Terça-feira, 23 abril 2024
 
Facebook

Pesquisa - mais de 63% dos investidores realizaram resgate da poupança nos últimos 12 meses

“Tesouro Direto lidera o fluxo, sendo escolhido por 70% dos investidores” afirma André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor

A caderneta de poupança, um dos investimentos mais tradicionais no Brasil tem perdido, cada vez mais, o seu espaço entre os brasileiros. Isso se dá devido à sua baixa rentabilidade e a popularização de novos meios de investir, como os escritórios de investimentos independentes, por exemplo. A modalidade que até 2012, apresentava um rendimento de 0,5% ao mês + TR (taxa referencial), passou a ter sua rentabilidade diretamente influenciada pela Taxa Selic. Sendo assim, quando essa taxa se mantém em até 8,5% ao ano, a caderneta de poupança rende 70% do valor da Selic.

Caso a taxa Selicultrapasse 8,5% ao ano, a caderneta rende 0,5% mês + TR. É importante destacar que quem já possuía algum valor aplicado na poupança antes da data da mudança (04/05/2012), continuará recebendo os 0,5%+TR, indiferentemente da Selic. Para André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor, a baixa rentabilidade da poupança não é o único motivo para se repensar na modalidade de investimento. Ele aponta a perda de rentabilidade devido à inflação.

A rentabilidade real corresponde ao valor do rendimento mensal do investimento descontado a taxa de inflação. Em tempos de inflação alta, esse percentual supera os rendimentos da poupança e revela que os preços aumentam mais do que o patrimônio acumulado. Bona, enfatiza: “Em períodos de inflação mais elevada, por exemplo, o consumidor que deixa seu dinheiro aplicado na poupança, está na verdade perdendo capital”.

Uma pesquisa realizada pelo Blog de Valor, com 1022 participantes, apontou o descontentamento de pequenos investidores. Cerca de 63% dos entrevistados afirmam que fizeram resgate da poupança nos últimos 12 meses. Enquanto 29% justificam a retirada para o pagamento de contas, 71% afirmam ter optado por investimentos considerados mais promissores. Entre esses investimentos, 70% optaram pelo Tesouro Direto; 60% por Ativos de renda fixa ou fundos de renda fixa; 40% por Ações ou fundo de ações; 25% porfundos multimercados. Somente 9% optaram por investir em imóveis. Vale ressaltar que, casa investidor pode ter escolhido mais do que uma opção como investimento. Por isso a soma supera 100%.

Devido à baixa rentabilidade da poupança, o Tesouro Direto tem se popularizado entre os brasileiros pois, para o pequeno investidor, ele é considerado uma opção segura e de baixo custo, já que os títulos públicos são considerados os ativos com menor risco no mercado econômico.

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país.

Atualmente, como um dos educadores financeiros mais conhecidos do país, chegando aos 100 mil inscritos no seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do Youtube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui quase 100 mil inscritos e sua página no Facebook possui mais de 85 mil seguidores. Além disso, outros 130 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.