Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019
 

Circuito Sesc de Artes traz diversas atrações culturais à Ilha Solteira

Ilha Solteira - No dia 05 de abril acontece mais uma edição do Circuito Sesc de Artes em Ilha Solteira. Trata-se de uma programação composta por diversos eventos e ações culturais, que acontecerão a partir das 16 horas, na Praça dos Paiaguás. As atrações contemplam artes visuais, cinema, literatura, circo, teatro e música.

O Circuito Sesc de Artes em Ilha Solteira é uma realização do Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Uma das atrações é a oficina Projeto Catado, de Vânia Medeiros (BA). Nela, os participantes vão criar seu livro de artista, com técnica de encadernação simples de um nó e utilizando fragmentos de textos literários, fotos, fitas adesivas, papéis coloridos, carimbos e material de desenho.

Haverá também a oficina Construção de Autômatos, com Du Salzane (SP), no qual o público vai conhecer alguns princípios mecânicos para ajudar a montar peças em madeira de reuso que funcionam ao girar uma manivela. Já o Instituto Querô (SP) promove Set na Praça, no qual o público vai ver como funcionam os bastidores de uma filmagem e experimentar algumas funções na produção de uma cena.

Além das oficinas, o Circuito Sesc de Artes traz vários espetáculos. Em “100% Loucos”, de Mano a Mano Circus, quatro artistas se reencontram depois de anos e, agora, terão de enfrentar dificuldades e situações surpreendentes para eles e para o público. Haverá ainda o espetáculo teatral “Terra Abaixo, Rio Acima”, com a Cia Cênica, de São José do Rio Preto (SP).

O espetáculo de rua usa o realismo mágico e inspira-se em histórias do noroeste paulista, em especial, a construção da usina de Ilha Solteira, a submersão da cidade de Rubinéia, os personagens do imaginário e das memórias da região.

A música também é contemplada no Circuito Sesc de Artes com a presença do DJ Paulão. Seu som explora as vertentes e ritmos da música brasileira dos últimos 60 anos. E mais: um grande show com a banda baiana Maglore. vCom 10 anos de estrada, a banda apresenta um show em homenagem a Tim Maia. Além de sucessos de seus quatro álbuns, o grupo interpreta canções conhecidas e algumas raridades do pai do soul e do funk brasileiros, porém, adaptadas para a sua sonoridade pop rock com referências tropicalistas e psicodélicas.

Sobre o Circuito Sesc de Artes – A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.