Sábado, 20 abril 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Busca por eleição na internet é a maior desde 2004

As eleições deste ano são as que mais despertaram o interesse dos eleitores na internet durante um primeiro semestre desde 2004. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo na plataforma Google Trends – que analisa estatísticas de pesquisas no maior buscador da rede – marca cinco pontos de interesse pelo tema, contra 3 em 2014 e 2016, por exemplo, anos também marcados pela realização de eleições.

Em 2004

O resultado foi de 6, numa escala que vai de 0 a 100. Historicamente, o pico das pesquisas costuma acontecer a partir de agosto, se prolongando até o momento da eleição. O levantamento mostrou ainda que, em junho, o interesse dos internautas pelo tema “eleição” foi 66,7% maior do que no mesmo período de 2016 e de 2014.

Polêmicas

O levantamento feito na plataforma Google Trends, considerando o período desde 2004, mostra que as buscas pelos pré-candidatos disparam em momentos polêmicos, discussões ou tragédias.

Líder nas pesquisas

Nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (condenado e preso na Lava Jato), o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, aparece com destaque na internet basicamente em dois momentos: quando sai em defesa da ditadura militar e seus personagens ou quando se envolve em alguma polêmica ou processo como a tentativa de homicídio que sofreu ao levar uma facada em público.

O auge de Bolsonaro

Com 100 pontos (representando o momento em que mais se pesquisou sobre ele desde 2004) foi quando o deputado federal homenageou o coronel Brilhante Ustra na votação do impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff, em abril de 2016. O mesmo aconteceu quando foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por racismo, com 85 pontos, e quando reportagens vasculharam antigos atos de indisciplina no Exército, com 59 pontos.

Já Ciro Gomes (PDT)

atingiu seu pico nas buscas do Google ao participar de um episódio envolvendo Arthur Moledo do Val. O youtuber acusa ter sido agredido por Ciro, em vídeo que viralizou na rede. O momento rendeu 93 pontos.

Marina Silva, da Rede, e Geraldo Alckmin, do PSDB

Guardam um aspecto em comum – ambos só aparecem com mais firmeza nas buscas em momentos próximos da eleição ou por conta de tragédias. A morte de Eduardo Campos durante o período eleitoral de 2014 fez Marina atingir 75 pontos nas pesquisas por seu nome no Google, segunda vez em que mais se pesquisou a candidata, perdendo somente para quando ficou em 3º. lugar nas eleições em 2010. Alckmin também foi mais buscado quando perdeu o filho em um acidente de helicóptero.

Nomes que exploram a imagem do novo no cenário eleitoral

Os empresários Flávio Rocha (do PRB) e João Amoêdo (do Novo) se destacaram nas buscas quando apareceram em entrevistas ou durante o lançamento de suas candidaturas. Já Henrique Meireles, do MDB, ganha protagonismo quando assumiu o Ministério da Fazenda no governo Temer. O pré-candidato Guilherme Boulos, do PSOL, teve pico de audiência de 63 pontos em junho de 2005, quando liderou invasão de sem-teto a um terreno da Volkswagen, em São Bernardo do Campo.

OPINIÃO - Aviso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste Semanário. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Foi colhido após o único debate com a presença do candidato Jair Bolsonaro, antes de sofrer o atentado que o tirou da campanha.

Márcia Candido

Que ao pesquisar, o povo comece a avaliar quem tem propostas pra valer e quem só tem garganta. Quem tem um histórico de vida pública de trabalho e quem não fez nada. Meu voto vai pro Alckmin, ele fez muito por São Paulo e vai fazer muito pelo Brasil.

Ana Rosa

Realmente nada "democrático" não estarem TODOS os candidatos à presidência da república. E não me refiro a Lula, preso, condenado e fora do pleito (só quem não quer entender...).

Vitória Ribeiro

Realmente, o melhor adjetivo usado para o Cabo Daciolo, na opinião de vocês, é eloquente?

Joao Marcos Cruz de Oliveira

Geraldo Alckmin, mais uma vez saiu muito bem no debate respondendo com clareza e apresentando propostas coerentes com a atual necessidade, mostrando que é o mais preparado e a melhor escolha que podemos fazer para ser nosso futuro presidente.

Bruno Santana

Geraldo era o único que realmente respondia as perguntas, sem atacar ninguém, é nítido que ele é o único candidato capaz de governar bem o Brasil.

Edvaldo Vieira

O Cabo Daciolo é um homem de muita coragem, se expor citando o Dr. Enéas e o seu combate á NOM, não é um bom caminho para quem quer continuar uma vida pública...Vai com calma meu jovem.

Neli Silva Teixeira

Partindo do princípio que ninguém quis debater com Ciro Gomes, começo a pensar que ele é O CARA,afinal,se ele crescer nas pesquisas e acabar ganhando a eleição e se fizer uma boa administração tirando o Brasil do buraco,e tem tudo pra fazer, já que foi o Governador mais bem avaliado a seu tempo fica com a faca e o queijo na mão p/a reeleição.Ou seja,todos aqueles que estão tentando agora terão que esperar 8 anos pra sonhar com a presidência e o PT que fez de tudo pra isolá-lo também não terá + o "presidente" mais querido do povão. É Cirão! Vou acreditar nessa minha intuição...normalmente não erro!!

Adolfo Prequero

É mais mentiroso de plantão. Dizer que vai pagar as contas de todos os que estão negativados é sandice. É um Lula intelectual com sotaque, só isso...

Márcia Candido

Os candidatos estavam completamente despreparados. Só quem apresentou propostas e trabalho feito foi Geraldo Alckmin, isso ficou muito claro.

Renbuh Ziul

Não poucos brasileiros têm dito que irão votar no Bolsonaro porque ele é o "menos pior" dos candidatos.Pela lógica, mas não somente por ela, se Bolsonaro é o menos pior, logo ele é o melhor do universo candidatos.Outro ponto a ser frisado é o de que ele é o oponente de todos, logo é o "cara" que contesta todos (a mesmice), a centro-esquerda fisiológica, corrupta e lesa-pátria.Ou mudamos o perfil da governança do país, ou vamos todos "Venezuelar"!!!

Walter Amadeu da Silva

Boulos "acusou" Bolsonaro de ser racista, machista e homofóbico. Os outros candidatos entenderam que Bolsonaro é um sucesso de público justamente porque é racista, machista, homofóbico e intolerante com bandidos. Quanto mais o "acusam", mais votos definem para ele.

João Neves Carneiro Filho

Mais um debate vazio. As mesmas promessas de sempre, saúde, educação, segurança e contra a corrupção, além de algumas acusações sem sentido entre alguns debatedores. Quem tinha alguma dúvida sobre os candidatos continuou com elas. Coisas importantes para a vida da população, como a reforma da previdência, não foi tratada. Deveria ter sido pergunta obrigatória para todos os candidatos, se continuariam com a reforma da previdência e, em caso positivo, se continuariam com o mesmo projeto que se encontra na Câmara ou quais mudanças fariam. Imperdoável essa falha no debate.

Neli Silva Teixeira

Moral e ética?????? Oi???? O cara vai vender o apartamento dele pra poder ficar com o auxilio moradia pago pelo contribuinte, isso se ele for eleito presidente, mas se perder a eleição ele vai virar um sem teto, e fazer parte da turma do Boulos ahahahah (#sqn) afinal, já mamou bastante com dinheiro público como vereador (2 anos) e 7 legislatura como deputado (30 anos).

Paulo Bel Cristovão

Os "preparados" só apresentaram proposta vazias e irreais de solução do caos, bem distantes da realidade, falta-lhes a mera percepção da realidade. Esse negócio de "eu vou fazer isto e aquilo" e se socorrer desse congresso para votar pelo povo, quando todo mundo sabe que o atual congresso é vendilhão e não tem a mínima legitimidade fática para representar o povo, não cola mais. O novo Presidente terá que colocar os projetos e convocar o povo para ir às ruas e pressionar senadores e deputados. Só assim.

Carlos Leite

Um debate que não convidou o Amoedo e levou Boulos. É o fim do Brasil mesmo!. Parecia mais uma comédia entediante.

Jose Luiz Sampaio Menezes

Deixar o Amoedo fora e convidar o Buolos e o cabo, mostra claramente a palhaçada que a Band propiciou...Verdadeiro desserviço ao país!!!

Agostinho Duarte Neto Duarte

É com muito prazer ver a decadência do Geraldo Alckmin, que tanto mau fez a Grande São Paulo com seus constantes atrasos nas obras de mobilidade Urbana e uma educação de péssima qualidade que nos obriga a colocar filhos em escolas particulares .Quanto aos invasores de terras dos outros, bom mesmo é quando conseguirmos colocá-los atrás das grades que é o lugar de bandido.

Sergio Braga

Para mim o melhor foi Bolsonaro e o pior, como já era de se esperar vindo de um invasor de terras, o terrorista Boulos. Só o que ele fez foram acusações, ofensas pessoais e falar mentiras. Mentiras, coisa típica dessa esquerda nojenta que parece viver em uma dimensão paralela, tipo Alice do País das Maravilhas. Um cara em pleno o Século 21 continuar falando em taxação de grandes fortunas e socialismo beira o absurdo. Para completar abriu seu discurso pedindo a soltura do detento.

Giovanni Riatto

Veja T. Pikkety, Capital Sec. XXI, talvez você aprenda alguma coisa...

Orazio Martini

O best seller de 2013 (Capital in the Twenty-First Century) tem alguns entusiastas tupiniquins que querem a redistribuição de renda...dos outros! Prova mais eloquente tivemos nos últimos anos nos Mensalão & Petrolão com espantoso enriquecimento ilícito e migalhas à população que continuou na mesma cíclica miséria ou miséria extrema. É o que interessa a partidos caudatários e seu patrão presidiário, onde conseguem seus votos. Desigualdade se combate com Oportunidade e não com parasitismo social, com o que minorias sempre são privilegiadas.

Moris Litvak

O Boulos é um criminoso que incita e apóia o crime. A nossa constituição garante a propriedade privada. Boulos deveria estar na cela ao lado do meliante, em Curitiba.

Paulo Cesar Ferreira de Castilho

Bom dia, Parabéns pela emissora promover o debate; pena que os candidatos não aproveitam a oportunidade de manifestar como resolver (apenas citam que precisamos de melhorias, isso não precisava falar ); Henrique Meirelles foi o que mais demonstrou como a máquina funciona ( arrecadação x despesas ); que eu acredito que é o principio para mecanismo funcionar; com exceção de Jair Bolsonaro ( único que respondeu com sinceridade; sem promessas de mágica ), os demais afirmam promessas, e fazem acusação; vou fazer, você não fez,.... Esperava que fossem mais objetivos nas respostas.

Artur Gonçalves

Marcelo de Moraes, não sei em que mundo você está ou estava na hora do debate que foi sim, morno, lento e sem muitos extremos. Como avaliar um candidato que se quer soube responder uma pergunta do Ciro Gomes sobre endividamento sem replicar a mesma pergunta para o mesmo, como estrategista? Quem assistiu o debate de ontem viram candidatos com estratégias diferentes, com o intuito de ter sucesso na " primeira " apresentação com a massa, mas TODOS com estratégias.não consigo acreditar em sua imparcialidade, se é que ela existe, aparentemente bem tendencioso você.

Giovanni Riatto

Ficou claro: Alckmin e Ciro tem estofo de estadistas. Bolso, Cabo e o Botox são caricaturas a serem desenvolvidas na Zorra Total. Marina e Boulos seriam bons candidatos se tivessem partidos e suporte no congresso, mas esta é uma questão à parte. O Meirelles dando de Salvador da Pátria mostra o quanto o Lula e o Temer foram subservientes ao PIB. Sugiro à Mídia um debate entre os presidentes dos partidos para que fique claro o que se pode esperar de uma democracia no Brasil.

João Carlos Cembranel

Ótima análise! Fazia tempo que não lia algo racional e desprovido de emoções e/ou interesses. Parabéns ao Marcelo de Moraes e quem revisou seu texto (ou minutou).

Iverson Costa

Quem negocia com o Centrão na base do troca-troca por cargos e ministérios, não merece meu voto. Quem só joga culpa nos outros e não consegue dar uma resposta decente sequer, e fica pagando papagaio pra postar bobagem aqui, também não merece meu voto. Em termos de preparo, Marina, Ciro e Meirelles são os melhores. Meirelles é MDB, e Ciro, embora seja seguro, tá um pouco à Esquerda demais pra mim. A melhor é Marina. Ela é limpa, tranquila, e tem uma história de superação pela Educação. Foi Senadora e Ministra mundialmente reconhecida. Tem meu voto e meu apoio.

Eng Pires

Quem não negocia com o centrão antes da eleição terá que negociar depois, já no governo, caso contrario não aprova nem o horário do cafezinho. Esquecer do parlamento é desconhecer o sistema político. A Marina é demagoga e sabe disso. Alternativa para reforma sem negociação = ditadura.

Carlos A T D

Estranho a mídia mesmo sabendo que o eleitor quer conhecer novas opções, dá espaço para freaks como Boulos e deixam Amoedo de fora. Vai entender.

Lucelino Laranjeira

Bem. A meu ver temos duas possibilidades de mudanças. Uma é mais lenta, negociada, com vai e vem, avanços e atrasos, e prazo mínimo de 8 a 10 anos. Trata-se de Alckmin. E outra rápida, mas com certo grau de risco. Esse é Bolsanaro. Ou partimos para o pé na porta, ou vamos para o avanço lento e gradual. Eu não tenho mais bag para o lento e gradual, governos para minorias. Minorias merecem respeito e políticas específicas, mas nunca ser a política protagonista. Entre os indecisos, penso muito em ir de pé na porta, tipo cheguei chegando.

Marcelo Malva

O PT foi bem rápido no começo do Governo em 2003. Hoje estamos pagando a conta. Agora serão anos para consertar a dívida pública que quintuplicou em apenas 13 anos de Governo PT que fez o Brasil crescer 7,1% do PIB e quebrou o país. Bolsonaro está se vendendo como Messias, mas não tem nem quadro técnico para resolver e nem apoio político na câmara, lembre-se que quem coloca deputado na câmara de deputados é o povo e não o candidato a Presidência. Ou seja, o deputado representa o povo.

Lucelino Laranjeira

Bolsanaro, como qualquer político, tem uma vasta gama de profissionais no país, nas mais diversas áreas, prontos para comandar ministérios. Basta saber escolher por livre vontade. Hoje o presidente recebe uma lista das indicações dos partidos e tem obrigação abençoar. Claro que ao escolher por capacidade vai revoltar o congresso que caminha sobre o manto do fisiologismo. E aí que entramos nós. Quando Collor pediu ajuda para enfrentar o congresso, demos as costas (eu não). Então por causa de sobra de campanha e uma Elba branca, os fisiológicos ganharam e estamos a 30 anos nessa mesmice.

João Carlos Cembranel

Se o Bolsonaro for eleito, e tem o meu voto, ele não chegará com "o pé na porta", mas sim ela será aberta de forma inquestionável pelo voto de milhões de brasileiros.

Rubens Martins Ferreira Júniorr

O destaque foi o pavor de todos em relação ao Bolsonaro, que se mostrou tranquilo até mesmo quando o imbecil do Boulos tentou agredi-lo bem ao estilo esquerdinha recalcado e sujo, levou uma invertida que perdeu rumo.

Marcos Moraes Labrunie

A Band deixou de fora do debate o candidato mais preparado: João Amoêdo, do Partido Novo. João é um candidato liberal que acaba de ingressar na política, e, portanto não tem compromisso com os esquemas corruptos que dominam a política brasileira. Tem experiência de gestão, é tranquilo e tem propostas claras para melhorar a vida de todos os brasileiros.

Iverson Costa

Eu gosto da Marina, mas o Amoêdo tem meu respeito. Bem mais Liberal que Bolsonaro, e bem menos polêmico e falastrão. Se alguém me diz que vota no Amoêdo, já considero uma pessoa inteligente e que se informa das coisas.

Mateus Marques Fraga Fraga

Absolutamente certo !!! Na minha opinião. A não ser em uma ditadura, não se governa com um trezoitão na cinta . Ha que fazer alianças, bons ou ruins o caras foram eleitos dentro das regras do jogo.

Lucelino Laranjeira

Os políticos não querem e fogem do Bolsanaro. Isto é um fato irrefutável. Eu não estou com os políticos. Bolsanaro não está com os políticos. Então é de pensar se não devo estar com Bolsanaro e colocar pressão sobre os políticos.

Antonio Capuano

Verdade. A esquerda sempre tem as melhores propostas, só que quando assumem o poder nada fazem a não ser se locupletarem, corromperem e roubarem do povo, para beneficiar somente o "seu povo".

Flávio S C

Essas "melhores propostas" sem chamam populismo, politicamente correto e outras técnicas que os comunistas sempre usaram pra enganar a população. Esse povo não se toca mesmo, sempre cai na mesma ladainha. Ser bonzinho é fácil! Difícil é ser certo.

Renato Penteado

Bolsonaro tem razão ao dizer que Boulos é um desqualificado.Marina é fraca.Ciro é um coronel atrasado.Nenhum dos três possui condição de comandar o Brasil.Aquele bombeiro está querendo projeção e não merece crédito.Felizmente o PT está ausente.Restam poucas opções e nenhuma me convence.Terei que votar no menos pior.

Sergio Victorino

Minha carteira chega a tremer com esse "Socialmente Justo". Tirar dinheiro de um trabalhador pra por dinheiro na mão dos parceiros da esquerda. Essa foi a única "justiça" que a esquerda buscou o tempo todo. Migalhas pro povo e tudo pros amigos. O discurso da esquerda não cola mais.

Mephisto

A falácia da esquerda e sua bandeira hipocrita do "social" está desmoronando, o povo está acordando para o fato de a esmola dos governos de esquerda ser como uma droga: vicia o pobre a continuar ignorante e dependente do estado, sem estímulo algum para andar com os próprios pés, é o "dar um peixinho mixuruco" e ocultar a vara e a técnica de como pescar, pois o peixes maiores são dos seus dirigentes e "cumpahêros", pescados ilegalmente em oceanos fartos como Petrobras e BNDES.

Bom dia, leitor!