que essa turma ai nas ruas hoje apóia. E então docilmente colocam jogam suas reputações para noticiar mentiras sem comprovação. A folha tem mais de 100 anos, Ah para! Vocês precisam acordar.

Claudio L Rocha

Esse pessoal na rua não esta defendendo a lava jato, ou combate a corrupção, mas os métodos usados por agentes públicos, pagos regiamente com dinheiro de imposto, que usaram do poder de estado para destruir a cúpula de um partido político por ser de oposição. Isso se chama perseguição política. Na verdade hoje agem como algozes do povo brasileiro desempregado e sofrido, deveriam estar defendendo a justiça não justiciamento, o respeito à lei, a apuração dos fatos expostos pelo intercept.

Rita de Cassia

“Destruir a cúpula de um partido político por ser oposição “? A cúpula desse partido político foi destruída, por si própria, quando do Mensalão. Pré Moro, para que fosse aprovada uma outra reforma da previdência. A Heloísa Helena, então senadora, sabia. Abandonouu o senado chorando, choro verdadeiro. Era honesta ...

Leão Machado Neto

É óbvio que a Lava Jato visse com desconfiança esse cara e todos os outros delatores, porque, afinal, eram todos suspeitos de corrupção.

Hildebrando Teixeira

Léo Pinheiro apostou que a Lava Jato seria outra Castelo de Areia e que no fim seria como sempre foi em todas as operações contra corruptos graúdos, achou que o Governo PeTralha fosse abafar a Ópera e que ele ficaria bem na fita. Errou feio e se deu mal, quebrou a cara e quando decidiu delatar a Lava Jato já se sabia de quase tudo, a não ser alguns "detalhes" sobre o chefe da Orcrim.

Stefano Domingues Stival

Não é cogumelo, não, é beladona, ou os dois juntos. Só uma coisa muito forte explica delírio assim tão contundente.

Wilson Oliveira

Chega de hipocrisia, é um fato incontestável que políticos e empresários se aliaram para saquear o país, e, subvertendo a lógica comum, exemplares funcionários públicos da PF, MPF, da PGR e da Receita, cansados de enxugar gelo resolveram impor a lei para todos, mesmo observando questões de foro privilegiado e outras excrescências legislativas criadas em causa própria por nossos legisladores.

Claudio L Rocha

Neste momento essa gente são os algozes de mais de 220 milhões de brasileiros, apóiam o status que destruiu empresas e desempregou milhões de brasileiros, destruiu lei trabalhista, congelou dinheiro para educação/saúde, e querem a previdência publica. Estão ai apoiando pessoas que usaram o poder de estado a eles confiado para praticar perseguição política, Deveriam se perguntar se gostariam de num litígio encontrar julgador com esse comportamento.

José Antônio do Carmo

Moro atuou como Procurador e não como Juiz isento em todo o procedimento contra Lula. Isto está mais que provado. E seu ato mais doentio foi condenar o Presidente a nove anos e meio, numa clara intenção de geração de memes com os dedos de Lula. Ultrapassou todos os limites de cinismo.

Cláudinei Belisário Da Silva

Li toda a reportagem, não vi em nenhum momento tentar inventar fatos, o que notei foi claramente um esforço para fazer os envolvidos falarem toda a verdade. Mais do que nunca parabenizo toda a equipe!!

Rodolfo Maia

A verdade que se queria ouvir. Não tape os ouvidos ou os olhos pro que está muito cristalino. Um delator querendo se livrar da pena que não apresentou prova material alguma. Essa fragilidade foi reconhecida pelo próprio Deltan às escondidas pro seu grupo e Moro enquanto pro público geral fez aquele powerpoint que é o completo oposto. Nem sei por que me esforço aqui, cada dia que passa fica mais difícil brigar com os fatos que aparecem.

Plinio Góes Filho

Uma das mais irrelevantes reportagens já publicadas pela Folha de S.Paulo. Se lidar com marginal fosse igual a confessionário, o jornal deveria procurar furos na paróquia do bairro, não no mundo do crime que, como repete enfadonhamente o Reinaldo Não-Há-Provas Azevedo, exige a adequação legal para condenação, não a eterna misericórdia do Altíssimo. Lamentável. Leitores têm o direito a uma informação de qualidade, não empulhação travestida de notícia.

Maria Fernandes

Desde o início das investigações da Operação Lava Jato, penso que os maiores vilões da corrupção em nosso País, estão levando a melhor! Delação premiada, liberdade, para quem são os principais culpados da corrupção? Como? Os corruptores, Empreiteiras e a fins, foram privilegiados pela Lava Jato! Como garantir ser verdade a confissão feita, sem provas, por quem verdadeiramente roubou os cofres públicos???

Paulo Roberto Hasse

O juiz Moro e equipe Lavajato acabaram com a farra dos corruptos com provas irrefutáveis , para alegria do povo brasileiro de bem. Como não conseguem refutar as provas, estão tentando achar alguma ilegalidade.

Renilson Júnior

Apoio a Lava-jato e o combate à corrupção, mas não desse jeito, como se tivéssemos voltado à idade média e à inquisição, condenando pessoas sem provas ou através de confidências forçadas para se escutar o que se queria ouvir, como fizeram com o Léo Pinheiro para incriminar Lula; com um juiz-perseguidor, que não lê os fatos, mas que produz os "fatos" para caberem no seu objetivo, que é a condenação, a fogueira...

Miguel Neto

A cada página virada percebe-se que a República de Curitiba agia acima da lei. Lula nunca foi tratado como suspeito e sim como condenado. Sua defesa falava para as paredes enquanto Moro planejava como usá-lo para seu projeto de poder. O STF errou quando decidiu não intervir quando podia. Agora todo o trabalho da Lava jato corre risco por conta do egocentrismo desses homenzinhos de Curitiba.

Rodolfo Maia

Não só isso, Miguel. A imagem do Ministério Público e da Justiça, que tem muita gente genuinamente com espírito público, está chamuscada. Nem STF, nem CNJ e nem CNMP fizeram nada. E ainda ter que ouvir do atual presidente do STF que as instituições estão funcionando é um escárnio. Olha a bagunça que esse funcionamento produziu.

Jose Neuman Neiva

Cancelando minha assinatura nesse jornal. É muita cara de pau tratar invasão de telefones como uma fonte. É crime FSP.. Foi o diretor morrer e vocês viraram isso. Nojo..

Bianca Fragata

Alguns cancelam enquanto outros assinam exatamente pela verdade que a Folha está expondo. Eu sou uma delas, assinei após a parceria com o Intercept em honra ao jornalismo de qualidade.

Renilson Júnior

Melhor cancelar mesmo, pois mal sabe o que é jornalismo e quais são os direitos constitucionais garantidos a jornalistas, como proteção ao sigilo da fonte e liberdade de imprensa. Aproveite e leia também sobre o caso Watergate e o caso Snowden para descobrir o que é jornalismo de verdade. Já se prefere publicidade governamental ou partidária, vá ler o antagonista mesmo.

Rui Izukawa

Porque FSP Continua divulgando essas mentiras? O próprio Glenn Greewald confessou publicamente que as conversas são editadas, ele muda os interlocutores a todo momento, muda as datas, os diálogos, tudo isso não passa de mera ficção. O fato de diálogos com jornalistas confirmem seus diálogos não quer dizer absolutamente nada. A edição dos diálogos criminosamente hackeados é seletiva. Parem de passar vergonha!

Rui Izukawa

Sabr Biten a senhora mesmo confirma que Glenn Greewald edita seus vazamentos e coloca o que quer. Se muda o nome das pessoas, muda qualquer coisa. GG não faz jornalismo, está tentando desmoralizar sem sucesso a Lava Jato com fins políticos. Ele é um militante fantasiado de jornalista. Quanto à análise da FSP, que compara com mensagens de jornalistas, é brincadeira. A edição é seletiva. Obviamente mantém o que interessa para dar ares de credibilidade, não comprova nada.

Jarbas Vasconcelos

Acabou a farsa. Moro é um bandido. "Ao Correio Brasiliense, um dos procuradores que estava no grupo em que ocorreram as conversas, disse, sob a condição de anonimato, que os trechos divulgados são verdadeiros. "Me recordo dos diálogos com os procuradores apontados pelo site"".

Sabrina Bitencourt

Gostaria que me mostrasse onde o Glenn disse tudo isso que você fala. As mensagens do Telegram constam os números de telefones dos locutores, portanto, para que os números não sejam expostos nas reportagens, ele os substitui pelo nome. Mas como a Folha mesmo diz no fim das reportagens, todo o material foi analisado e não há indícios de fraude no conteúdo. Acho que é você quem está passando vergonha.

Luiz Goes

Os procuradores; claramente, forçaram a mudança de versões do dito delator até acharem aquela que mais interessava politicamente. Qualquer um faria tais alterações na delação para serem beneficiados. Quem defende este tipo de conduta, as ações do moro na verdade estão ė cansados de perderem as eleições. Por sinal, tem o dedo podre. O Lula deveria ser solto imediatamente. Se fosse qualquer outro político da direita que tivesse neste processo já estaria solto.

Rui Izukawa

Sério você defende Lula e ataca Sérgio Moro? Você se da conta do absurdo?

Valdeci Gomes

Há fortes indícios de prova forjada, e isso é grave. Moro disse que não havia prova forjada e mentiu de novo, e mente descaradamente, pois é sua única defesa.

José Gomes

Vocês afirmam categoricamente que não detectaram nenhum indício de que o material possa ter sido adulterado. Ontem se mostrou que as últimas mensagens divulgadas continham tantos erros factuais que indicavam claramente adulteração das mesmas. Vejam reportagem na Crusoé e a declaração da ANPR. Pelo jeito este jornal 'comprou' a idéia de que o conteúdo é verdadeiro e irá ignorar qualquer indício de fraude, por mais gritante que seja. Esta atitude é contra o bom jornalismo.

Jarbas Vasconcelos

Acabou a farsa. Moro é um bandido. "Ao Correio Brasiliense, um dos procuradores que estava no grupo em que ocorreram as conversas, disse, sob a condição de anonimato, que os trechos divulgados são verdadeiros. "Me recordo dos diálogos com os procuradores apontados pelo site"". O Crusoé é um site da extrema-direita. Não houve adulteração alguma. O que houve foram erros de edição que prontamente foram corrigidos. Nada que abale a vaza-jato.

Manoel Passos

Tudo isso que a Folha está montando é uma grande farsa para tirar o Lula da cadeia. Não existe hacker obtendo conversas dos procuradores nos celulares, pois o Telegram já disse que seu sistema é inviolável e afirmou que tudo desaparece dos celulares quando as pessoas deixam de usá-lo por mais de seis meses. O Gilmar propôs logo liberar o Lula da cadeia, mas fica a pergunta: por que o Gilmar está unido ao Levandowsky ?

Max Morel

No caso do Triplex outras testemunhas corroboraram com o que disse o ex diretor Leo Pinheiro. Eu vi e ouvi o ex Síndico e o pessoal que acompanhou a obra. Claro ficou que o triplex era para o ex-presidente.

Wilson Oliveira

Reservar um apto por prazo indeterminado só na Bancoop e Oas, vantagem p/poucos. As mensagens divulgadas atestam a lisura do trabalho investigativo da PF, do MPF, da PGR e da Receita. Seu resultado está previsto no Código Penal, em seu artigo 317, que define o crime de corrupção passiva como o de "solicitar ou receber, para si ou para outros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem."

Argemiro Dias

O empreiteiro simplesmente pensou que podia enganar a Lava-Jato e ainda assim obter benefícios. Só passou a falar a verdade quando percebeu que seu joguinho não ia funcionar. Isso é tudo.

Juarez Araujo

O empreiteiro não enganou a lava jato, mas percebeu que ia se livrar ,se falasse o que o moro queria que o mesmo falasse. Moro só confirma que não era o Juiz, mas o delegado que operava a lava jato.

Bom dia, leitor!