Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019
 

Mutirão de cirurgias rápidas eleva autoestima dos castilhenses

Castilho - Aparecida Maria de Araújo é mais uma castilhense beneficiada pelo mutirão de cirurgias oferecido pela Prefeitura de Castilho. Há seis anos na fila de espera, ela conseguiu a tão esperada operação de Pterígio. “Eu já estava ficando quase cega. Quando soube que teria esse mutirão corri na Secretaria de Saúde e pedi que me incluísse. Graças a Deus fui prontamente atendida”, diz agradecida.

Outro que também ficou grato pelo rápido atendimento foi o servidor público municipal Adenildo Pereira de Souza. Há dois anos estava na fila esperando pela mesma cirurgia que Aparecida. “Era um incômodo muito grande e às vezes até mesmo em tempo nublado tinha irritação nos olhos”, recordou Adenildo.

Além desses dois pacientes, outros oito castilhenses realizaram a cirurgia de Pterígio no mesmo dia, no Instituto da Visão de Andradina, clínica particular e das mais conceituadas da região. Todas as despesas foram pagas pela Prefeitura de Castilho e não custou nada aos castilhenses.

O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea.

Catarata

Outro mutirão do fim de semana passado possibilitou que cerca de 40 moradores de Castilho pudessem ter uma visão mais saudável com a cirurgia da catarata. Esse procedimento já ocorreu na Santa Casa de Andradina, por meio de parceria entre Governo do Estado, Castilho e Santa Casa.

De acordo com a secretária de Saúde, Janini Nascimento, os pacientes foram internados nos quartos da Santa Casa pelo convênio e receberam todos os cuidados acordados pela parceria.

Para a Prefeita Fátima, a Catarata é uma de inúmeras outras cirurgias que ela pretende oferecer aos castilhenses para zerar as filas de espera. “No final desse mês vamos atender outros 90 pacientes em neurologia por meio do CIENSP e vamos chegar a 400 castilhenses atendidos por meio desses mutirões”, destacou Fátima.