Terça-feira, 23 abril 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Lula lá

Se é que é verdade que Lula tem 30% de preferência do eleitorado brasileiro, se caso fosse candidato, o que não será, e fosse para um segundo turno com qualquer outro candidato, como conquistaria mais 21% para se eleger? Com mais de 70% de rejeição, impossível mudar o disco.

Petistas traçam estratégia para manter pré-candidatura de Lula

Apesar da prisão do ex-presidente, direção do partido insistirá em medidas para afastar rumores de "plano B".

PT quer manter candidatura de Lula de qualquer maneira

A direção nacional do PT vai decidir nas próximas semanas sobre a adoção de uma agenda de medidas concretas para manter a pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, afastando assim a discussão sobre um “plano B” para as eleições de 2018.

Lei da Ficha Limpa ceifa Lula

Os dirigentes tentam dar ares de normalidade à candidatura do petista, que está preso desde o dia 7 de abril e condenado a doze anos e um mês em regime fechado. Como teve a sentença confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Lula é considerado inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

PT: Estratégia de manter candidatura de Lula pode ser suicida

Se não escolher rapidamente um novo candidato, o PT corre o risco de não ir para o segundo turno e perder relevância como partido.

Lula preso Com negação, pelo STF, do recurso em favor de soltura de Lula, as chances de ele obter liberdade passam a depender de uma distante e incerta decisão do STF revogando a súmula que tratou da prisão após decisão de segunda instância. Dificilmente isso acontecerá nas próximas semanas.

Saída temerosa

O PT e Lula estão, assim, diante de um difícil dilema. Uma decisão eleitoralmente racional é aceitar que o ex-presidente está fora da corrida presidencial, escolhendo imediatamente o novo candidato. Outra saída, eleitoralmente irracional, é manter a ideia de registrar a candidatura de Lula no próximo dia 15 de agosto.

Racionalidade

A decisão racional requer um líder com coragem e força para levar a má notícia a Lula. Embora ele tenha escrito uma carta liberando o partido para decidir sobre o assunto, ninguém o levou a sério, pois isso equivaleria a abandoná-lo.

Consolo

A manutenção da candidatura serve até como consolo para enfrentar suas atuais agruras e para preservar a esperança de breve saída da cadeia.

À deriva

Como parece não existir esse líder neste momento, o PT pode ser forçado a manter a candidatura de Lula. Acontece que o Tribunal Superior Eleitoral pode impugnar o registro em duas ou três semanas, dada a relevância do assunto.

Inelegível por um colegiado

Poucos duvidam de que o ex-presidente se tornou inelegível com a condenação no TRF-4 de Porto Alegre.

O PT teria

Então, menos de um mês para construir uma nova candidatura. Além disso, Lula perde a cada dia a capacidade de transferir votos. Isso requer que ele seja visto muitas vezes com o candidato que apoia, em diferentes lugares. Trata-se de missão praticamente impossível.

Mas, quem?

Se assim for, as preferências por Lula, hoje de mais de 30% do eleitorado, seriam deslocadas para outros candidatos de esquerda.

Um completo desconhecido sem chances

O nome petista, pouco conhecido e pouco associado a Lula, não conseguiria passar para o segundo turno. Pela primeira vez desde 1989, o PT ficaria fora da disputa final.

PT reduzindo aos poucos

Uma consequência negativa adicional da estratégia suicida poderia ser a redução da bancada do PT no Congresso e a redução do número de governadores eleitos pelo partido.

O começo do fim de uma era petista?

A menor bancada acarretaria uma diminuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, os quais são distribuídos proporcionalmente ao número de parlamentares. O PT correria o risco de uma nova queda da sua bancada no Congresso nas eleições de 2022.

Dilema

Assim, caso não consiga livrar-se do dilema, o PT pode, além de ficar fora do segundo turno das próximas eleições presidenciais, perder relevância como partido político a cada nova eleição de deputados e senadores.

OPINIÃO: Frederico Weil (Uol Noticias)

Lula um político autoritário, centralizador, egocêntrico e arrogante, de dentro do seu bunker, comanda seus fanáticos para lutarem até o fim. Qualquer menção de saída negociada que pouparia seu partido e seguidores do suicídio político é tratada como sendo alta traição. Seus assessores mais próximos caminham juntos para o seu fim, sem condições e forças pra abandonar o líder e salvar a sua biografia, são reféns dele. (Qualquer semelhança com os últimos dias de Hitler é mera coincidência!).

Visitante

Lula será presidente da Papuda, em breve. Esquerdista sebosos, afundaram o Brasil e acham que os reis da cocada! Nossa referência pra rejeitar essa corja é a Venezuela, por pouco não conseguiram, mas Deus é Pai, Ele te m alguma melhor para o Brasil. Quanto a essa corja, o povo brasileiro está cansado de vocês, seus comunistas.

Cúmplices

Acham que depois de toda a corrupção e crimes cometidos por eles e de arrasarem a Nação como fizeram nos últimos 14 anos podem permanecer em cargos políticos???????Parece que vivem em mundos virtuais se acham que a população vai permitir que continuem com os descalabros, roubalheiras e mentiras e mamando na teta governamental e roendo o osso do dinheiro público........Lula é um condenado ficha suja - portanto inelegível pelos próximos 20 anos e com outros processos por corrupção que ampliam o tempo dele na cadeia e seus malfeitos contra a pátria, a nação brasileira, torna-o marginalizado e odiado por todos os cidadãos de bem.

Gladiadorpc

A Seita ainda persiste. Acabouuuuuuuuuuuuu, Acabouuuuuuuuuuu. kkkkkkkkk

Muchacho da Vila Velha

Eu não aceitarei cédulas com o tal carimbo do PT! Entendo que ninguém deveria aceitar!!!

Caca357

Será que após Bolsonaro, Ciro ou algum outro menos cotado, for empossado presidente e o Nine for transferido para o presídio de Pinhais, o UOL continuará postando a foto dele diariamente aqui?

kako22

Nada mais justo, um Partido que se enriqueceu com a corrupção, o mínimo que devem fazer é afundar todos de mãos dadas... Seu fim está próximo, tudo que podem fazer é muito barulho, ah e muitos recursos...kkkk

JABOM

De tanto acusar e falar mal do Juiz Sérgio Moro , o destino quis que a senadora perdeu o “foro privilegiado” , então vai ter uma “conversinha” com o Juiz que ela tanto ofendeu! Acham que ele vai perdoá-la? Kkkkkkkk!

Antônio Luiz Cardoso

Ex-presidente da Petrobrás na Campanha? Será que é a mesma estratégia que lascou com a empresa e querem continuar na mamata?

Carlos Drummond de Andrade

"Não se sabe por que os irracionais falam tão pouco, e os racionais tanto."

Laços de família

A guarda compartilhada de animais de estimação em ação de dissolução de união estável deve ser decidida pela vara de Família.

Acusações infundadas

Advogada que realizou acusações infundadas e desproporcionais contra magistrada em petição, imputando-lhe falsamente condutas criminosas de prevaricação e fraude processual que não se comprovaram, terá de indenizá-la em R$ 20 mil pelos danos morais. Decisão é da 3ª turma do STJ, ao manter a condenação.

Pensão alimentícia

É possível deduzir do valor da execução de alimentos despesas referentes à moradia. Assim decidiu a 3ª turma do STJ ao julgar caso de um pai que, em vez de fazer os depósitos mensais, pagou o aluguel da moradia quando a mãe da criança deixou de honrar com tal compromisso.

Procura-se

Um trabalhador será indenizado após ter sua foto exposta em um cartaz fixado na empresa com os dizeres "procurado pela polícia - com recompensa". A decisão é do juiz do Trabalho substituto Tiago dos Santos Pinto da Motta, da 4ª vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Moro em NY

O juiz Moro recebeu a láurea de homem do ano em NY. Trata-se de um evento com cunho nitidamente empresarial, que este ano foge à regra, homenageando um magistrado. Por conta do preço, e do desinteresse do empresariado, as mesas do evento ficaram encalhadas nos últimos dias, de modo que foi preciso fazer um tour de force com agências de viagens e pacotes convidativos, com o objetivo de levar claque que fizesse algum movimento.

#tejepreso

Testemunhas são presas em flagrante durante audiência. A determinação foi do juiz do Trabalho Marlos Augusto Melek, do TRT da 9ª região. O motivo? O magistrado constatou que as testemunhas mentem reiteradamente em vários processos. Para o juiz, "é lamentável a conduta da preposta da reclamada e suas testemunhas indicadas".

Acesso aos documentos

Advogado devidamente constituído nos autos tem livre acesso aos documentos do impetrante, independentemente da presença deste no ato da consulta. Assim entendeu o desembargador Ricardo Artur Costa e Trigueiros, do TRT da 2ª região, ao deferir liminar em MS a um causídico que tentava acessar resposta do Infojud, mas teve o acesso negado, a menos que estivesse acompanhado do cliente. Para o magistrado, a condição "esvazia o próprio papel do advogado, a quem cabe a representação processual".

Falências e recuperação

Temer envia ao Congresso projeto que trata da nova lei de falências e de recuperação judicial e extrajudicial. Segundo o presidente, o texto é "moderníssimo, visto, examinado, reexaminado por grandes juristas nacionais e especialistas dessa área".

Falências e recuperação – II

Em entrevista à TV Migalhas, advogado do escritório Felsberg Advogados, à frente do anteprojeto, ressaltou que, quando se trata de recuperação judicial e falência, é importante que o empresário tenha uma segunda chance, para poder se reerguer e voltar à atividade.

Foro em súmula

Ministro Toffoli propôs a edição de duas súmulas vinculantes que estendam a decisão da Corte sobre o foro por prerrogativa de função a outros cargos federais, estaduais, distritais e municipais. Ao justificar a proposta, o ministro afirmou que "como todo juiz é competente para analisar sua própria competência (...), a ausência de um regramento vinculante daria margem a uma multiplicidade de interpretações sobre o instituto da prerrogativa de foro".

PEC do foro

Câmara instala comissão especial para analisar PEC 333/17, que altera dispositivos da CF para extinguir o foro especial por prerrogativa de função no caso dos crimes comuns.

????????

O procurador-Geral de Justiça de SP avocou para si a investigação contra Alckmin, sob o argumento de que "governador tem foro no procurador". Além de o político de Pinda não ser mais ocupante de palácio, o STF já sinalizou de maneira diferente. De modo que, há algo de estranho nessa história...

Lula

A maioria dos ministros da 2ª turma do STF rejeitou, em plenário virtual, reclamação em que a defesa de Lula busca a liberdade do ex-presidente.

Desfiliação partidária

Plenário do STF referendou medida cautelar do ministro Barroso que restabeleceu prazo de 30 dias para migração de parlamentares a novos partidos.

Fat Family

A gorda (no sentido pecuniário do termo - 51 milhões de motivos) família Geddel se tornou ré no STF. Além do recebimento da denúncia, os ministros entenderam que ele deve se manter no mesmo regime (no sentido prisional).

Manu própria

Ministro Gilmar Mendes definiu redefinir o que decidiu o STF sobre o foro. S. Exa. disse que irá manter consigo os processos contra parlamentares que estiverem em fase mais avançada (seja lá o que for isso).

A quem de direito

Marco Aurélio Mello despachou para baixo 45% dos feitos envolvendo senadores e deputados: quatro ações penais e onze inquéritos.

Nas Alterosas

Alexandre de Moraes determinou que o inquérito 4.392, que tem como aspirante a réu o senador Aécio Neves, siga para MG (atenção, não é a famosa ação dos dois milhões e do adorado primo Fred, aquele que "a gente mata antes de delatar"). Este último fica no STF, pois evidentemente foi em razão do atual cargo. No que foi para as Alterosas, Aécio é investigado pela construção da Cidade Administrativa, sede do governo estadual mineiro.

Descendo

Menos de uma semana após a decisão do STF de limitar o foro por prerrogativa de função a crimes cometidos durante o mandato, os ministros do Supremo já remetem ações contra políticos à 1ª instância. Fernando Bezerra, Cidinho Santos e Tiririca já são réus em instâncias ordinárias.

Tchau, querido

Governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho também viu seu processo descer ladeira abaixo. Aplicando o princípio da simetria, ministro Salomão determinou que autos da ação penal movida contra o político sejam distribuídos a uma das varas Criminais de João Pessoa. Coutinho é acusado de ter cometido crimes de responsabilidade à época em que era prefeito da capital paraibana.

Vem mais por aí...

Segundo informações do jornal O Globo, ministro Salomão abriu prazo de cinco dias para que advogados de defesa e o MPF se manifestem sobre a possível remessa de outras dez ações à 1ª instância. Um dos processos é o inquérito no qual o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, é investigado por suspeita de receber R$ 20 mi da Odebrecht nas eleições de 2014. O caso pode ser remetido ao juízo de Bretas.

Efeito cascata

Pelo que se vê a decisão do foro começa a dar sinais de que terá efeito cascata. Na decisão do Supremo, que cuidou somente dos senadores e deputados, estabeleceu-se um parâmetro claro, o qual pode facilmente ser reproduzido nas demais instâncias.

Foro - Insegurança jurídica

O jurista Ives Gandra da Silva Martins alerta que a ideia do foro privilegiado nunca foi proteger o senador ou o deputado e sim o eleitor, para que sua representação não fosse tisnada por carga ideológica de um magistrado recém concursado. Para ele, a decisão do STF viola a Constituição.

Kkkkk

Joaquim Barbosa anunciou em sua conta no Twitter, que não será candidato à presidência da República nas eleições de outubro deste ano. "Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal.”

Eu já sabia

O repórter já sabia da decisão de JB. De fato, há alguns dias, este nosso vidente rotativo, em nota, com a provocativa pergunta "Quer apostar?", dizia expressamente que "só quem não conhece Joaquim Barbosa para achar que ele irá ser candidato à presidência da República. Ele deverá ser, quando muito, candidato a vice." E explicávamos que, quando ministro, "ele tirou várias licenças médicas, e depois - fato inédito - pediu aposentadoria ainda na presidência do Supremo". Ademais, "deixou um gabinete com um dos maiores, senão o maior acervo de processo: 13 mil feitos sopitando".

Luís Roberto Barroso

"As Constituições não podem ser imutáveis. Os documentos constitucionais precisam ser dotados da capacidade de se adaptarem à evolução histórica, às mudanças da realidade e às novas demandas sociais."

Bom dia leitor!