Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019
 

Tamiko acompanha capacitação para plano de ação em barragens

Medidas preveem as ações de respostas rápidas que devem ser adotadas no caso da ocorrência de emergência com as barragens

Andradina - A prefeita Tamiko Inoue participou de reunião de capacitação na Defesa Civil, na tarde de quinta-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Tamiko estava ao lado do chefe da Defesa Civil do município, Fabrício Mazotti, do secretário de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, o tenente-coronel Nilo Alves da Silva, e do secretário de Agricultura e Abastecimento, José Henrique Pastorelli.

Entre os participantes o comandante Interino do 20º Grupamento de Bombeiros e coordenador regional de Proteção e Defesa Civil do Interior - 9 (REPDEC/I-9), major PM Nilton Cesar Zacarias Pereira e a capitã Cíntia Pereira torres Oliveira.

Em pauta a capacitação de uso do software de elaboração dos Planos de Contingência (PLANCON), do Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec). Uma Lei Federal estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB, e a obrigação dos empreendedores de barragens, como é o caso de Andradina, da elaboração dos respectivos Planos de Ação de Emergência (PAE) e do PLANCON.

Segundo explica a prefeita Tamiko, Andradina já possui o PAE de Três Irmãos e elabora o PLANCON. Além de Três Irmãos o plano vai abordar a barragem Nova Avanhandava, que também é área de abrangência do município. “As medidas preveem as ações de respostas rápidas que devem ser adotadas no caso da ocorrência de emergência com as barragens”, comentou Tamiko.

Segundo explica, Fabrício Mazotti, todo trabalho é uma avaliação preventiva. “Já elaboramos o PAE junto à empresa Tijoá Energia, dona da concessão da UHE Três Irmãos sobre de que maneira deve-se agir em situações de desastres ambientais. Agora já estamos finalizando o PLANCON”.