Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019
 

Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo, agora emite Atestado de Antecedentes Criminais

O atendente virtual Poupinha, do Poupatempo, acaba de ganhar uma nova função para facilitar a vida dos cidadãos. Agora ele ajuda as pessoas com Carteira de Identidade (RG) do Estado de São Paulo a tirar o Atestado de Antecedentes Criminais pela internet. O documento é emitido na hora e enviado no formato digital por e-mail, sem nenhum custo.

O Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), e atende 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Ele agenda horário para quem precisa ir a um dos 72 postos fixos do Programa Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo.

Em pouco mais de dois anos, desde que entrou em operação, o robozinho do Poupatempo já trocou mais de 266 milhões de mensagens e realizou 11,2 milhões de agendamentos de horários para pessoas que precisaram ir ao Poupatempo. Ele atende em linguagem natural, por meio de uma caixa de diálogos (chat), e chega a ser confundido com um atendente humano: já recebeu mais de 1,3 milhão de mensagens de respostas simpáticas contendo expressões como 'Obrigado' ou 'Deus te abençoe'.

A nova funcionalidade do Poupinha é parte da estratégia do Poupatempo de facilitar cada vez mais a vida das pessoas, oferecendo serviços por canais eletrônicos. Assim as pessoas economizam tempo e podem concluir o atendimento virtualmente, sem necessidade de atendimento presencial. "Trabalhamos para incluir cada vez mais serviços nos canais eletrônicos, aproveitando as novas tecnologias para aproximar o Estado do cidadão", afirma Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Governo de São Paulo que faz a gestão do Programa Poupatempo.

Para tirar o Atestado de Antecedentes com o Poupinha é necessário fazer cadastro no Portal do Poupatempo. O cidadão cadastrado tem acesso a outros serviços online, como consultas de agendamentos ou do setor de Achados e Perdidos e formulários do Serviço de Investigação e Reconhecimento de Paternidade. "O Poupinha usa inteligência artificial e está aprendendo novos serviços", acrescenta o Mascellani Neto.

Outros canais eletrônicos usados pelo Poupatempo são o aplicativo 'SP Serviços' e os totens de autoatendimento espalhados em postos e também em estações de trem e metrô, shoppings e supermercados. Os 114 totens instalados desde 2016 já prestaram 643,8 mil serviços. Eles são usados por 1,2 mil cidadãos por dia em média. Já o aplicativo SP Serviços, que fornece informações do Poupatempo e diversos outros serviços de órgãos do Governo de São Paulo, já foi baixado mais de 3 milhões de vezes desde 2017.

Como agendar atendimento no Poupatempo

Para garantir conforto e eficiência nos atendimentos, o Poupatempo atende com hora marcada. O agendamento pode ser realizado pelos seguintes canais de atendimento:

Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;

Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo;

Aplicativo SP Serviços: acesso a informações e serviços pelo celular ou tablet.

Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços em www.poupatempo.sp.gov.br);

Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

De telefone fixo: (11) 4135-9700 - Capital e Grande São Paulo;

0300 847 1998 - demais municípios do estado de SP;

De celular: (11) 4135-9700 - todos os municípios do estado de SP.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Só em 2019, as 73 unidades do Poupatempo prestaram 13,1 milhões de atendimentos até maio. Outros 177,8 mil serviços foram prestados de forma eletrônica, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br. E, além disso, 178,3 mil usuários concluíram serviços nos totens de autoatendimento.

Desde que foi criado, em 1997, o Programa Poupatempo já prestou 578.729.833 (mais de 578 milhões) de serviços aos cidadãos. O número equivale a 12,8 vezes a população do Estado de São Paulo, estimada em 45,5 milhões pelo IBGE.