Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019
 

Cine Paiaguás exibe documentário sobre a presença da viola na música brasileira

Ilha Solteira - Na próxima quarta-feira, 12, o Ponto MIS de Ilha Solteira dá sequência ao Festival Música.Doc, com uma seleção de documentários sobre música exibida no Cine Paiaguás. O cartaz desta semana é “Projeto Intergerações – Viola Paulista”, um filme sobre a presença da viola nas diferentes regiões do Brasil. A sessão, que é livre e gratuita, começa às 20 horas, no Cine Paiaguás.

O Ponto MIS é uma parceria entre a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, a Fundação Cultural e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

Os filmes que compõem o documentário “Projeto Intergerações – Viola Paulista” resultaram dos processos gerados na Oficina de Documentário, Viola e Canção realizada no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular / Museu da Cidade, no distrito de Joaquim Egídio em maio de 2017.

As atividades desenvolvidas ofereceram um panorama sobre a presença da viola nas diferentes regiões do Brasil, suas variadas formas, denominações, afinações e modos de tocar, bem como levaram os participantes a refletir sobre aspectos éticos, técnicos e estéticos da produção audiovisual e temas como memória, envelhecimento e relações intergeracionais.

Práticas de entrevista com violeiros foram realizadas em diversos pontos da cidade e uma roda de viola, memória e canção, atividade prática de registro audiovisual, contou com a participação especial do Grupo de Catira São Gonçalo, de Campinas-SP.

O Festival de Música continua no mês de dezembro. No dia 19, será exibido “Sintonizah – A Extensão das Ondas do Rádio”; e no dia 20, excepcionalmente numa quinta-feira, encerrando o Festival, o filme será “Titãs – A Vida Até Parece uma Festa”.

Sobre o programa – O programa Ponto MIS é realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Seu objetivo é levar sessões de cinema gratuitas, promovendo o acesso ao cinema e formação de público, com programa com filmes, além de oficinas e palestras realizadas pelo Núcleo Educativo do museu.

As sessões gratuitas de cinema acontecem toda quarta-feira, no Cine Paiaguás, e as oficinas são oferecidas bimestralmente, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.