Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Ano eleitoral

As eleições de 2018 prometem ser o ano da atipicidade. As redes sociais terão um peso jamais visto, cuja decisão de 80% do eleitorado brasileiro vai vir por parte dos internautas, segundo especialistas.

Internet

As redes sociais não carregam em si a mesma credibilidade de um jornal impresso, mas traz a rapidez da informação como nenhum outro veiculo de comunicação.

Políticos

Os que pretendem se lançar candidato em 2018, desde já precisa agregar a sua plataforma, pessoas com essa visão para aproximar sua imagem do internauta. Nas redes sociais não adianta embromação, tem que haver um enfrentamento com o futuro eleitor, dar respostas claras e, principalmente, não pode de forma alguma ter medo desse enfrentamento.

Verdade nua e crua

As pessoas precisam a prender que o convencimento maior pode até ser através de uma verdade dolorida, do que de uma mentira florida.

Grupos de Facebook

Monitoro sete grupos no Facebook e Instagram, com mais de 55 mil membros, mesmo com regras aos usuários, é difícil controlar até mesmo as ofensas, porque as pessoas estão cada vez mais intolerantes, agressivas e em busca de respostas. Ou seja, não está fácil lidar com seres humanos.

O fatídico dia 24 de janeiro

Em comunicado divulgado à imprensa na noite de segunda-feira, oito, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região informou que o recurso da defesa de Lula começará a ser julgado às 8h30 do dia 24 de janeiro e será o único julgado nesta sessão.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)

De Porto Alegre, quer liquidar o julgamento do ex-presidente Lula na manhã do dia 24 de janeiro.

Em comunicado

Divulgado à imprensa na noite desta segunda-feira 8, o Tribunal informou que o recurso da defesa de Lula começará a ser julgado às 8h30 do dia 24 e será o único julgado nesta sessão, que é a primeira após o recesso do Judiciário.

Entenda como vai funcionar o julgamento da apelação do ex-presidente Lula no TRF4

O julgamento da apelação criminal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais seis réus iniciará às 8h30min do dia 24/1, na sala de sessão da 8ª Turma, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

O processo

Será o único julgado nesta sessão, a primeira da 8ª Turma em 2018. O recurso envolve o favorecimento da Construtora OAS em contratos com a Petrobras, com o pagamento de propina destinada ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, por meio do apartamento triplex do Guarujá e do depósito do acervo presidencial.

Corrupção ativa e passiva

As imputações são de corrupções ativa e passiva e de lavagem de dinheiro. Esta será a 24ª apelação julgada pelo TRF4 contra sentenças proferidas em ações oriundas da Operação Lava Jato.

Lula e a OAS

Além de Lula (condenado no primeiro grau a 9 anos e 6 meses), recorreram contra a sentença o ex-presidente da OAS, José Aldemario Pinheiro Filho (condenado em primeira instância a 10 anos e 8 meses), o ex-diretor da área internacional da OAS, Agenor Franklin Magalhães Medeiros (condenado a 6 anos), e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto (absolvido em primeira instância, mas requer troca dos fundamentos da sentença).

MP contra a absolvição

O Ministério Público Federal recorreu contra a absolvição em primeira instância de três executivos da OAS: Paulo Roberto Valente Gordilho, Roberto Moreira Ferreira e Fábio Hori Yonamine.

A sessão

Começa com a abertura do presidente da 8ª Turma, desembargador federal Leandro Paulsen. Após, o relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, faz a leitura do relatório do processo. Em seguida, ocorre a manifestação do MPF que, levando em conta que recorre quanto à situação de diversos réus, terá o tempo de 30 minutos.

Depois

Se pronunciam os advogados de defesa, com tempo máximo de 15 minutos cada réu. Ao todo será disponibilizada uma hora para o conjunto das sustentações orais da defesa, de modo que possam reforçar oralmente, nesta sessão, suas razões e seus pedidos.

A seguir

Gebran lê o seu voto e passa a palavra para o revisor, desembargador Leandro Paulsen, que profere o voto e é seguido pela leitura de voto do desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus. Paulsen, que é o presidente da turma, proclama o resultado.

Pode haver pedido de vista

Neste caso, o processo será decidido em sessão futura, trazido em mesa pelo magistrado que fez o pedido.

Caso confirmada a condenação

A determinação de execução provisória da pena pelo TRF4 só ocorrerá após o julgamento de todos os recursos do segundo grau. Os recursos possíveis são os embargos de declaração, utilizados pela parte com pedido de esclarecimento da decisão, e os embargos infringentes.

Embargos infringentes

Este último só pode ser pedido quando a decisão for por maioria e tenha prevalecido o voto mais gravoso ao réu. Por meio deste recurso o réu pode pedir a prevalência do voto mais favorável. Os embargos infringentes são julgados pela 4ª Seção do TRF4, formada pelas 7ª e 8ª Turmas, especializadas em Direito Penal, e presidida pela vice-presidente da corte.

Veja abaixo a opinião de peso dos internautas:

Mirko Kraguljac - Aposto que Laus vai pedir vista... Enquanto golpistas avaliam possibilidades... Iminente revolta do povo levante e possível guerra civil... E do outro lado da balança, continuação do golpe... Parlamentarismo... Adiar eleições por dois anos... Etc.

Carlos Souza - Essa trupe de juízes será que encontraram o endereço da esposa zoíuda do Cú-nha? Tanta referência, tanta exposição, tanta competência, tanta seriedade, mas nós povo, esperamos o desfecho dessa palhaçada abafa-a-jato!

jorge gomes - Vão pedir pra adiar o julgamento do Recurso, mantendo-se o mérito da condenação, é complicado (a defesa do Lula não vai poder fazer nada no processo, que vai ficar trancado), mas é o que resta a fazer pra diminuir as tensões - que se encontram absolutamente favorável ao Lula, e o jogo político não tem nada pra contrapor ao sucesso exponencial do nosso Lula. Alternativa 1: Vão começar já os julgamentos de Aécio, Temer e Cia. Os golpistas vão ter de perder alguma coisa pra se auto-preservarem. Qualquer coisa diferente disso é brincar com a sorte. E tomara que eles gostem de brincar.

Dinarte Bonetti - Meritíssimo Desembargador Dr. Leandro Paulsen: sua tão cultuada e reconhecida competência jurídica, tem um dever imenso de total cuidado com seu voto no presente recurso do ex-presidente Lula. A sentença do juiz Moro está baseada em suposições de delatores, sem provas. Isso depõe contra nossa Justiça. E a celeridade da Egrégia corte fica sintonizada claramente ao calendário político. Um julgamento dessa importância não pode se dar nesse ritmo quase alucinante.

Edmundo Evelim Coelho - Os desembargadores do TRF-4 até este momento mantiveram conduta irrepreensível no trato do recurso do Sr. Luís Inácio Lula da Silva, agora um brasileiro como qualquer um de nós que infringe a lei. Não haverá zebra, senão choro e ranger de dentes com diz a Bíblia.

Carlos Frederico Souza Bais - Enquanto isso, na republiqueta bananeira um condenado continua sua campanha...

ANTONIO CAPUANO - Cadeia e pronto. Começa-se a festa.

Domingos Romero Chiaramelli - Churrasco marcado: Lula na brasa. Lula frita na farinha. Cervejada e Foguetório.

Jutorides Alves Damascena - Caixão e vela preta. O Brasil vai ter carnaval antecipado...

Jose Roc Há - Vão seguir o rito. A defesa queria uma "boca livre", um tempo indeterminado para que Lula iniciasse o julgamento com um descabido discurso de defesa própria! Em que planeta essa gente pensa que vivemos? Zanin é nome de marciano de HQ.

Luiz Donizetti Cerávolo - A única possibilidade é a condenação por 3 x 0!

ivo martins chennecdge - Quero ver se os advogados do coisa ruim vão se meter a besta com os desembargadores assim como fizeram com Sérgio Moro; quem sabe agora eles manerem nas fanfarrices. Pode ser que os desembargadores não sejam tão bonzinhos quanto Moro, e dêem voz de prisão para os fanfarrões por desacato.

Antonio Luiz Rodrigues - Vai ser condenado por unanimidade. Vai ter festa em todo o país!

Fernando Hubner - Se tiver 2 a 1 já era pro Lula será condenado.

Fernando Hubner Errado não existe pedido de vista nada acorda jornalista burro.

Edivelton Tadeu Mendes - Será que os advogados de Lula poderão interromper o julgamento, com mentiras ou inverdades, em defesa do acusado?Tenho esperança que não!

Campos Rocha - Vamos preparar o churrasco, vai ter festa em todo o Brasil, o povo enfim vai se livrar desse câncer, que tanto roubou dos mais necessitados. E Lulla condenado dia 24, entrará para a estória como o dia da Purificação, da política brasileira.

RassamUSA - Haverá um acórdão, acomodando toda situação envolvendo o Lula. Deixá-lo impune seria demais. Prendê-lo seria criar um "mártir". Será sim condenado, perderá os direitos políticos, mas nunca irá para o xilindró.

Alberto Diniz - O julgamento do Lula é idêntico a todos os já julgados pelo pleno do TRF4 qual o motivo de tanto sensacionalismo? Será porque o Urias Rocha, filiado ao PC do B de Campo Grande/MS, postou vídeo nas redes sociais conclamando a sua turma a bater um "papo democrático" com os juízes do TRF 4, em Porto Alegre, em 24.01, ameaçando a tocar fogo em Porto Alegre, transformando-a em Porto Triste, através da resistência?

Jose Roc Há - Haja pneu queimado. Pneu queimado na pista é à base da democracia.

Ernani Maverick - Muito confusa a justiça.

Sergio Bruno - É proposital. Quanto mais confusa, maior as oportunidades para ações "pouco transparentes", se é que me entende.

Durango Kid - Com tantos recursos, meandros e artimanhas jurídicos cabíveis ao longo de um processo judicial, fácil entender porque aqui é a Terra da Impunidade. Com bons advogados e nossa legislação, o céu é o limite. Impossível levar alguém, efetivamente, para a cadeia, Impossível!

Sergio Bruno - Cadeia? Quem está falando em cadeia? É apenas condenação em 2ª instância. Até ficar trancado de verdade, pra valer, ainda levará uns bons anos... Já estará morto. (Fonte site Brasil 247).

Márcia Canevari - Acredito que Lula será condenado assim como foi Paulo Maluf, vai demorar anos e anos para começar a cumprir a pena, ou seja, terá muito tempo para gastar tudo o que amealhou com a política.

Bolssonaro

Muita conversa em torno do nome de Bolssonaro para concorrer a Presidência da República este ano. No entanto, penso que será mais um vôo de galinha, como já vimos com outros nomes que surgiram como Ciro Gomes e Celso Russomano. No inicio fala o que o povo quer ouvir, depois começa a aparecer a verdadeira postura do cidadão e vai tudo por água abaixo.

Cansaço

Na verdade o eleitor que de fato decide uma eleição está embernado, suportando Michel Temer, com o cuidado de não alimentar no próprio Temer e sua cúpula a ilusão de ser reeleito, mostrando claramente a rejeição por Rodrigo Maia (DEM), mas sem de fato manifestar sua opinião.

O medo do novo

Na verdade, o povo brasileiro sabe o quanto nos custou apostar na novidade de um partido que praticamente afundou o país, fazendo-nos engolir goela abaixo um projeto de poder incontrolável. E agora José? Onde andará um ser com competência suficiente para colocar o Brasil nos trilhos?

O medo do velho

O povo brasileiro também não engole mais a velha política, os nomes estilo “já te vi”. Então nos restam poucas opções para a difícil tarefa de escolher nosso próximo mandatário. Será eleito o mais equilibrado, escolhido pelos 50% que ainda não se manifestaram nas pesquisas.

E falando em eleições

O ex-prefeito Jamil Ono deverá ser o candidato a deputado estadual mais forte da região. Ono saiu do PT e agora carrega a bandeira do Patriotas e deverá ter o apoio de vários prefeitos que precisam de Andradina, para que seus municípios cresçam.

Jamil Ono

Até as eleições, Jamil Ono completará 22 anos fazendo parte da administração de Andradina, ou seja, com preparo suficiente para assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de SP.

Tamiko Inoue e aliados dão o tom

O desempenho da prefeita Tamiko Inoue dará o tom das eleições de Jamil Ono: A prefeita deverá tomar iniciativa em áreas prioritárias como saúde, educação e infra-estrutura, porque a avaliação da atual administração terá reflexo direto em Jamil Ono.

Pau de galinheiro

Outro fator que será primordial na campanha é a imagem dos aliados. A exemplo disso é um deputado que já obteve quase dois mil votos em Andradina e por causa de aliados mais sujos do que pau de galinheiro, hoje em dia não pode sequer passar no trevo da cidade.

Não conheço

Então, é melhor deixar os “sujos” de lado como diz a Bíblia Sagrada: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas.” (Salmo 1).

Redação endereço novo

Desde setembro do ano passado o Jornal FOLHA REGIONAL está em novo endereço, Rua São Paulo, 1345, centro, Andradina – SP, CEP- 16.901-024.

Bom dia, leitor!