Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

13° Salário – O Brasileiro quase sempre utiliza da forma errada

“O ideal em momentos como esses, é o planejamento correto para começar o ano sem a conta no vermelho”, ressalta André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor

Com as comemorações de fim de ano se aproximando, algumas lojas começam a criar promoções cada vez mais interessantes aos consumidores, atraindo olhares de quem está à espera da primeira parcela do 13° salário, prevista para ser paga até hoje, dia 30 de novembro. Cerca de 48,1 milhõesde brasileiros receberão este ano. O pagamento é direito de todo o trabalhador com a carteira assinada e que tenha prestado pelo menos 15 dias de serviço. Porém, junto com as celebrações de natal e réveillon e o incentivo ao consumo, o brasileiro deve se preocupar onde o dinheiro pode ser gasto, pois, o começo do ano traz outras despesas, como por exemplo; viagens, dívidas acumuladas, matrículas escolares, IPVA, entre outras.

Para o Educador Financeiro do Blog de Valor, André Bona, o ideal em momentos como esses, é o planejamento correto para começar o ano sem a conta no vermelho e a prioridade será quitar as dívidas acumuladas. “Ao receber o décimo terceiro, primeiro, o livre-se das dívidas. No mês seguinte, após tê-las pago, haverá o benefício de ter o salário um pouco mais livre. Mas, caso não haja nenhum endividamento, se houver um objetivo de consumo, pode usar o dinheiro extra para comprá-lo à vista, assim, não irá gerar nenhuma dívida para frente”, afirma André Bona.

“Se não há endividamento ou um objetivo de consumo e o dinheiro possa ser guardado, a primeira coisa a se fazer é montar uma reserva de emergência. Feita através de investimentos conservadores que podem ser resgatados a qualquer momento, sem nenhum tipo de risco. Assim, caso precise futuramente, haverá esse ‘colchão’ de emergência. A formação desta reserva deve ser entre 6 e 12 meses custo de vida da pessoa, então, caso ainda não possua, já é possível formar a reserva”, explica o Educador Financeiro do Blog de Valor.

Os investimentos adequados para a reserva de emergência são os Fundos DI, Fundos de Renda Fixa, Tesouro Selic e CDB. Então, é importante que já tenha a reserva de emergência montada, pois, caso ocorra algum contratempo, será de sua reserva que será tirado o dinheiro. Agora se chegou ao fim deste ano sem dívidas, sem nenhum objetivo de consumo e já possui uma reserva de emergência, o Educador Financeiro do Blog de Valor, André Bona, avalia: “Se não há dívida, objetivo de consumo ou já tenha um ‘colchão’ de emergência, então poderá investir esse dinheiro com o objetivo de prazos mais longos, visando a acumulação de patrimônio para aposentadoria, por exemplo.

Paramédio prazo pode ter CBD, LCI e LCA, sem possibilidade de resgate e conseguirá taxas melhores entre 2 e 5 anos. Para longo prazo é possível optar por investimentos no Tesouro IPCA, Renda Fixa e caso haja perfil adequado para isso, utilize investimentos onde tenham algumas oscilações, como ações, fundos imobiliários e fundos multimercados de maior volatilidade, claro, visando o longo prazo”, finaliza. E assim, continuar procurando outras modalidades de investimento, de médio à longo prazo, que dê bons retornos, mas, que o investidor não precise do dinheiro imediatamente.

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país.

Atualmente, como um dos Educadores Financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do YouTube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 100 mil inscritos, sua página no Facebook possui mais de 90 mil seguidores. Além disso, outros 70 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.