Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
 

Prefeita Fátima inaugura Ambulatório Psicossocial em Castilho

Castilho – Com recursos 100% municipal, a Prefeita Fátima Nascimento inaugurou na manhã de sexta-feira, 18, o primeiro Ambulatório Psicossocial de Castilho. “É um sonho que se concretiza. Pois este projeto já estava em nosso plano de governo desde 2016”, relembrou a Prefeita. “Quando assumimos em 2017 não foi possível implantar, em 2018 demos início aos preparativos e hoje, 18 de janeiro de 2019, estamos aqui inaugurando essa importante obra em prol de nossa população”, destacou.

O ambulatório funciona em prédio alugado na rua Tufik Abud, lateral da EMEI Parquinho, centro da cidade. No local atuarão diretamente 11 profissionais e um estagiário. “Teremos aqui fisioterapeuta, assistente social exclusiva, terapeuta, dois psiquiatras, cinco psicólogas e uma profissional de limpeza”, disse Janini Nascimento, secretária municipal de Saúde. Segundo ela, quando iniciou o trabalho de atenção ao público que necessitava de atendimento psicossocial havia apenas uma psicóloga e uma psiquiatra.

“Isso daqui vai ficar dez vezes maior. Hoje temos 250 pacientes adultos atendidos por esta unidade que funcionava dentro do CIS, 60 crianças da rede municipal de ensino, fora as crianças e adultos encaminhados pelo Fundo Social”, informou Janini.

Ela calcula que por mês cerca de 500 pacientes procuram a Secretaria Municipal de Saúde em busca do atendimento, seja pelo psiquiatra, seja pela psicóloga.

A secretária de Saúde explicou sobre o atendimento psicossocial ser em prédio fora do CIS. “É devido a demanda ter aumentado muito e também pela necessidade de priorizar o atendimento reservado a esse público que vimos a necessidade de um local separado”, finalizou Janini.