Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Planejamento Tributário é a opção para diminuir pagamento de impostos

Em média 33% do faturamento das empresas são para pagamento de tributos

Três Lagoas - Antes visto como algo complexo e muitas vezes encarado de forma receosa pelos empresários, o Planejamento Tributário passa a ser solução para diminuição da carga tributária nas empresas. Fato é que, os problemas enfrentados pelo país, tanto na política quanto na economia, e a má utilização dos recursos públicos, faz com que a elevação dos tributos seja um meio para dar continuidade das atividades do governo.

O Planejamento Tributário é uma maneira lícita que reduz, consideravelmente, a carga tributária para os empresários. “Sabemos que o pagamento de imposto é um dos gargalos de qualquer empresa, por isso, estudar a melhor forma de diminuir os tributos rende a empresa mais dinheiro em caixa para novos investimentos”, explicou o diretor do Grupo Caetano, Luiz Gustavo.

No entanto algumas pessoas optam pelo lado ilícito, muitas vezes sonegando impostos, o que é crime no Brasil. “Infelizmente, situações de sonegação ainda acontecem, prefiro acreditar que seja por desconhecimento do planejamento tributário, pois a consequência para quem pratica esse ato é grave, como por exemplo, pagamento de multas altíssimas”, ponderou Luiz.

É importante salientar que o Planejamento Tributário deve ser realizado no começo de cada ano ou exercício fiscal, definindo o regime de tributação mais adequado. “Muitas coisas são levadas em consideração quando vamos discutir o melhor plano para tributos, como, lucro da empresa, segmento em que atua e o próprio estado que a empresa está localizada”, finalizou Luiz Gustavo.