Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Emoção marca comemorações pelos 50 anos do Ondina em Andradina

Tradicional escola do bairro Pereira Jordão do Governo de Andradina fez Jubileu de Ouro

Andradina - A palavra de ordem do dia da diretora da escola Ondina Hofig de Castilho na comemoração de seu Jubileu de Ouro foi: obrigado. Em meio a apresentações artísticas e relatos emocionados, o Governo de Andradina através da Secretaria Municipal de Educação celebrou na manhã de quarta-feira (23), os 50 anos da escola.

"Eu só tenho a agradecer a cada um que por essa escola passou e unidos escreveram essa linda história. Se hoje, eu me realizo diariamente frente da escola Ondina a gratidão é para todos que independente de tempo deixaram sua marca na instituição", emocionada relata a diretora, Denise Gonçalves, que também agradeceu a presença de todos nesse dia histórico.

A escola foi criada em 11 de março de 1968, tendo como primeiro nome Grupo Escolar da Vila Pereira Jordão. Em 31 de janeiro de 1969 foi transferida para o prédio atual e em 24 de setembro de 1974 recebeu o nome de sua patrona Ondina Hofig de Castilho, nascida em 23 de maio de 1911, data escolhida para celebrar também o aniversário da escola.

Na ocasião, filhos, genros, nora, netos e bisnetos, receberam uma homenagem em nome da matriarca da família e agradeceram a perpetuação de seu nome. "Minha mãe era uma educadora nata, se ela chegasse a algum lugar que tinha criança sem escola, já tratava de organizar um local e uma professora para lecionar", recorda Edgar Hofig de Castilho, filho da professora que dá nome a escola.

Foram três apresentações artísticas: um jogral com a história da escola, um coral com músicas que marcaram épocas e uma dança "estilo anos 60" que conquistou o público.

A secretária de educação Lucilene Novaes, que na ocasião também esteve representando a prefeita Tamiko Inoue, falou da emoção em estar presente na data, já que foi nessa escola em que se efetivou.

"Poder presenciar essas crianças tão felizes fazendo parte de uma comemoração histórica, é emocionante. Todos nós que acompanhamos essa celebração deixamos nossa marca na história da escola, e esse é o verdadeiro sentido da vida", conclui Lucilene.

A celebração seguiu com um bolo para os convidados que também brindaram a data. O cronograma do Jubileu de Ouro da escola segue nesta quinta-feira (24), com atividades voltadas para os alunos e na sexta na EMEI Homero Brembatti Calvoso.