Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019
 

Salada de beterraba com maconha e amendoim com cocaína são apreendidos na PII de Venceslau

Os flagrantes foram feitos por Agentes de Segurança Penitenciária durante revista em visitantes antes de entrarem na unidade

Nos dias 16 e 17 de março, estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) registraram tentativas frustradas de inserção de objetos ilícitos nos presídios e que foram barrados durante os procedimentos de revista.

Vale lembrar que os visitantes flagrados são excluídos do rol de visitas e levados à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal.

Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais podendo, ainda, ser instaurados Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.

Sábado-16/03/2019- Penitenciária “Paulo Guimarães” de Lavínia (PIII) - Uma visitante foi surpreendida com 01 (um) aparelho celular introduzido na genitália, dentro de um invólucro confeccionado com fita de alta fusão, papel carbono e grafite em pó. O objeto foi descoberto durante os procedimentos de revista para entrada na unidade prisional através das imagens geradas pelo Boddy Scanner. A mulher foi suspensa do rol de visita e o sentenciado isolado preventivamente em cela disciplinar.

Penitenciária “Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina - Agentes encontraram uma moeda de R$ 1,00 escondida no top da visitante de um sentenciado. O dinheiro foi visto pelas imagens do equipamento de scanner corporal, o que resultou na abertura de Procedimento Administrativo a fim de apurar os fatos, ficando a visitante suspensa do rol de visitas.

Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia (PI) - Por volta das 08h, no momento em que eram revistados os pertences das visitantes para entrada nos presídios, agentes encontraram 03 (três) porções de substância esverdeada aparentando “maconha” dentro de uma vasilha plástica com alimentos. A dona da mercadoria foi suspensa do rol de visitas e encaminhada à delegacia de polícia local, enquanto o sentenciado foi levado ao Pavilhão Disciplinar.

Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau (PII) - Quatro mulheres foram suspensas do rol de visitas e encaminhadas ao plantão policial após passarem pela penitenciária. Uma delas desejava entrar no local e entregar pertences ao companheiro preso, entre eles, uma salada de beterraba. No entanto, em meio ao legume, havia porções de erva com características de maconha. No dia seguinte, outras três mulheres foram flagradas com ilícitos ao tentar visitar os respectivos companheiros na unidade prisional. Duas delas traziam, cada qual, um pacote de amendoim com 224 (duzentos e vinte e quatro) invólucros com substância branca aparentando cocaína. A terceira visita estava com um bolo industrializado que, na verdade, escondia uma substância branca aparentando cocaína.

Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes - Três visitantes do sexo feminino foram surpreendidas tentando entrar com ilícitos na penitenciária, sendo descobertas durante a revista mecânica pelo scanner corporal, que revelou 01 (um) aparelho telefônico escondido nas partes íntimas de cada uma. As mulheres foram conduzidas à delegacia onde foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência, além de serem suspensas do rol de visitas. Também foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os ilícitos.

Penitenciária “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia (PII) - Graças à revista corporal via aparelho de scanner, agentes penitenciários interceptaram cinco mulheres que visitariam sentenciados no presídio neste fim de semana. Três delas traziam, inseridos nos órgãos genitais, um total de 04 (quatro) aparelhos celular e outra portava mais 03 (três) celulares, escondidos em meio a alimentos. Uma última visitante que estava suspensa do rol de visitas desde 26/08/2018 foi surpreendida tentando entrar com documento falsificado (RG) na unidade. Para todos os fatos foram lavrados Comunicados de Evento e os sentenciados isolados preventivamente, além de responderem a procedimentos disciplinares. As mulheres foram suspensas do rol de visitas e levadas com os materiais apreendidos perante a autoridade policial para providências da Polícia Judiciária.

Domingo-17/03/2019-Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis - Através das imagens geradas pelo equipamento eletrônico de raios X durante a revista em vasilhas de alimentos trazidas por uma visitante, Agentes de Segurança Penitenciária encontraram 160 (cento e sessenta) comprimidos azuis, possivelmente utilizados para disfunção erétil e 01 (um) invólucro contendo substância esverdeada semelhante ao entorpecente conhecido como maconha. Diante disso, a visitante foi devidamente cientificada da suspensão do direito de visitação e encaminhada à delegacia de polícia do município de Mirandópolis para as providências legais.

Penitenciária Feminina de Tupi Paulista - Ao submeter os pertences das visitantes à revista manual e mecânica, via aparelho de Raios X, agentes penitenciários lograram êxito em apreender balas do tipo “halls” em embalagem de balas “soft” a fim de tentar burlar a vigilância dos servidores. O material foi apreendido e a mulher suspensa do rol de visitas.

Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis - As companheiras de dois sentenciados tentaram visitar os maridos levando cada uma 02 (dois) micro celulares sem carcaça, inseridos na genitália, mas foram flagradas durante os procedimentos rotineiros de revista. Outra mulher também foi impedida de entrar na unidade com uma embalagem de sabão em pó contendo em seu interior substância semelhante à maconha.

Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste.