Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Mudanças na mentalidade do povo

Talvez enquanto você leitor, esteja lendo esta coluna, os bandidos soltos pela Alerj e presos novamente pela Policia Federal, já estejam soltos através de uma Liminar expedida por Gilmar Mendes em Brasília.

No entanto

A situação para políticos corruptos não está assim tão fácil, devido à rapidez das redes sociais. Alguns, como Lula, por exemplo, não estão nem podendo sair às ruas, pois são vaiados e achincalhados em restaurantes e aeroportos.

As coisas estão se afunilando

Quando achamos que está tudo perdido e o Brasil em estado terminal, eis que surge uma luz no fim do túnel chamado Dr Sergio Moro e as redes sociais. Isso está mudando a maneira de o povo brasileiro pensar e agir.

Ou seja

Quem elegeu Lula em 2002, após três derrotas nas urnas em 1990, 1994 e 1998, já está com outra mentalidade, sem contar as crianças e jovens daquela época que hoje também são eleitores e estão praticamente o tempo todo vendo as vísceras escancaradas dos políticos.

Preâmbulo

Fiz essa abertura hoje, para preparar o leitor para a reportagem da prisão de parte da quadrilha de políticos do Rio de Janeiro e abaixo, os comentários dos internautas no site da Uol, onde literalmente “descascam o abacaxi” tanto na Alerj, como no STF e nos quadrilheiros.

Então

A mentalidade dos eleitores está mudando com a mesma rapidez da internet, de acordo com as informações que lhes chegam aos olhos e ouvidos. Político que se deu bem na década passada enganando o povo, vai ser muito difícil se reeleger ou voltar ao palco, porque ao que tudo indica, o gigante está acordando. E quem vai conseguir segurá-lo?

TRF determina prisão imediata de Picciani e mais 2 deputados soltos pela Alerj

RJ — Os deputados Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Paulo Melo e Edson Albertassi foram encaminhados à Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. Eles se apresentaram na sede da Polícia Federal no Rio e, em seguida, pós o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) determinar, por unanimidade, mais uma vez a prisão e o afastamento do mandato deles.

Lava jato

A unidade em Benfica, que funciona como triagem dos presos do sistema penitenciário do estado, também é utilizada para os presos relacionados às investigação da Lava-Jato no Rio. O presídio abriga o ex-governador Sérgio Cabral.

Na semana passada

O tribunal já havia decretado, também por unanimidade, a prisão dos peemedebistas. No entanto, a decisão foi derrubada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). E os três deixaram o presídio sem que o tribunal fosse notificado.

Em nota

O advogado Nélio Machado, que defende Picciani, considerou a decisão do TRF-2 "ilegal, inconstitucional e infeliz". E informou que vai recorrer à instância superior, em Brasília. Ao chegar à PF, Machado disse que Picciani está abalado e que foi surpreendido pela decisão da Justiça. — Ele está abalado. Primeiro, foi submetido há pouco tempo a um procedimento cirúrgico violento, tem filho pequeno e estava pronto para se defender e foi surpreendido com essa decisão. Também em nota, Albertassi informou que “confia na Justiça e estará sempre à disposição para esclarecer os fatos".

Mais cedo

Paulo Melo também entrou com pedido de afastamento temporário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), a exemplo do que já tinham feito os deputados Jorge Picciani, presidente da Casa, e Edson Albertassi, líder do governo. Assim como os colegas peemedebistas, Melo também vai se licenciar até o fim do recesso parlamentar, em janeiro.

No julgamento

O relator da ação sobre a Operação Cadeia Velha no TRF-2, desembargador Abel Gomes, votou para que "se restitua a ordem de prisão" dos parlamentares e foi seguido pelos outros quatro desembargadores.

O relator afirmou que a Alerj

Cometeu duas ilegalidades na sessão da última sexta-feira: emitiu um alvará de soltura para os deputados sem que isso passasse pelo tribunal e "ingressou em matéria que não é de sua competência" ao deliberar também sobre o afastamento dos deputados, quando deveria se pronunciar apenas sobre a prisão, segundo o desembargador.

De acordo com o relator do caso

A Alerj ignorou completamente o TRF-2 e sua jurisdição. Abel disse que na sexta-feira a Assembleia sequer enviou ao tribunal o resultado da sessão que revogou a prisão dos deputados.

No fim de seu voto

O relator também defendeu que o TRF-2 envie ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de intervenção federal se a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) criar novos "obstáculos" ao cumprimento de decisões da Justiça Federal no Rio.

Opinião internautas da Uol: Cassio

Tenho certeza que o nosso valoroso Supremo irá honrar o seu compromisso, libertando os nossos valorosos deputados que tanto nos honram com sua dignidade, honestidade e tantas outras qualidades que tem feito do nosso Estado um exemplo a ser seguido, com uma economia pujante, exemplo de segurança e igualdade social. VIVA, VIVA, VIVA...

Clint do Oeste

De qualquer maneira esses picaretas vão ficar em liberdade, já esqueceram do STF?. E a justiça prendendo por um lado, e o STF soltando por outro,..."STF não é justiça".

anarcofibia

Não tem problema, o Gilmar Mendes vai mandar soltar outra vez.

verdinho57

O gigi do STF vai mandar soltar ainda esta semana ele adora os mano rsrsrsrs.

BrasilLixo

Esses bandidos ainda não entenderam que o lugar adequado para eles é a prisão, o povo está perdendo a paciência e quando isso ocorrer os que estão soltos vão querer estar presos e espero que seja tarde demais.

carlosphg

Carmem Lúcia e ministros comprados do STF-F (frouxo) vão dormir umas noites com os ministros do TRF2 para aprender alguma coisa. Vão mesmo para não continuarem frouxos!!!

carlosphg

Aprendeu Carmem Lúcia frouxa e ministros comprados? Gilmar, Gilmar, chegaaaaa!

reinalf

O beiçóla protetor do Aécin corrupto manda soltar.

fluzao 1000

Até que enfim uma notícia boa. Bota esses ladrões na jaula!

Berlota

Tudo isso começou em 15 de novembro de 1889, quando a "quadrilha" derrubou o governo de Dom Pedro II..... Depois de 2 anos de Ditadura Militar, elegeram o Prudente de Morais e passaram a administrar o País como se fosse uma fazendona particular.... E segue assim, até hoje....

Roger MM

Mais um capítulo da patetada político-jurdico-ali-baba que tomou conta do Brasil..,

ferrys

País patético.... depois do golpe nem disfarçam mais.

FormosoG

Acertadamente, os desembargadores tiveram a coragem que a ministra Carmen Lúcia não teve.

Sainth YHHT

O povo do Rio de Janeiro tem o dedo podre para escolher seus governantes.

MUTIRÃO

Tem que investigar e prender os que mandaram soltar. Devem ter rabo preso.

Claudinei Bimbinha

Sinceramente. Essa do Poder Legislativo ter mais poder do que a justiça é demais. Ja ja os deputados vão mandar prender todos os juízes., aí vai ser legal demais. A justiça tá completamente desmoralizada, principalmente alguns do STF.

Edu Brasil

Muito bem TRF2, o povo carioca (e nenhum brasileiro) não merece ser assaltado por estes políticos criminosos. Chega de impunidade. Confiscar todos os bens desses bandidos, além da prisão, tem que ser o próximo passo do TRF2.

manoelbol

Quem presidiu a sessão, foi o deputado Wagner Montes. Foi ele quem deu ordens para que a população não entrasse no plenário e que o oficial de justiça também não entrasse. Ele votou a favor da prisão, sabendo o resultado, para não se queimar junto ao público. Essa gente não presta.

smello.consult

Calma pessoal. Sem muita euforia. O Gilmar já está a postos.

Praiano do Cerrado

Põe na conta da Carmem Lucia mais esta patetada. Vai ficar mais feio ainda porque os caras vão de novo soltar os bandidos seus pares e ai entra o STF na fita e também vai passar por contraditório.

Se você fosse sincera

O povo exige: intervenção já no rio de janeiro.

Visitante

Falta o 9 dedos. maurorodriguesleite

No meu ponto de vista esta prisão deveria ser estendida a todos aqueles que votaram pela absolvição do trio, ai acredito que a justiça seria mais bem executada.

Irma Ugarelli

Lugar de bandido é na prisão!

pedroprlessa

Não é possível que o Sr. Gilmar Mendes vá dar habeas corpus para esses picaretas, esses caras tem que apodrecer na prisão. (Fonte site Uol).

Voltando a fita

O povo brasileiro não está mais tão bonzinho e inerte como era antigamente. Quando os “paneleiros” voltarem a tomar as ruas das cidades, quem irá segurar?

Câmara Municipal 2018

Dia 27, próxima segunda-feira, será escolhida a nova Mesa Diretiva para 2018. Apesar de já estar mais ou menos acertado que Raimundo Justino será o próximo presidente, vereadores da própria base não querem nem ouvir o nome do vereador “cagão”, aquele que só fez cagadas este ano.

Até por que

O tal vereador já estaria de saída assim que depositar seu voto, ou seja, ninguém mais terá motivos para segurar as farpas do rapaz nem no Executivo e pior ainda no Legislativo. Como o ex-prefeito Jamil Ono vai sair como candidato a deputado, ao lado de uma pessoa desequilibrada acusada de assédio sexual e ameaça de morte?

Lambanças

O tal vereador Mário Gay saiu do PPS antes mesmo de assumir o cargo, votou contra sua base eleitoral, ou seja, cuspiu no prato que comeu, agrediu uma cerimonialista dentro da Câmara Municipal, é acusado de assédio sexual, moral e constrangimento a um ex-assessor, maltrata pessoas comuns no recinto como se estivesse no quintal da sua casa, ameaçou de morte a mãe do ex-assessor após invadir uma reunião da qual não estava participando, sendo contido pelos demais vereadores.

Nada foi feito

Dentro da Câmara Municipal até ontem, nenhum vereador tomou qualquer providencia, evidenciando um corporativismo sem precedentes, pois na reunião que Mário Gay tentou bater e ameaçou de morte a professora Luciana Pimenta, estava na sala de reuniões todos os vereadores da Casa de Leis. Não presenciei a cena, mas o tumulto foi grande ate mesmo do lado de fora.

Silas x Raimundo

Silas Carlos Oliveira, o atual presidente da Câmara Municipal tem a chance de se reeleger, caso consiga arrastar votos da oposição. Numa conta rápida, o PDT tem dois votos, ou seja, fica em cima da linha divisória dos 8 x 7 que funcionou durante todo o ano.

Vai ser dada a largada

Se acaso Silas tiver a preferência dos sete da oposição, somando mais dois votos do PDT, consegue se reeleger, trazendo a oposição para um novo cenário em 2018, mesmo com a volta de Márcio Arai para a Casa de Leis. Isso porque a troca de “Marcios”, é ruim para a administração municipal, porque arai não tem discurso, o que Makoto tem de sobra até mesmo quando está errado.

Oposição x Joaquinzão

O posicionamento de Joaquinzão durante todo este mandato causou revolta na base de oposição, porque o vereador mesmo sendo presidente do PSDB, se colocou no colo da situação, sendo o principal motivo que o fez perder o cargo na convenção do partido no inicio do mês.

Birra

E essa birra da oposição pelo comportamento de Joaquinzão, poderá refletir no pretenso candidato Raimundo Justino, por ser irmão do ex-presidente do PSDB. No entanto, em conversa com os vereadores de ambos os lados, se sente que existe uma grande diferença entre os irmãos Joaquinzão e Raimundo Justino, além de um respeito de todos pelo pretenso candidato a presidência da Câmara Municipal.

Dia 27

Até o momento as previsões para a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal estão embaçadas, mesmo com o nome de Raimundo Justino na ponta, muita coisa pode acontecer. O que se sabe até o momento é que 99% dos vereadores não querem Mário Gay disputando qualquer cargo, pois até mesmo servidores de carreira do Legislativo teriam se manifestado sobre o desequilíbrio do vereador, que causa desconforto dentro da Casa de Leis.

Que vença o melhor

A maioria dos vereadores tem preparo suficiente para presidir a Câmara Municipal, inclusive Makoto e Joaquinzão já ocuparam o cargo em outras ocasiões, deixando no currículo uma gestão satisfatória.

Voto de cabresto

O que discordo veementemente dentro do Legislativo, é que os vereadores que apóiam o Executivo, esquecem dos eleitores que o elegeram, e só vota visando os próprios interesses, deixando de lado o mais importante, o eleitor que deveria representar.

Wellington Regis Liberal

Na próxima edição vamos mostrar uma entrevista exclusiva com o suplente de Mario Gay, Wellington Regis Liberal, que deverá ocupar a cadeira do PPS em 2018. Conheça sua história e projetos caso venha a ocupar o cargo de vereador.