Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

Governador do DF anuncia aumento de 37% para a Polícia Civil

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP) parabeniza o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que anunciou nesta terça, 19, a proposta de paridade de salários entre a Polícia Civil do DF e a Polícia Federal após, segundo ele, “uma longa negociação” (inclusive com os sindicatos). O executivo local se dispôs a pagar a correção em seis vezes, ao longo dos próximos três anos.

Aqui em São Paulo, a situação ainda não se alterou. O Delegado de Polícia possui o pior salário de delegado entre todas as unidades da federação. A nossa Polícia Civil perde diariamente bons policiais para outros estados e um dos principais motivos é o vencimento muito aquém do que deveria receber, para todas as carreiras, denotando por parte do executivo um descaso que perdura 24 anos.

O SINDPESP cobra constantemente a valorização do policial civil através, inclusive, de investimento em estrutura e tecnologia. Não se pode mais admitir que a quantidade de cargos vagos seja de pelo menos um terço do efetivo legalmente constituído. Já são mais de 13.500 cargos vazios, 764 somente na carreira de delegado de polícia.

O SINDPESP ainda crê que o governador João Dória cumprirá a promessa de não dar continuidade às políticas de seus antecessores e de fato aja para valorizar a polícia judiciária, a única capaz de desmantelar as grandes quadrilhas e impactar a criminalidade, diminuindo de forma real a taxa de criminalidade em nossas cidades já tão combalidas pela sensação de insegurança.

Que João Doria possa enxergar na atitude de Ibaneis que é possível realizar os ajustes mais do que necessários para valorizar o policial, bastando para tanto realizar um esforço em equipe para encontrar os melhores caminhos, que não prejudiquem nem as finanças nem o bem estar social. São Paulo tem superávit, notícia que o próprio governo divulga, todo ano, em seu site.

O SINDPESP permanece à disposição para apresentar propostas e debater assuntos inerentes à Polícia Civil e seus profissionais, a fim de que haja um equilíbrio e a população possa receber a melhor prestação de serviço na área da segurança pública. Investir na Polícia Civil é investir no bem estar da população, já que o direito à segurança é um dos pilares de todos os outros direitos do cidadão.