Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Fila por vaga em porta de escola deve acabar nos próximos anos

Castilho – A direção da escola municipal Dr. Youssef Neif Kassab está otimista para 2019 em relação as polêmicas filas na porta da unidade. Todos os anos, dezenas de pais se aglomeram por dois ou até três dias para garantir vaga ao filho no período matutino. “Vagas temos para todos eles (alunos), mas não para o mesmo período que os pais desejam, que é na parte da manhã”, justifica a diretora Patrícia Keli de Oliveira Manzeppe.

Segundo a direção, o espaço físico da escola Youssef é limitado em 14 salas de aulas. Na parte da manhã todas já estão ocupadas com as seguintes divisões: três salas para cada umas das séries do 1º ao 4º ano e apenas duas salas para o 5º ano. “A nossa média é em torno de 22 de alunos por sala.

Então, como temos duas turmas de 5ºs anos que se formam em 2018, para o próximo ano teremos tão somente duas salas disponíveis para receber os novos alunos. Por isso que distribuímos semana passada apenas 44 senhas para matrícula do 1º ano”, explicou a diretora. Sendo assim, em 2019 a escola deverá distribuir 66 senhas ao invés de 44, já que para 2020 haverá ao menos três salas de aulas do 1º ano.

Além desse maior número de vagas no próximo ano, Patrícia acredita que não haverá tanta disputa para matricular os filhos de manhã. A preferência dos pais pelo período matutino, segundo opinou a diretora, se deve pelo forte calor que sempre faz a tarde. Porém, este problema já está com os dias contados. Com investimento superior a um milhão de reais - anunciados recentemente pela Administração da Prefeita Fátima Nascimento, em 2019 pelo menos 80% das escolas de Castilho terão salas de aulas com ar-condicionado.

Decisão do conselho

Em reunião, o Conselho Escolar decidiu pela entrega de senhas aos pais, já que era como a fila se formar anualmente no final de semana que antecedia ao início das matrículas. “Alguns pais chegavam aqui na sexta e dormiam na fila até segunda-feira da semana seguinte”, recorda Patrícia. “Então, para não deixá-los dormindo na fila, o Conselho optou por entregar a senha na sexta-feira a tarde.

Mas para nossa surpresa uma mãe se antecipou e acabou atraindo as outras mães já na quarta-feira, dois dias antes das senhas serem liberadas”, explicou a diretora. Para amenizar aquele ‘sacrifício’ por opção dos próprios pais, a direção da escola Youssef Neif Kassab deixou liberado o acesso aos banheiros e bebedouro de água.