Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Clube de Leitura discute “Vidas Secas” neste sábado

Ilha Solteira - Neste sábado, 1º, a partir das 17 horas, no Armazem Café do Ilha Shopping, acontece mais um encontro do Clube de Leitura “Ler É Viver”. Na ocasião, os participantes vão conversar sobre o livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. Edilva Bandeira, Mestra em Estudos Literários, mediará a conversa, e qualquer pessoa interessada pode participar, mesmo que não tenha lido o livro.

Em “Vidas Secas”, o autor se mostra mais humano, sentimental e compreensivo, acompanhando o pobre vaqueiro Fabiano e sua família com simpatia e uma compaixão indisfarçáveis. Além de ser o mais humano e comovente dos livros de ficção de Graciliano Ramos, “Vida Secas” é o que contém maior sentimento da terra nordestina, daquela parte que é áspera, dura e cruel, sem deixar de ser amada pelos que a ela estão ligados teluricamente.

O que impulsiona os seres desta novela, o que lhes marca a fisionomia e os caracteres, é o fenômeno da seca. “Vida Secas” representa ainda uma evolução na obra de Graciliano Ramos quanto ao estilo e à qualidade estritamente literária.

Para participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”, basta apenas comparecer às reuniões, nos dias e locais combinados previamente. Não é necessário ter lido o livro para participar. Os encontros são mensais, e são os próprios membros do Clube que escolhem as leituras. No próximo encontro, em data ainda a ser definida, os participantes farão um sarau em homenagem aos 5 anos de atividades do Clube de Leitura. Na ocasião, cada membro lerá um trecho do livro preferido lido nestes anos do Clube. Além disso, o Clube já definiu “Budapeste”, de Chico Buarque, como o próximo livro a ser lido e discutido.