Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019
 

Cine Paiaguás exibe dois documentários sobre música na próxima semana

Ilha Solteira - Na próxima semana, o Ponto MIS de Ilha Solteira terá, excepcionalmente, suas sessões na mesma semana. Na quarta-feira, 19, o projeto exibe o documentário “Sintonizah – A Extensão das Ondas do Rádio”. Já na quinta-feira, 20, a atração será “Titãs – A Vida Até Parece uma Festa”. A sessão dupla acontece no Cine Paiaguás, sempre às 20 horas, e encerra o Festival Música.Doc, que exibe documentários sobre música ao longo do mês de dezembro. O Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

Na quarta-feira, 19, o documentário “Sintonizah – A Extensão das Ondas do Rádio” faz um recorte sobre o reggae no Brasil. Foi por acidente que as ondas de rádio jamaicanas atravessaram o mar do caribe e trouxeram o reggae ao Brasil, sintonizados nas rádios do Maranhão. O documentário “Sintonizah” embala o espectador em uma viagem entre Kingston, na Jamaica, e São Luís do Maranhão para transmitir as emoções de quem vivencia o reggae e, também, revelar como a cultura maranhense incorporou o gênero musical e transformou a cena local na "Jamaica Barsileira". A classificação é livre.

“Titãs – A Vida Até Parece uma Festa” é o cartaz de quinta-feira, 20. No documentário, os músicos do Titãs contam a história da banda, umas das principais do país, utilizando linguagem não-cronológica e musical. Branco Mello comprou sua primeira câmera VHS e saiu gravando tudo o que acontecia naquele momento de explosão musical que foram os anos 1980. O resultado disso são cenas inéditas de viagens, camarins, discussões, ensaios, shows, programas de TV, videoclipes, gravações, etc. O filme conta ainda com a participação de artistas e amigos que conviveram com os músicos ao longo dessa trajetória. Classificação 12 anos.

Com as sessões da próxima semana, o Ponto MIS de Ilha Solteira encerra suas atividades em 2018. O programa volta no ano que vem, com novos filmes em sessões gratuitas, no Cine Paiaguás, e novas atividades formativas, com oficinas e palestras sobre o audiovisual, que acontecem na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.

Sobre o programa – O programa Ponto MIS é realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de oficinas e palestras realizadas pelo Núcleo Educativo do museu. As sessões gratuitas de cinema acontecem toda quarta-feira, no Cine Paiaguás, e as oficinas são oferecidas bimestralmente, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.