Sábado, 17 de Agosto de 2019
 

“O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” abre o Festival Cinearte no Cine Paiaguás

Ilha Solteira - Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019, o Cine Paiaguás, mantido pela Fundação Cultural de Ilha Solteira, promoverá o Festival Cinearte. Trata-se de uma seleção de filmes de arte e/ou alternativos, que serão exibidos gratuitamente, sempre às quartas-feiras. A estreia será no dia 16 de janeiro, a partir das 20 horas, com a exibição do longa francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, de classificação 14 anos.

“O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma jovem que cresceu isolada de outras crianças. Adulta, ela deixa seu bairro de origem e vai trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro do seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela a sua visão do mundo.

O longa teve cinco indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original. Ganhou dois prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro Original e Melhor Desenho de Produção. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Audrey Tautou), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.

O Festival Cinearte será realizado até o final de fevereiro. No mês de janeiro, serão exibidos ainda a animação adulta “Anomalisa”, no dia 23; e “O Show de Truman – O Show da Vida”, no dia 30.