Terça-feira, 16 abril 2024
 
Facebook

Espetáculo teatral “Virado à Paulista” será apresentado no Dia da Consciência Negra

Ilha Solteira - O espetáculo teatral “Virado à Paulista”, da Cia Cênica de São José do Rio Preto – SP, será uma das atrações do Dia da Consciência Negra em Ilha Solteira. A apresentação integra a programação da ação “(Re) Existência Negra”, realizada pelo Nabisa (Núcleo Afro-Brasileiro de Ilha Solteira), pela Fundação Cultural de Ilha Solteira e pela Prefeitura Municipal, e acontece na segunda-feira, 20 de novembro, a partir das 19 horas, na Praça da Integração. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Em Pirapora do Bom Jesus, batucadas dos mais diversos estilos e origens deixaram os barracões e ganharam as ruas! Em homenagem àqueles que com, muito ritmo, resistência e poesia, compuseram a história do samba paulista, músicos e atores da Cia. Cênica conduzem, neste espetáculo-cortejo que conta com a participação do público presente, uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito de cor.

“Virado à Paulista” tem roteiro de Fagner Rodrigues e Simone Moerdaui, direção de Fagner Rodrigues e orientação musical de José Maria Guirado e Márcia Morelli. No elenco, Beta Cunha, Cássia Heleno, Clara Tremura, Diego Guirado, Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues, Glauco Garcia, Jaqueline Cardoso, Márcia Morelli e Simone Moerdaui.

“(Re)Existência Negra”

A programação da (Re)Existência Negra incluirá várias atrações ao longo do dia 20 de novembro. Além do espetáculo “Virado à Paulista”, a programação traz, ainda, um Festival de Curtas-Metragens, a partir das 17 horas, no Cine Paiaguás, e o “Sarau (Re)Existência Negra”, a partir das 20 horas na Praça da Integração, que incluirá oficinas de jongo e abayomi, roda de capoeira, apresentação de bate-lata, recital de poesias e textos e apresentações musicais.